Música cênica : um estudo prático e analítico através de seus desdobramentos na produção de Estercio Marquez Cunha
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49842 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2023. |
id |
UNB_032b8b6706ce096e841cb1d956a8e649 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/49842 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Música cênica : um estudo prático e analítico através de seus desdobramentos na produção de Estercio Marquez CunhaMúsicaTeatroMateriais cênicosDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2023.Neste trabalho, entendemos como materiais cênicos tudo aquilo que é projetado no palco e, sendo manipulados composicionalmente, influem principalmente no aspecto visual da performance. Sob essa perspectiva, nos propomos investigar os materiais cênicos sob ângulos diferentes: através da análise de sua presença e função em Solilóquio (2021) e Dressur (1976 – 1977), de Estercio Marquez Cunha e Mauricio Kagel, respectivamente. Tratamos de uma questão em comum para os dois compositores: suas ressalvas a respeito do surgimento das novas tecnologias de gravação e reprodução de música, a fim de entender como elas são tratadas nas diferentes posturas estéticas desses dois compositores. Por fim, se tratando de uma prática nova, na qual diferentes compositores adotam diferentes termos e definições para suas experiências, propomos uma discussão das terminologias que importam a esta pesquisa: a música teatro de Estercio Marquez Cunha, o teatro instrumental de Mauricio Kagel e a música cênica, termo adotado por nós mesmos.In this work, we understand scenic materials as everything that is projected onto the stage and, when manipulated compositionally, influences mainly the visual aspect of the performance. From this perspective, we propose to investigate scenic materials from different angles: through the analysis of their presence and function in Soliloquio (2021) and Dressur (1976 – 1977), by Estercio Marquez Cunha and Mauricio Kagel, respectively. We deal with an issue in common for both composers: their reservations regarding the inherent of the new technologies of recording and reproduction of music, in order to understand how they are treated in the different aesthetic postures of these two composers. Finally, as this is a new practice, in which different composers adopt different terms and configurations for their experiences, we propose a discussion of the terminologies that matter to this research: música teatro by Estercio Marquez Cunha, instrumental theater by Mauricio Kagel and the música cênica, a term adopted by ourselves.Instituto de Artes (IdA)Departamento de Música (IdA MUS)Programa de Pós-Graduação em MúsicaPereira, Flávio SantosBarbosa, Lucas Manassés2024-08-14T11:31:15Z2024-08-14T11:31:15Z2024-08-142023-03-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBARBOSA, Lucas Manassés. Música cênica: um estudo prático e analítico através de seus desdobramentos na produção de Estercio Marquez Cunha. 2023. 250 f., il. Dissertação (Mestrado em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49842porA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-08-14T11:31:16Zoai:repositorio.unb.br:10482/49842Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-08-14T11:31:16Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Música cênica : um estudo prático e analítico através de seus desdobramentos na produção de Estercio Marquez Cunha |
title |
Música cênica : um estudo prático e analítico através de seus desdobramentos na produção de Estercio Marquez Cunha |
spellingShingle |
Música cênica : um estudo prático e analítico através de seus desdobramentos na produção de Estercio Marquez Cunha Barbosa, Lucas Manassés Música Teatro Materiais cênicos |
title_short |
Música cênica : um estudo prático e analítico através de seus desdobramentos na produção de Estercio Marquez Cunha |
title_full |
Música cênica : um estudo prático e analítico através de seus desdobramentos na produção de Estercio Marquez Cunha |
title_fullStr |
Música cênica : um estudo prático e analítico através de seus desdobramentos na produção de Estercio Marquez Cunha |
title_full_unstemmed |
Música cênica : um estudo prático e analítico através de seus desdobramentos na produção de Estercio Marquez Cunha |
title_sort |
Música cênica : um estudo prático e analítico através de seus desdobramentos na produção de Estercio Marquez Cunha |
author |
Barbosa, Lucas Manassés |
author_facet |
Barbosa, Lucas Manassés |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pereira, Flávio Santos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Lucas Manassés |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música Teatro Materiais cênicos |
topic |
Música Teatro Materiais cênicos |
description |
Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2023. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-03-31 2024-08-14T11:31:15Z 2024-08-14T11:31:15Z 2024-08-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BARBOSA, Lucas Manassés. Música cênica: um estudo prático e analítico através de seus desdobramentos na produção de Estercio Marquez Cunha. 2023. 250 f., il. Dissertação (Mestrado em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49842 |
identifier_str_mv |
BARBOSA, Lucas Manassés. Música cênica: um estudo prático e analítico através de seus desdobramentos na produção de Estercio Marquez Cunha. 2023. 250 f., il. Dissertação (Mestrado em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
url |
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49842 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508207957082112 |