Gestão de desempenho por competências : integrando a gestão por competências, o balanced scorecard e a avaliação 360 graus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brandão, Hugo Pena
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Zimmer, Marco Vinício, Pereira, Carolina Guarçoni, Marques, Fernanda, Costa, Helder Viana, Carbone, Pedro Paulo, Almada, Valéria Ferreira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/27152
https://dx.doi.org/10.1590/S0034-76122008000500004
Resumo: Este artigo avalia a percepção de funcionários do Banco do Brasil acerca do novo modelo de gestão de desempenho adotado pela empresa. A pesquisa, de caráter descritivo e exploratório, utilizou-se de questionário semi-estruturado para coleta de dados quantitativos e qualitativos. A amostra foi constituída por 532 funcionários de nove unidades do banco, nas quais o modelo foi implementado para fins de validação. Foram realizadas análises descritivas, de variância e fatorial entre as variáveis componentes do estudo, e análise de conteúdo dos dados qualitativos. Os resultados indicam ser muito positiva a percepção dos sujeitos da pesquisa. O novo instrumento foi considerado mais eficaz, democrático e participativo, conseguindo integrar pressupostos de modelos e instrumentos de gestão referenciados pela literatura como modernos e eficazes, como a gestão por competências, o balanced scorecard e a avaliação 360 graus. Para finalizar, são apresentadas recomendações práticas e sugestões para realização de pesquisas futuras.
id UNB_0253c2432dd4e1398c739490afbaef31
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/27152
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Brandão, Hugo PenaZimmer, Marco VinícioPereira, Carolina GuarçoniMarques, FernandaCosta, Helder VianaCarbone, Pedro PauloAlmada, Valéria Ferreira de2017-12-07T04:49:19Z2017-12-07T04:49:19Z2008-10BRANDÃO, Hugo Pena et al. Gestão de desempenho por competências: integrando a gestão por competências, o balanced scorecard e a avaliação 360 graus. Revista de Administração Pública, v. 42, n. 5, p. 875-898, set./out. 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-76122008000500004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rap/a/SXR5B4nBMv4zL6XBxmcTZpK/?lang=pt#. Acesso em: 19 mar. 2021.http://repositorio.unb.br/handle/10482/27152https://dx.doi.org/10.1590/S0034-76122008000500004Este artigo avalia a percepção de funcionários do Banco do Brasil acerca do novo modelo de gestão de desempenho adotado pela empresa. A pesquisa, de caráter descritivo e exploratório, utilizou-se de questionário semi-estruturado para coleta de dados quantitativos e qualitativos. A amostra foi constituída por 532 funcionários de nove unidades do banco, nas quais o modelo foi implementado para fins de validação. Foram realizadas análises descritivas, de variância e fatorial entre as variáveis componentes do estudo, e análise de conteúdo dos dados qualitativos. Os resultados indicam ser muito positiva a percepção dos sujeitos da pesquisa. O novo instrumento foi considerado mais eficaz, democrático e participativo, conseguindo integrar pressupostos de modelos e instrumentos de gestão referenciados pela literatura como modernos e eficazes, como a gestão por competências, o balanced scorecard e a avaliação 360 graus. Para finalizar, são apresentadas recomendações práticas e sugestões para realização de pesquisas futuras.The present work aims to assess the perception of Bank of Brazil employees on the new model of performance assessment adopted by the bank. This exploratory and descriptive research used a semi-structured questionnaire to collect the quantitative and qualitative data. The sample consisted of 532 employees working in the nine branches of the bank where the model was implemented for validation. Descriptive, factorial and variance analyses were made on the variables involved in the study, and analysis of the qualitative data. The new tool was considered more effective, democratic, participative and able to integrate postulates of management models and tools such as Competence-Based Management, Balanced Scorecard and 360º Feedback, which are accredited by the literature as being modern and effective. Practical advice and future directions for this sort of research are provided.Fundação Getulio VargasRevista de Administração Pública - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC BY NC). Disponível em: https://www.scielo.br/j/rap/a/SXR5B4nBMv4zL6XBxmcTZpK/?lang=pt. Acesso em: 19 mar. 2021.info:eu-repo/semantics/openAccessGestão de desempenho por competências : integrando a gestão por competências, o balanced scorecard e a avaliação 360 grausCompetence-based performance assessment : a model which integrates competence-based management, balanced scorecard and 360º feedbackinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleGestão de pessoasGestão de competênciasGestão de desempenhoBalanced scorecardporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_GestaoDesempenhoCompetencias.pdfARTIGO_GestaoDesempenhoCompetencias.pdfapplication/pdf274512http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/27152/1/ARTIGO_GestaoDesempenhoCompetencias.pdf71a11ab0204dcdbba8fd5067b96237e6MD51open access10482/271522023-06-04 19:11:21.323open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/27152Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-06-04T22:11:21Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gestão de desempenho por competências : integrando a gestão por competências, o balanced scorecard e a avaliação 360 graus
