Um estudo das exigências programáticas em contabilidade pública nos concursos públicos organizados pelo CESPE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freire, Fátima de Souza
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Nóbrega, Thaise Corcino da, Marques, Matheus de Mendonça, Pereira, Ednei Morais
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/14509
Resumo: O Conselho Federal de Contabilidade (CFC), com vistas a padronizar o conteúdo oferecido aos futuros profissionais da Contabilidade, elaborou a Proposta Nacional de Conteúdo para o Curso de Graduação em Ciências Contábeis. Com isso, o currículo adotado pelas Instituições de Ensino Superior (IES) representa um aliado às conquistas profissionais dos estudantes. A estabilidade e as condições de trabalho favoráveis atraem muitas pessoas à disputa pela ocupação de um cargo público, estando o mercado brasileiro de concursos em crescimento. Segundo a Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos (Anpac), no período de 2003 a 2009, houve um aumento de 26% no número de servidores do executivo com curso superior no Brasil. O objetivo deste estudo foi confrontar o conhecimento sugerido pelo CFC com o conteúdo demandado nas provas aplicadas em concursos públicos aos profissionais de Ciências Contábeis. Pretende-se identificar quais conhecimentos da Contabilidade Pública são exigidos dos que almejam ingressar na carreira pública. Por meio de pesquisa documental, foram selecionados para amostra 561 editais de concursos exclusivos para contabilistas. Classificaram-se, de acordo com a proposta programática de conteúdo, as questões das provas realizadas pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe), no período de 2000 a 2009. Concluiu-se que as áreas da Contabilidade Pública exigidas com maior frequência abrangem os conteúdos de Patrimônio e Orçamento Público. Os resultados demonstram que a sugestão de conteúdo elaborada pelo CFC atende ao conhecimento demandado dos candidatos aos cargos públicos.
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