O papel do conselho de classe para organização do trabalho pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Rhaíssa Sheri Freire de Souza
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, Edileuza Fernandes da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/42933
https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.34603
https://orcid.org/0000-0001-9403-126X
https://orcid.org/0000-0002-9837-2958
Resumo: Partindo do pressuposto de que as discussões e processos vividos no conselho de classe interferem nas práticas pedagógicas do professor em sala de aula, este estudo tem como objetivo geral analisar as contribuições das reuniões do conselho de classe para a organização do trabalho pedagógico. A pesquisa de abordagem qualitativa foi desenvolvida por meio de Estudo de Caso. Para levantamento de dados foram utilizados análise documental, observação do conselho de classe e entrevista semiestruturada. Os achados apontam que a lógica de avaliação classificatória e excludente que orienta o conselho de classe influencia o trabalho pedagógico do professor em sala de aula.
id UNB_00115ffc7ce92644668d8108992023f8
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/42933
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling O papel do conselho de classe para organização do trabalho pedagógicoEl papel del consejo de clase para la organización del trabajo pedagógicoThe role of the class council for the organization of pedagogical workConselho de classeOrganização do trabalho pedagógicoAvaliação formativaPartindo do pressuposto de que as discussões e processos vividos no conselho de classe interferem nas práticas pedagógicas do professor em sala de aula, este estudo tem como objetivo geral analisar as contribuições das reuniões do conselho de classe para a organização do trabalho pedagógico. A pesquisa de abordagem qualitativa foi desenvolvida por meio de Estudo de Caso. Para levantamento de dados foram utilizados análise documental, observação do conselho de classe e entrevista semiestruturada. Os achados apontam que a lógica de avaliação classificatória e excludente que orienta o conselho de classe influencia o trabalho pedagógico do professor em sala de aula.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB)2022-02-16T20:35:37Z2022-02-16T20:35:37Z2021-04-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfROCHA, Rhaíssa Sheri Freire de Souza; SILVA, Edileuza Fernandes da. O papel do conselho de classe para organização do trabalho pedagógico. Linhas Crí­ticas, Brasília, v. 27, e34603, 2021. DOI: 10.26512/lc.v27.2021.34603. Disponível em: https://www.periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/34603. Acesso em: 16 fev. 2022.https://repositorio.unb.br/handle/10482/42933https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.34603https://orcid.org/0000-0001-9403-126Xhttps://orcid.org/0000-0002-9837-2958(CC BY) Licença Creative Commons. Este trabalho está licenciado sob uma licença Internacional Creative Commons Attribution 4.0.info:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Rhaíssa Sheri Freire de SouzaSilva, Edileuza Fernandes daporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-08-21T02:15:05Zoai:repositorio.unb.br:10482/42933Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-08-21T02:15:05Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel do conselho de classe para organização do trabalho pedagógico
El papel del consejo de clase para la organización del trabajo pedagógico
The role of the class council for the organization of pedagogical work
title O papel do conselho de classe para organização do trabalho pedagógico
spellingShingle O papel do conselho de classe para organização do trabalho pedagógico
Rocha, Rhaíssa Sheri Freire de Souza
Conselho de classe
Organização do trabalho pedagógico
Avaliação formativa
title_short O papel do conselho de classe para organização do trabalho pedagógico
title_full O papel do conselho de classe para organização do trabalho pedagógico
title_fullStr O papel do conselho de classe para organização do trabalho pedagógico
title_full_unstemmed O papel do conselho de classe para organização do trabalho pedagógico
title_sort O papel do conselho de classe para organização do trabalho pedagógico
author Rocha, Rhaíssa Sheri Freire de Souza
author_facet Rocha, Rhaíssa Sheri Freire de Souza
Silva, Edileuza Fernandes da
author_role author
author2 Silva, Edileuza Fernandes da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Rhaíssa Sheri Freire de Souza
Silva, Edileuza Fernandes da
dc.subject.por.fl_str_mv Conselho de classe
Organização do trabalho pedagógico
Avaliação formativa
topic Conselho de classe
Organização do trabalho pedagógico
Avaliação formativa
description Partindo do pressuposto de que as discussões e processos vividos no conselho de classe interferem nas práticas pedagógicas do professor em sala de aula, este estudo tem como objetivo geral analisar as contribuições das reuniões do conselho de classe para a organização do trabalho pedagógico. A pesquisa de abordagem qualitativa foi desenvolvida por meio de Estudo de Caso. Para levantamento de dados foram utilizados análise documental, observação do conselho de classe e entrevista semiestruturada. Os achados apontam que a lógica de avaliação classificatória e excludente que orienta o conselho de classe influencia o trabalho pedagógico do professor em sala de aula.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-12
2022-02-16T20:35:37Z
2022-02-16T20:35:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROCHA, Rhaíssa Sheri Freire de Souza; SILVA, Edileuza Fernandes da. O papel do conselho de classe para organização do trabalho pedagógico. Linhas Crí­ticas, Brasília, v. 27, e34603, 2021. DOI: 10.26512/lc.v27.2021.34603. Disponível em: https://www.periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/34603. Acesso em: 16 fev. 2022.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/42933
https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.34603
https://orcid.org/0000-0001-9403-126X
https://orcid.org/0000-0002-9837-2958
identifier_str_mv ROCHA, Rhaíssa Sheri Freire de Souza; SILVA, Edileuza Fernandes da. O papel do conselho de classe para organização do trabalho pedagógico. Linhas Crí­ticas, Brasília, v. 27, e34603, 2021. DOI: 10.26512/lc.v27.2021.34603. Disponível em: https://www.periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/34603. Acesso em: 16 fev. 2022.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/42933
https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.34603
https://orcid.org/0000-0001-9403-126X
https://orcid.org/0000-0002-9837-2958
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508316294905856