Satisfação profissional, cultura organizacional e desempenho profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/264 |
Resumo: | Dissertação de mest., Psicologia, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2009 |
id |
RCAP_2dc5e50c0d61e7dbfdc1fa148595ed8c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/264 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Satisfação profissional, cultura organizacional e desempenho profissionalSatisfação profissionalCultura organizacionalEmpresasDesempenho profissionalDissertação de mest., Psicologia, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2009O objectivo desta pesquisa foi tentar averiguar a relação entre a percepção da cultura organizacional na satisfação profissional e no desempenho profissional de 161 funcionários de uma empresa privada do sector da indústria automóvel. Os dados foram recolhidos através de um instrumento onde foram utilizadas duas escalas: o questionário FOCUS (First Organizational Culture Unified Search) (Neves e Jesuino, 1996); e a Escala de Satisfação Profissional descrita por Lima, Vala e Monteiro, (1994); acresce um item que se refere à menção qualitativa atribuída ao desempenho profissional. Foram também inseridas as variáveis sócio demográficas caracterizadoras da população em estudo. O estudo aflora conhecimentos históricos da administração correlacionados com os diversos modelos teóricos da satisfação profissional e da motivação de satisfação, bem como o modelo teórico de referência: tipologia de Quinn, e desempenho profissional. Os principais resultados para a amostra considerada sugerem que a relação das orientações de cultura sobre a satisfação revelou-se bastante expressiva, o que revela que quanto maior a intensidade da percepção das diferentes dimensões da cultura, tanto maior a satisfação dos indivíduos. Os resultados sugerem ainda, que a cultura da organização em estudo é percepcionada sobretudo como uma cultura de inovação. Apesar de alguns estudos mencionarem a relação entre a cultura organizacional, a satisfação no trabalho e o desempenho, no nosso estudo não se observou relação entre a cultura nas suas quatro dimensões e o desempenho, assim como a ausência de relação entre a satisfação profissional e o desempenho. Contudo apesar de as diferenças não serem significativas os colaboradores com melhor avaliação de desempenho estão ligeiramente mais satisfeitos do que os colaboradores com avaliação inferior. Relativamente às variáveis demográficas o estudo sugeriu relação significativa entre a idade e a dimensão inovação; as habilitações académicas têm uma relação significativa nas dimensões apoio, inovação e regras. Observou-se que o género, habilitações académicas e a categoria profissional apresentam uma relação significativa com a satisfação profissional. O desempenho profissional apresenta relação significativa com a idade, categoria profissional e tempo de serviço.Gonçalves, Gabriela Maria RamosSapientiaHenriques, Maria dos Santos Silva Matias2011-09-07T16:04:17Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/264TID:202201848porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:11:00Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/264Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:54:38.999812Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Satisfação profissional, cultura organizacional e desempenho profissional |
title |
Satisfação profissional, cultura organizacional e desempenho profissional |
spellingShingle |
Satisfação profissional, cultura organizacional e desempenho profissional Henriques, Maria dos Santos Silva Matias Satisfação profissional Cultura organizacional Empresas Desempenho profissional |
title_short |
Satisfação profissional, cultura organizacional e desempenho profissional |
title_full |
Satisfação profissional, cultura organizacional e desempenho profissional |
title_fullStr |
Satisfação profissional, cultura organizacional e desempenho profissional |
title_full_unstemmed |
Satisfação profissional, cultura organizacional e desempenho profissional |
title_sort |
Satisfação profissional, cultura organizacional e desempenho profissional |
author |
Henriques, Maria dos Santos Silva Matias |
author_facet |
Henriques, Maria dos Santos Silva Matias |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gonçalves, Gabriela Maria Ramos Sapientia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Henriques, Maria dos Santos Silva Matias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Satisfação profissional Cultura organizacional Empresas Desempenho profissional |
topic |
Satisfação profissional Cultura organizacional Empresas Desempenho profissional |
description |
Dissertação de mest., Psicologia, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2009 |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2010-01-01T00:00:00Z 2011-09-07T16:04:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.1/264 TID:202201848 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.1/264 |
identifier_str_mv |
TID:202201848 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133146546962432 |