Suporte à aprendizagem, satisfação no trabalho e desempenho : um estudo multinível

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho Junior, Francisco Antonio
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/4691
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Social e do Trabalho, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2009.
id UNB_02cd4c23e95768e5cdc307d86c3bbcd4
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/4691
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Suporte à aprendizagem, satisfação no trabalho e desempenho : um estudo multinívelAprendizagem organizacionalSatisfação no trabalhoDesempenho profissionalTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Social e do Trabalho, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2009.O investimento no capital intelectual, com o objetivo de maximização do desempenho individual, tornou-se o pilar norteador das ações de gerenciamento de pessoas. As práticas de valorização do funcionário e o provimento do suporte psicossocial à aprendizagem informal tornaram-se imprescindíveis. O presente trabalho objetivou testar empiricamente um modelo teórico multinível de predição de desempenho individual. As variáveis antecedentes foram características biográficas, funcionais e suporte à aprendizagem, medidas no nível individual e de contexto, e satisfação no trabalho, de nível individual. Foram realizados dois estudos numa Empresa pública, de âmbito nacional, do ramo de pesquisa agropecuária: o primeiro, de re-validação de escalas de satisfação no trabalho e suporte à aprendizagem (N=870); e o segundo, que testou aquele modelo em seis escores de desempenho individual providos por esta Empresa. A coleta de dados foi realizada totalmente via web, em suas 45 unidades centralizadas e descentralizadas. Foram adotados procedimentos de análise uni e multivariada dos dados, análise fatorial e análise de regressão multinível. As escalas de satisfação no trabalho (cinco fatores) e suporte à aprendizagem (dois fatores) apresentaram índices psicométricos apropriados. Os resultados multiníveis corroboraram o modelo teórico de pesquisa hipotetizado e evidenciaram que a variância de desempenho foi explicada por distintos preditores de nível individual e de contexto. Dentre os preditores de nível individual, destacaram-se o tipo de cargo, a satisfação quanto à política de promoções e remunerações e o grau de escolaridade. A percepção coletiva de suporte à aprendizagem dos colegas, uma variável de contexto, predisse todos os escores de desempenho. Para os escores relativos à execução do plano de trabalho do indivíduo, houve uma contribuição mais efetiva de variáveis inseridas isoladamente nos modelos. Para os escores referentes ao impacto da execução do plano de trabalho do indivíduo, nos resultados das unidades da empresa, os termos de interação entre variáveis de mesmo nível e cross-level tiveram um efeito mais relevante. A modelagem multinível demonstrou ser uma ferramenta fundamental para revelar a complexa predição de desempenho no trabalho. As implicações metodológicas, teóricas e práticas, as limitações e agenda de pesquisa são apresentadas com base nos achados empíricos. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTInvesting on intellectual capital, with a focus on individual performance, became the guiding pillar for personell management actions. Employee, valorization and providing psycho-social support for informal learning became vital. This papers aims to empirically test a teorical multilevel model for the prediction of individual performance. Antecedent variables were biographical and functional characteristics and learning support, measured at the individual and contextual levels, and work satisfaction, at the individual level.. Two studies were accomplished in a public corporation which deals with agricultural research in a national scope: the first, the re-validation of work satisfaction and learning support scales (N=780); the second study tested that model with six individual performance scores provided by this corporation. Data collection was done online, in its 45 central and noncentral units. Uni and multivariate data analysis procedures, factorial analysis and multilevel regression analysis have been undertaken. The work satisfaction (five factors) and learning support (two factors) scales showed adequate psychometric indexes. The multilevel results have confimed the hypothesized theoretical research model and have shown evidence that the performance variance was explained by distinct individual and contextual level predictors. Within the individual level predictors, the type of position, satisfaction with promotion and salary policiesand schooling were salient. The collective perception of learning support provided by co-workers, a contextual variable has predicted all performance scores. Given the performance scores which were based on the employees work plan, most of the prediction was derived from individual variables in that model On the other hand, performance scores related to the impact of these work plans on the corporative units were better predicted by the interaction among variables from the same level and cross-level interactions. Multilevel modelling has been shown a fundamental tool for revealing complex prediction of performance at work. Based on these empirical findings, methodological, theoretical and practical implications, limitations and a research agenda are presented.Instituto de Psicologia (IP)Departamento de Psicologia Social e do Trabalho (IP PST)Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das OrganizaçõesBorges-Andrade, Jairo EduardoCoelho Junior, Francisco Antonio2010-05-18T18:56:30Z2010-05-18T18:56:30Z2009-032009-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfCOELHO JUNIOR, Francisco Antonio. Suporte à aprendizagem, satisfação no trabalho e desempenho: um estudo multinível. 2009. 311 f., il. Tese (Doutorado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.http://repositorio.unb.br/handle/10482/4691info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-03-13T14:46:32Zoai:repositorio.unb.br:10482/4691Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-03-13T14:46:32Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Suporte à aprendizagem, satisfação no trabalho e desempenho : um estudo multinível
title Suporte à aprendizagem, satisfação no trabalho e desempenho : um estudo multinível
spellingShingle Suporte à aprendizagem, satisfação no trabalho e desempenho : um estudo multinível
Coelho Junior, Francisco Antonio
Aprendizagem organizacional
Satisfação no trabalho
Desempenho profissional
title_short Suporte à aprendizagem, satisfação no trabalho e desempenho : um estudo multinível
title_full Suporte à aprendizagem, satisfação no trabalho e desempenho : um estudo multinível
title_fullStr Suporte à aprendizagem, satisfação no trabalho e desempenho : um estudo multinível
title_full_unstemmed Suporte à aprendizagem, satisfação no trabalho e desempenho : um estudo multinível
title_sort Suporte à aprendizagem, satisfação no trabalho e desempenho : um estudo multinível
author Coelho Junior, Francisco Antonio
author_facet Coelho Junior, Francisco Antonio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Borges-Andrade, Jairo Eduardo
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho Junior, Francisco Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem organizacional
Satisfação no trabalho
Desempenho profissional
topic Aprendizagem organizacional
Satisfação no trabalho
Desempenho profissional
description Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Social e do Trabalho, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2009.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-03
2009-03
2010-05-18T18:56:30Z
2010-05-18T18:56:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COELHO JUNIOR, Francisco Antonio. Suporte à aprendizagem, satisfação no trabalho e desempenho: um estudo multinível. 2009. 311 f., il. Tese (Doutorado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/4691
identifier_str_mv COELHO JUNIOR, Francisco Antonio. Suporte à aprendizagem, satisfação no trabalho e desempenho: um estudo multinível. 2009. 311 f., il. Tese (Doutorado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/4691
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508168225488896