Comparação de desempenhos na escola e na OBMEP de estudantes do ensino médio de uma rede de escolas privadas do Distrito Federal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruzeiro, Higor Gleidson Costa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/33049
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2018.
id UNB_048461b88cfbf581aed944a67f5bfb56
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/33049
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Comparação de desempenhos na escola e na OBMEP de estudantes do ensino médio de uma rede de escolas privadas do Distrito FederalOlimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP)Matemática - estudo e ensino - avaliaçãoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2018.Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) foram criadas, respectivamente, em 1979 e 2005, com objetivos ligeiramente distintos. Coexistiram como processos independentes durante muito tempo, mas foram fundidos a partir de 2017, preservando-se a nomenclatura da segunda, a OBMEP, com uma participação que alcança mais de 7 milhões de estudantes e aproximadamente 99,5 % dos municípios brasileiros. No novo modelo, a OBMEP passou a englobar alunos regularmente matriculados tanto de escolas públicas quanto de escolas privadas. Nesse contexto e considerando a importância desses exames para o incentivo ao desenvolvimento da matemática no país, decidiu-se investigar o desempenho dos estudantes de uma rede de escolas privadas do distrito federal na prova da primeira fase do nível 3 dessa primeira aplicação conjunta das duas olimpíadas em 2017. A pesquisa inclui também uma análise quantitativa da qualidade dos itens que compõem a prova da primeira fase desse nível, no que se refere à dificuldade e ao índice de discriminação, utilizando-se a teoria clássica dos testes. Por fim, faz-se uma comparação do desempenho desses alunos na avaliação de matemática da própria escola em que estudam com o obtido nessa fase da olimpíada. Concluise que para esse grupo de estudantes pesquisado a média dos scores brutos foi baixa, o nível dos itens da Olimpíada foi em grande parte difícil, o desempenho dos alunos em suas escolas foi bom e não necessariamente os melhores alunos da escola participantes da Olimpíada foram os selecionados para a 2ª fase da OBMEP.The Brazilian Mathematical Olympiad (OBM) and the Brazilian Mathematical Olympiad of Public Schools (OBMEP) were created, respectively, in 1979 and 2005, with slightly different objectives. They co-existed as independent processes for a long time, but were merged from 2017, preserving the nomenclature of the second, OBMEP, with a participation that reaches more than 7 milion students and approximately 99.5% of Brazilian municipalities. In the new model, OBMEP began to include regular students enrolled in both public and private schools. In this context and considering the importance of these exams to encourage the development of mathematics in the country, it was decided to investigate the performance of the students of a network of private schools of the federal district in the test of the first stage of level 3 of this first joint application of the two olympiad in 2017. The research also includes a quantitative analysis of the quality of the items that make up the first phase of this level, in relation to the difficulty and the index of discrimination, using the classical theory of tests. Finally, a comparison of the performance of these students in the mathematics evaluation of the school in which they study with that obtained in this phase of the Olympiad is made. It is concluded that for this group of students, the average of the gross scores was low, the level of the items of the Olympiad was very difficult, the performance of the students in their schools was better and not necessarily the good students of school participating in the Olympiad were those selected for the 2nd phase of OBMEP.Instituto de Ciências Exatas (IE)Departamento de Matemática (IE MAT)Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado ProfissionalRabelo, Mauro LuizCruzeiro, Higor Gleidson Costa2018-11-20T17:23:51Z2018-11-20T17:23:51Z2018-11-202018-06-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCRUZEIRO, Higor Gleidson Costa. Comparação de desempenhos na escola e na OBMEP de estudantes do ensino médio de uma rede de escolas privadas do Distrito Federal. 2018. 119 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://repositorio.unb.br/handle/10482/33049A concessão da licença desta coleção refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-26T18:01:36Zoai:repositorio.unb.br:10482/33049Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-26T18:01:36Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Comparação de desempenhos na escola e na OBMEP de estudantes do ensino médio de uma rede de escolas privadas do Distrito Federal
title Comparação de desempenhos na escola e na OBMEP de estudantes do ensino médio de uma rede de escolas privadas do Distrito Federal
spellingShingle Comparação de desempenhos na escola e na OBMEP de estudantes do ensino médio de uma rede de escolas privadas do Distrito Federal
Cruzeiro, Higor Gleidson Costa
Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP)
Matemática - estudo e ensino - avaliação
title_short Comparação de desempenhos na escola e na OBMEP de estudantes do ensino médio de uma rede de escolas privadas do Distrito Federal
title_full Comparação de desempenhos na escola e na OBMEP de estudantes do ensino médio de uma rede de escolas privadas do Distrito Federal
title_fullStr Comparação de desempenhos na escola e na OBMEP de estudantes do ensino médio de uma rede de escolas privadas do Distrito Federal
title_full_unstemmed Comparação de desempenhos na escola e na OBMEP de estudantes do ensino médio de uma rede de escolas privadas do Distrito Federal
title_sort Comparação de desempenhos na escola e na OBMEP de estudantes do ensino médio de uma rede de escolas privadas do Distrito Federal
author Cruzeiro, Higor Gleidson Costa
author_facet Cruzeiro, Higor Gleidson Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rabelo, Mauro Luiz
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruzeiro, Higor Gleidson Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP)
Matemática - estudo e ensino - avaliação
topic Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP)
Matemática - estudo e ensino - avaliação
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-20T17:23:51Z
2018-11-20T17:23:51Z
2018-11-20
2018-06-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CRUZEIRO, Higor Gleidson Costa. Comparação de desempenhos na escola e na OBMEP de estudantes do ensino médio de uma rede de escolas privadas do Distrito Federal. 2018. 119 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/33049
identifier_str_mv CRUZEIRO, Higor Gleidson Costa. Comparação de desempenhos na escola e na OBMEP de estudantes do ensino médio de uma rede de escolas privadas do Distrito Federal. 2018. 119 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/33049
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508383196151808