Desafios da diversidade em sala de aula : um estudo sobre performances narrativas de crianças imigrantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hartmann, Luciana
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/30618
http://dx.doi.org/10.1590/cc0101-32622017168668
Resumo: Este artigo procura refletir sobre performances narrativas produzidas por crianças imigrantes em um contexto escolar marcado por intensa diversidade cultural. A análise foi fundamentada nos dados obtidos por meio da pesquisa etnográfico-propositiva intitulada Pequenos Narradores, realizada entre os anos de 2014 e 2015, em duas escolas públicas de ensino fundamental de Paris, França, nas chamadas CLIN - classes de iniciação do francês para crianças não francófonas. Como estratégia metodológica, foram realizadas diversas atividades lúdicas no sentido de favorecer a produção narrativa na sala de aula. A agência das crianças na escolha do que e como contar foi analisada sob a perspectiva dos estudos da performance. Constatou-se que, nesse contexto, as performances narrativas constituem um elemento importante não apenas na tradução e organização das experiências dessas crianças imigrantes, mas, sobretudo, na criação e transformação dessas experiências diante da realidade de vida no novo país.
id UNB_03890a81f18b1a198229e58fb0c52f5d
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/30618
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Desafios da diversidade em sala de aula : um estudo sobre performances narrativas de crianças imigrantesThe challenges of diversity in the classroom : a study on narrative performances of immigrant childrenPerformances narrativasImigrantes - criançasEscolasCriançasDiversidadeEste artigo procura refletir sobre performances narrativas produzidas por crianças imigrantes em um contexto escolar marcado por intensa diversidade cultural. A análise foi fundamentada nos dados obtidos por meio da pesquisa etnográfico-propositiva intitulada Pequenos Narradores, realizada entre os anos de 2014 e 2015, em duas escolas públicas de ensino fundamental de Paris, França, nas chamadas CLIN - classes de iniciação do francês para crianças não francófonas. Como estratégia metodológica, foram realizadas diversas atividades lúdicas no sentido de favorecer a produção narrativa na sala de aula. A agência das crianças na escolha do que e como contar foi analisada sob a perspectiva dos estudos da performance. Constatou-se que, nesse contexto, as performances narrativas constituem um elemento importante não apenas na tradução e organização das experiências dessas crianças imigrantes, mas, sobretudo, na criação e transformação dessas experiências diante da realidade de vida no novo país.This article intends to reflect on narrative performances produced by immigrant children in a school environment marked by intense cultural diversity. The analysis is grounded on data obtained through the ethnographic-propositional research entitled “Little Storytellers” held between 2014 and 2015 in two public elementary schools in Paris, France, in the CLIN (a special class to France newcomers). As methodology, several ludic activities were conducted to promote narrative production in the classroom. The agency of children in choosing what and how to tell was analyzed from the perspective of performance studies. We found that, in this context, narrative performances are an important part not only in the translation and organization of the experiences of these immigrant children, but especially in the creation and transformation of these experiences in the new country.Centro de Estudos Educação e Sociedade2018-01-04T19:13:21Z2018-01-04T19:13:21Z2017-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfHARTMANN, Luciana. Desafios da diversidade em sala de aula: um estudo sobre performances narrativas de crianças imigrantes. Cadernos CEDES, Campinas, v. 37, n. 101, p. 45-64, jan./abr. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622017000100045&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 20 fev. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/cc0101-32622017168668.http://repositorio.unb.br/handle/10482/30618http://dx.doi.org/10.1590/cc0101-32622017168668Cadernos CEDES - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons (CC BY NC 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622017000100045&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 20 fev. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessHartmann, Lucianaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-27T00:02:30Zoai:repositorio.unb.br:10482/30618Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-27T00:02:30Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios da diversidade em sala de aula : um estudo sobre performances narrativas de crianças imigrantes
The challenges of diversity in the classroom : a study on narrative performances of immigrant children
title Desafios da diversidade em sala de aula : um estudo sobre performances narrativas de crianças imigrantes
spellingShingle Desafios da diversidade em sala de aula : um estudo sobre performances narrativas de crianças imigrantes
Hartmann, Luciana
Performances narrativas
Imigrantes - crianças
Escolas
Crianças
Diversidade
title_short Desafios da diversidade em sala de aula : um estudo sobre performances narrativas de crianças imigrantes
title_full Desafios da diversidade em sala de aula : um estudo sobre performances narrativas de crianças imigrantes
title_fullStr Desafios da diversidade em sala de aula : um estudo sobre performances narrativas de crianças imigrantes
title_full_unstemmed Desafios da diversidade em sala de aula : um estudo sobre performances narrativas de crianças imigrantes
title_sort Desafios da diversidade em sala de aula : um estudo sobre performances narrativas de crianças imigrantes
author Hartmann, Luciana
author_facet Hartmann, Luciana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hartmann, Luciana
dc.subject.por.fl_str_mv Performances narrativas
Imigrantes - crianças
Escolas
Crianças
Diversidade
topic Performances narrativas
Imigrantes - crianças
Escolas
Crianças
Diversidade
description Este artigo procura refletir sobre performances narrativas produzidas por crianças imigrantes em um contexto escolar marcado por intensa diversidade cultural. A análise foi fundamentada nos dados obtidos por meio da pesquisa etnográfico-propositiva intitulada Pequenos Narradores, realizada entre os anos de 2014 e 2015, em duas escolas públicas de ensino fundamental de Paris, França, nas chamadas CLIN - classes de iniciação do francês para crianças não francófonas. Como estratégia metodológica, foram realizadas diversas atividades lúdicas no sentido de favorecer a produção narrativa na sala de aula. A agência das crianças na escolha do que e como contar foi analisada sob a perspectiva dos estudos da performance. Constatou-se que, nesse contexto, as performances narrativas constituem um elemento importante não apenas na tradução e organização das experiências dessas crianças imigrantes, mas, sobretudo, na criação e transformação dessas experiências diante da realidade de vida no novo país.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01
2018-01-04T19:13:21Z
2018-01-04T19:13:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv HARTMANN, Luciana. Desafios da diversidade em sala de aula: um estudo sobre performances narrativas de crianças imigrantes. Cadernos CEDES, Campinas, v. 37, n. 101, p. 45-64, jan./abr. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622017000100045&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 20 fev. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/cc0101-32622017168668.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/30618
http://dx.doi.org/10.1590/cc0101-32622017168668
identifier_str_mv HARTMANN, Luciana. Desafios da diversidade em sala de aula: um estudo sobre performances narrativas de crianças imigrantes. Cadernos CEDES, Campinas, v. 37, n. 101, p. 45-64, jan./abr. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622017000100045&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 20 fev. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/cc0101-32622017168668.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/30618
http://dx.doi.org/10.1590/cc0101-32622017168668
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508376758943744