Análise de logs de interação em ambiente educacional corporativo via mineração de dados educacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Vinícius Coutinho Guimarães
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/24542
http://dx.doi.org/10.26512/2016.06.D.24542
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2017.
id UNB_017bb102e97f808ca11bd8ff913a40b6
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/24542
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Análise de logs de interação em ambiente educacional corporativo via mineração de dados educacionaisMineração de dados (Computação)Instituições de ensino superiorEnsino a distância - ambiente de trabalhoTecnologia educacionalAmbientes virtuais de aprendizagemDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2017.A Mineração de Dados Educacionais (do inglês, Educational Data Mining - EDM) tem sido uma ferramenta crucial para a melhora da Educação a Distância (EAD), permitindo, por exemplo, a identificação de características de participantes, a análise preditiva de desempenho bem como o reconhecimento dos tipos e padrões de aprendizado. A literatura científica apresenta uma vasta quantidade de trabalhos relacionados a ambientes educacionais de Instituições de Ensino Superior. Entretanto, tais ambientes possuem um modelo pedagógico com características específicas comuns a cursos de graduação e pós-graduação. Neste trabalho de mestrado, é proposto um modelo de aplicação de técnicas de EDM para um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) corporativo, de âmbito governamental. Foram gerados dados referentes aos logs de interação de cerca de 70 mil alunos em 45 turmas de 7 cursos na modalidade a distância da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), entre 2015 e 2016. Por meio de técnicas de classificação usando árvores de decisão, verifica-se o relacionamento entre as interações realizadas pelos alunos ao longo do curso e as notas finais obtidas. Foi utilizada uma metodologia de agrupamento dos dados de interação divididos em semanas, com o intuito de viabilizar possíveis intervenções antes do término dos cursos. Foi possível concluir que o modelo proposto alcançou bons resultados quando comparados à literatura específica e que foi capaz de gerar indicadores relacionados aos perfis de interação dos alunos, que são passíveis de utilização para o combate às taxas de evasão e reprovação, nos cursos a distância ofertados por uma instituição corporativa governamental de ensino.Educational Data Mining has been a crucial tool for the improvement of Distance Education, allowing, for example, the identification of characteristics of participants, predictive performance analysis as well as the recognition of learning types and patterns. The scientific literature shows a vast amount of work related to educational environments of Higher Education Institutions. However, such environments have a pedagogical model with specific characteristics common to undergraduate and postgraduate courses. In this master's work, a model of application of EDM techniques for a corporate Virtual Learning Environment (VLE) is proposed, , of governmental scope. Data were generated for interaction logs of about 70 thousand students in 45 classes of 7 courses in the distance modality of the National School of Public Administration (Enap) between 2015 and 2016. Through classification techniques using decision trees, relationship between the interactions carried out by the students along the course and the final grades obtained is verified. A methodology was used to group the interaction data divided into weeks, in order to enable possible interventions before the end of the courses. It was possible to conclude that the proposed model achieved good results when compared to the specific literature and it was able to generate indicators related to the students interaction profiles, which can be used to combat dropout and failure rates in distance courses offered in governmental educational institution.Faculdade de Tecnologia (FT)Departamento de Engenharia Elétrica (FT ENE)Programa de Pós-Graduação em Engenharia ElétricaSilva, Daniel Guerreiro eCosta, João Paulo Carvalho Lustosa daCoelho, Vinícius Coutinho Guimarães2017-09-15T16:04:19Z2017-09-15T16:04:19Z2017-09-152016-06-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCOELHO, Vinícius Coutinho Guimarães. Análise de logs de interação em ambiente educacional corporativo via mineração de dados educacionais. 2017. ix, 75 f., il. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.http://repositorio.unb.br/handle/10482/24542http://dx.doi.org/10.26512/2016.06.D.24542A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-03-01T16:01:15Zoai:repositorio.unb.br:10482/24542Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-03-01T16:01:15Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise de logs de interação em ambiente educacional corporativo via mineração de dados educacionais
title Análise de logs de interação em ambiente educacional corporativo via mineração de dados educacionais
spellingShingle Análise de logs de interação em ambiente educacional corporativo via mineração de dados educacionais
Coelho, Vinícius Coutinho Guimarães
Mineração de dados (Computação)
Instituições de ensino superior
Ensino a distância - ambiente de trabalho
Tecnologia educacional
Ambientes virtuais de aprendizagem
title_short Análise de logs de interação em ambiente educacional corporativo via mineração de dados educacionais
title_full Análise de logs de interação em ambiente educacional corporativo via mineração de dados educacionais
title_fullStr Análise de logs de interação em ambiente educacional corporativo via mineração de dados educacionais
title_full_unstemmed Análise de logs de interação em ambiente educacional corporativo via mineração de dados educacionais
title_sort Análise de logs de interação em ambiente educacional corporativo via mineração de dados educacionais
author Coelho, Vinícius Coutinho Guimarães
author_facet Coelho, Vinícius Coutinho Guimarães
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Daniel Guerreiro e
Costa, João Paulo Carvalho Lustosa da
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Vinícius Coutinho Guimarães
dc.subject.por.fl_str_mv Mineração de dados (Computação)
Instituições de ensino superior
Ensino a distância - ambiente de trabalho
Tecnologia educacional
Ambientes virtuais de aprendizagem
topic Mineração de dados (Computação)
Instituições de ensino superior
Ensino a distância - ambiente de trabalho
Tecnologia educacional
Ambientes virtuais de aprendizagem
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2017.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-26
2017-09-15T16:04:19Z
2017-09-15T16:04:19Z
2017-09-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COELHO, Vinícius Coutinho Guimarães. Análise de logs de interação em ambiente educacional corporativo via mineração de dados educacionais. 2017. ix, 75 f., il. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/24542
http://dx.doi.org/10.26512/2016.06.D.24542
identifier_str_mv COELHO, Vinícius Coutinho Guimarães. Análise de logs de interação em ambiente educacional corporativo via mineração de dados educacionais. 2017. ix, 75 f., il. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/24542
http://dx.doi.org/10.26512/2016.06.D.24542
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580822992879616