O papel do conselho de classe para organização do trabalho pedagógico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42933 https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.34603 https://orcid.org/0000-0001-9403-126X https://orcid.org/0000-0002-9837-2958 |
Resumo: | Partindo do pressuposto de que as discussões e processos vividos no conselho de classe interferem nas práticas pedagógicas do professor em sala de aula, este estudo tem como objetivo geral analisar as contribuições das reuniões do conselho de classe para a organização do trabalho pedagógico. A pesquisa de abordagem qualitativa foi desenvolvida por meio de Estudo de Caso. Para levantamento de dados foram utilizados análise documental, observação do conselho de classe e entrevista semiestruturada. Os achados apontam que a lógica de avaliação classificatória e excludente que orienta o conselho de classe influencia o trabalho pedagógico do professor em sala de aula. |
id |
UNB_00115ffc7ce92644668d8108992023f8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/42933 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
O papel do conselho de classe para organização do trabalho pedagógicoEl papel del consejo de clase para la organización del trabajo pedagógicoThe role of the class council for the organization of pedagogical workConselho de classeOrganização do trabalho pedagógicoAvaliação formativaPartindo do pressuposto de que as discussões e processos vividos no conselho de classe interferem nas práticas pedagógicas do professor em sala de aula, este estudo tem como objetivo geral analisar as contribuições das reuniões do conselho de classe para a organização do trabalho pedagógico. A pesquisa de abordagem qualitativa foi desenvolvida por meio de Estudo de Caso. Para levantamento de dados foram utilizados análise documental, observação do conselho de classe e entrevista semiestruturada. Os achados apontam que a lógica de avaliação classificatória e excludente que orienta o conselho de classe influencia o trabalho pedagógico do professor em sala de aula.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB)2022-02-16T20:35:37Z2022-02-16T20:35:37Z2021-04-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfROCHA, Rhaíssa Sheri Freire de Souza; SILVA, Edileuza Fernandes da. O papel do conselho de classe para organização do trabalho pedagógico. Linhas Críticas, Brasília, v. 27, e34603, 2021. DOI: 10.26512/lc.v27.2021.34603. Disponível em: https://www.periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/34603. Acesso em: 16 fev. 2022.https://repositorio.unb.br/handle/10482/42933https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.34603https://orcid.org/0000-0001-9403-126Xhttps://orcid.org/0000-0002-9837-2958(CC BY) Licença Creative Commons. Este trabalho está licenciado sob uma licença Internacional Creative Commons Attribution 4.0.info:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Rhaíssa Sheri Freire de SouzaSilva, Edileuza Fernandes daporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-08-21T02:15:05Zoai:repositorio.unb.br:10482/42933Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-08-21T02:15:05Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel do conselho de classe para organização do trabalho pedagógico El papel del consejo de clase para la organización del trabajo pedagógico The role of the class council for the organization of pedagogical work |
title |
O papel do conselho de classe para organização do trabalho pedagógico |
spellingShingle |
O papel do conselho de classe para organização do trabalho pedagógico Rocha, Rhaíssa Sheri Freire de Souza Conselho de classe Organização do trabalho pedagógico Avaliação formativa |
title_short |
O papel do conselho de classe para organização do trabalho pedagógico |
title_full |
O papel do conselho de classe para organização do trabalho pedagógico |
title_fullStr |
O papel do conselho de classe para organização do trabalho pedagógico |
title_full_unstemmed |
O papel do conselho de classe para organização do trabalho pedagógico |
title_sort |
O papel do conselho de classe para organização do trabalho pedagógico |
author |
Rocha, Rhaíssa Sheri Freire de Souza |
author_facet |
Rocha, Rhaíssa Sheri Freire de Souza Silva, Edileuza Fernandes da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Edileuza Fernandes da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Rhaíssa Sheri Freire de Souza Silva, Edileuza Fernandes da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conselho de classe Organização do trabalho pedagógico Avaliação formativa |
topic |
Conselho de classe Organização do trabalho pedagógico Avaliação formativa |
description |
Partindo do pressuposto de que as discussões e processos vividos no conselho de classe interferem nas práticas pedagógicas do professor em sala de aula, este estudo tem como objetivo geral analisar as contribuições das reuniões do conselho de classe para a organização do trabalho pedagógico. A pesquisa de abordagem qualitativa foi desenvolvida por meio de Estudo de Caso. Para levantamento de dados foram utilizados análise documental, observação do conselho de classe e entrevista semiestruturada. Os achados apontam que a lógica de avaliação classificatória e excludente que orienta o conselho de classe influencia o trabalho pedagógico do professor em sala de aula. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-12 2022-02-16T20:35:37Z 2022-02-16T20:35:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ROCHA, Rhaíssa Sheri Freire de Souza; SILVA, Edileuza Fernandes da. O papel do conselho de classe para organização do trabalho pedagógico. Linhas Críticas, Brasília, v. 27, e34603, 2021. DOI: 10.26512/lc.v27.2021.34603. Disponível em: https://www.periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/34603. Acesso em: 16 fev. 2022. https://repositorio.unb.br/handle/10482/42933 https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.34603 https://orcid.org/0000-0001-9403-126X https://orcid.org/0000-0002-9837-2958 |
identifier_str_mv |
ROCHA, Rhaíssa Sheri Freire de Souza; SILVA, Edileuza Fernandes da. O papel do conselho de classe para organização do trabalho pedagógico. Linhas Críticas, Brasília, v. 27, e34603, 2021. DOI: 10.26512/lc.v27.2021.34603. Disponível em: https://www.periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/34603. Acesso em: 16 fev. 2022. |
url |
https://repositorio.unb.br/handle/10482/42933 https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.34603 https://orcid.org/0000-0001-9403-126X https://orcid.org/0000-0002-9837-2958 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508316294905856 |