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Competence-based performance assessment : a model which integrates competence-based management, balanced scorecard and 360º feedback
title Gestão de desempenho por competências : integrando a gestão por competências, o balanced scorecard e a avaliação 360 graus
spellingShingle Gestão de desempenho por competências : integrando a gestão por competências, o balanced scorecard e a avaliação 360 graus
Brandão, Hugo Pena
Gestão de pessoas
Gestão de competências
Gestão de desempenho
Balanced scorecard
title_short Gestão de desempenho por competências : integrando a gestão por competências, o balanced scorecard e a avaliação 360 graus
title_full Gestão de desempenho por competências : integrando a gestão por competências, o balanced scorecard e a avaliação 360 graus
title_fullStr Gestão de desempenho por competências : integrando a gestão por competências, o balanced scorecard e a avaliação 360 graus
title_full_unstemmed Gestão de desempenho por competências : integrando a gestão por competências, o balanced scorecard e a avaliação 360 graus
title_sort Gestão de desempenho por competências : integrando a gestão por competências, o balanced scorecard e a avaliação 360 graus
author Brandão, Hugo Pena
author_facet Brandão, Hugo Pena
Zimmer, Marco Vinício
Pereira, Carolina Guarçoni
Marques, Fernanda
Costa, Helder Viana
Carbone, Pedro Paulo
Almada, Valéria Ferreira de
author_role author
author2 Zimmer, Marco Vinício
Pereira, Carolina Guarçoni
Marques, Fernanda
Costa, Helder Viana
Carbone, Pedro Paulo
Almada, Valéria Ferreira de
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brandão, Hugo Pena
Zimmer, Marco Vinício
Pereira, Carolina Guarçoni
Marques, Fernanda
Costa, Helder Viana
Carbone, Pedro Paulo
Almada, Valéria Ferreira de
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Gestão de pessoas
Gestão de competências
Gestão de desempenho
Balanced scorecard
topic Gestão de pessoas
Gestão de competências
Gestão de desempenho
Balanced scorecard
description Este artigo avalia a percepção de funcionários do Banco do Brasil acerca do novo modelo de gestão de desempenho adotado pela empresa. A pesquisa, de caráter descritivo e exploratório, utilizou-se de questionário semi-estruturado para coleta de dados quantitativos e qualitativos. A amostra foi constituída por 532 funcionários de nove unidades do banco, nas quais o modelo foi implementado para fins de validação. Foram realizadas análises descritivas, de variância e fatorial entre as variáveis componentes do estudo, e análise de conteúdo dos dados qualitativos. Os resultados indicam ser muito positiva a percepção dos sujeitos da pesquisa. O novo instrumento foi considerado mais eficaz, democrático e participativo, conseguindo integrar pressupostos de modelos e instrumentos de gestão referenciados pela literatura como modernos e eficazes, como a gestão por competências, o balanced scorecard e a avaliação 360 graus. Para finalizar, são apresentadas recomendações práticas e sugestões para realização de pesquisas futuras.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-12-07T04:49:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-12-07T04:49:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BRANDÃO, Hugo Pena et al. Gestão de desempenho por competências: integrando a gestão por competências, o balanced scorecard e a avaliação 360 graus. Revista de Administração Pública, v. 42, n. 5, p. 875-898, set./out. 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-76122008000500004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rap/a/SXR5B4nBMv4zL6XBxmcTZpK/?lang=pt#. Acesso em: 19 mar. 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/27152
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.1590/S0034-76122008000500004
identifier_str_mv BRANDÃO, Hugo Pena et al. Gestão de desempenho por competências: integrando a gestão por competências, o balanced scorecard e a avaliação 360 graus. Revista de Administração Pública, v. 42, n. 5, p. 875-898, set./out. 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-76122008000500004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rap/a/SXR5B4nBMv4zL6XBxmcTZpK/?lang=pt#. Acesso em: 19 mar. 2021.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/27152
https://dx.doi.org/10.1590/S0034-76122008000500004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Getulio Vargas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Getulio Vargas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/27152/1/ARTIGO_GestaoDesempenhoCompetencias.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 71a11ab0204dcdbba8fd5067b96237e6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803573345728331776