Música cênica : um estudo prático e analítico através de seus desdobramentos na produção de Estercio Marquez Cunha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Lucas Manassés
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49842
Resumo: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2023.
id UNB_032b8b6706ce096e841cb1d956a8e649
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/49842
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Música cênica : um estudo prático e analítico através de seus desdobramentos na produção de Estercio Marquez CunhaMúsicaTeatroMateriais cênicosDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2023.Neste trabalho, entendemos como materiais cênicos tudo aquilo que é projetado no palco e, sendo manipulados composicionalmente, influem principalmente no aspecto visual da performance. Sob essa perspectiva, nos propomos investigar os materiais cênicos sob ângulos diferentes: através da análise de sua presença e função em Solilóquio (2021) e Dressur (1976 – 1977), de Estercio Marquez Cunha e Mauricio Kagel, respectivamente. Tratamos de uma questão em comum para os dois compositores: suas ressalvas a respeito do surgimento das novas tecnologias de gravação e reprodução de música, a fim de entender como elas são tratadas nas diferentes posturas estéticas desses dois compositores. Por fim, se tratando de uma prática nova, na qual diferentes compositores adotam diferentes termos e definições para suas experiências, propomos uma discussão das terminologias que importam a esta pesquisa: a música teatro de Estercio Marquez Cunha, o teatro instrumental de Mauricio Kagel e a música cênica, termo adotado por nós mesmos.In this work, we understand scenic materials as everything that is projected onto the stage and, when manipulated compositionally, influences mainly the visual aspect of the performance. From this perspective, we propose to investigate scenic materials from different angles: through the analysis of their presence and function in Soliloquio (2021) and Dressur (1976 – 1977), by Estercio Marquez Cunha and Mauricio Kagel, respectively. We deal with an issue in common for both composers: their reservations regarding the inherent of the new technologies of recording and reproduction of music, in order to understand how they are treated in the different aesthetic postures of these two composers. Finally, as this is a new practice, in which different composers adopt different terms and configurations for their experiences, we propose a discussion of the terminologies that matter to this research: música teatro by Estercio Marquez Cunha, instrumental theater by Mauricio Kagel and the música cênica, a term adopted by ourselves.Instituto de Artes (IdA)Departamento de Música (IdA MUS)Programa de Pós-Graduação em MúsicaPereira, Flávio SantosBarbosa, Lucas Manassés2024-08-14T11:31:15Z2024-08-14T11:31:15Z2024-08-142023-03-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBARBOSA, Lucas Manassés. Música cênica: um estudo prático e analítico através de seus desdobramentos na produção de Estercio Marquez Cunha. 2023. 250 f., il. Dissertação (Mestrado em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49842porA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-08-14T11:31:16Zoai:repositorio.unb.br:10482/49842Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-08-14T11:31:16Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Música cênica : um estudo prático e analítico através de seus desdobramentos na produção de Estercio Marquez Cunha
title Música cênica : um estudo prático e analítico através de seus desdobramentos na produção de Estercio Marquez Cunha
spellingShingle Música cênica : um estudo prático e analítico através de seus desdobramentos na produção de Estercio Marquez Cunha
Barbosa, Lucas Manassés
Música
Teatro
Materiais cênicos
title_short Música cênica : um estudo prático e analítico através de seus desdobramentos na produção de Estercio Marquez Cunha
title_full Música cênica : um estudo prático e analítico através de seus desdobramentos na produção de Estercio Marquez Cunha
title_fullStr Música cênica : um estudo prático e analítico através de seus desdobramentos na produção de Estercio Marquez Cunha
title_full_unstemmed Música cênica : um estudo prático e analítico através de seus desdobramentos na produção de Estercio Marquez Cunha
title_sort Música cênica : um estudo prático e analítico através de seus desdobramentos na produção de Estercio Marquez Cunha
author Barbosa, Lucas Manassés
author_facet Barbosa, Lucas Manassés
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Flávio Santos
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Lucas Manassés
dc.subject.por.fl_str_mv Música
Teatro
Materiais cênicos
topic Música
Teatro
Materiais cênicos
description Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2023.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-31
2024-08-14T11:31:15Z
2024-08-14T11:31:15Z
2024-08-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BARBOSA, Lucas Manassés. Música cênica: um estudo prático e analítico através de seus desdobramentos na produção de Estercio Marquez Cunha. 2023. 250 f., il. Dissertação (Mestrado em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49842
identifier_str_mv BARBOSA, Lucas Manassés. Música cênica: um estudo prático e analítico através de seus desdobramentos na produção de Estercio Marquez Cunha. 2023. 250 f., il. Dissertação (Mestrado em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49842
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580720511352832