A influência da oralidade na escrita : uma análise sociolinguística sobre as redações escolares de uma escola pública do Distrito Federal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Altair Martins
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/6513
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguistica, Português e Línguas Clássicas, 2008.
id UNB_03e80ac41e0c067de8c7ff81a16ff56b
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/6513
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A influência da oralidade na escrita : uma análise sociolinguística sobre as redações escolares de uma escola pública do Distrito FederalErro de ortografiaEscrita - ensino secundárioOrtografia e silabaçãoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguistica, Português e Línguas Clássicas, 2008.Este trabalho pretende explicitar alguns fenômenos da oralidade que interferem nas redações dos alunos do ensino médio de uma escola pública do Distrito Federal, constituindo a chamada escrita oralizada. Os fenômenos pesquisados são de ordem fonético-fonológica, além de alguns morfológicos mais recorrentes nas dissertações. Tem como objeto a investigação dos traços de oralidade que as redações apresentam, mesmo estando seus autores imersos em uma cultura de letramento fortemente dominada pelas tecnologias da escrita O objetivo da pesquisa é coletar os casos que apresentam problemas de ortografia, a fim de contribuir para a agenda do professor na hora de trabalhar as dificuldades de seus alunos. Os sujeitos da pesquisa têm no mínimo oito anos de escolarização. Por problemas de alfabetização nas séries iniciais e pela falta de maior contacto com as regras da escrita, cometem erros de ortografia, que neste trabalho são justificados pela má interpretação e formulação de hipóteses heurísticas em relação às normas ortográficas. O presente estudo tem como parâmetro modelos de letramento que implicam domínio das práticas discursivas escritas e não apenas o domínio de regras ensinadas na escola fora de contexto. O estudo faz uma sondagem das crenças e atitudes dos falantes em relação à língua materna e faz um inventário dos traços graduais e descontínuos presentes nas dissertações, para ao final, propor metodologias de trabalho e colaborar para a formação de uma pedagogia culturalmente sensível em sala de aula. ________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe purpose of this work is to shed light on orality phenomena that interfere with the written production of high school pupils of a public school in the Federal District, Brazil. The result of these interferences is known as oralized written texts. The study focuses on several phonological phenomena as well as on a few morphological ones. The students that produced the texts are deeply immersed in a literacy culture, not necessarily in their homes but in their urban social networks and at school, but irrespective of that their written production is very influenced by features of their oral speech. The study can bring a acontribution to the teachers’ agenda insofar as it emphasizes classroom strategies based on a culturally sensitive pedagogy. The students’ spelling problems seem to originate from a poor literacy training when they started school and from lack of a more systematic contact with literacy social practices. The study is based on a model of social literacy that takes into account a variety of social practices, and explores the students’ interpretation and heuristic hypotheses concerning spelling rules.Bortoni-Ricardo, Stella MarisGomes, Altair Martins2011-01-19T13:18:30Z2011-01-19T13:18:30Z2008-03-182008-03-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGOMES, Altair Martins. A influência da oralidade na escrita: uma análise sociolinguística sobre as redações escolares de uma escola pública do Distrito Federal. 2008. 215 f. Dissertação (Mestrado em Linguística)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.http://repositorio.unb.br/handle/10482/6513info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T17:50:58Zoai:repositorio.unb.br:10482/6513Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T17:50:58Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A influência da oralidade na escrita : uma análise sociolinguística sobre as redações escolares de uma escola pública do Distrito Federal
title A influência da oralidade na escrita : uma análise sociolinguística sobre as redações escolares de uma escola pública do Distrito Federal
spellingShingle A influência da oralidade na escrita : uma análise sociolinguística sobre as redações escolares de uma escola pública do Distrito Federal
Gomes, Altair Martins
Erro de ortografia
Escrita - ensino secundário
Ortografia e silabação
title_short A influência da oralidade na escrita : uma análise sociolinguística sobre as redações escolares de uma escola pública do Distrito Federal
title_full A influência da oralidade na escrita : uma análise sociolinguística sobre as redações escolares de uma escola pública do Distrito Federal
title_fullStr A influência da oralidade na escrita : uma análise sociolinguística sobre as redações escolares de uma escola pública do Distrito Federal
title_full_unstemmed A influência da oralidade na escrita : uma análise sociolinguística sobre as redações escolares de uma escola pública do Distrito Federal
title_sort A influência da oralidade na escrita : uma análise sociolinguística sobre as redações escolares de uma escola pública do Distrito Federal
author Gomes, Altair Martins
author_facet Gomes, Altair Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bortoni-Ricardo, Stella Maris
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Altair Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Erro de ortografia
Escrita - ensino secundário
Ortografia e silabação
topic Erro de ortografia
Escrita - ensino secundário
Ortografia e silabação
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguistica, Português e Línguas Clássicas, 2008.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-03-18
2008-03-18
2011-01-19T13:18:30Z
2011-01-19T13:18:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GOMES, Altair Martins. A influência da oralidade na escrita: uma análise sociolinguística sobre as redações escolares de uma escola pública do Distrito Federal. 2008. 215 f. Dissertação (Mestrado em Linguística)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/6513
identifier_str_mv GOMES, Altair Martins. A influência da oralidade na escrita: uma análise sociolinguística sobre as redações escolares de uma escola pública do Distrito Federal. 2008. 215 f. Dissertação (Mestrado em Linguística)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/6513
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580925493280768