Programa Saúde na Escola : a intersetorialidade em movimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Maria Edna Moura
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/14859
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2013.
id UNB_04b8658b3fecb2f60e8bd8e1ccc00173
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/14859
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Programa Saúde na Escola : a intersetorialidade em movimentoHigiene escolarSaúde pública - educaçãoPromoção da saúde - educaçãoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2013.Este trabalho explora e analisa o desenvolvimento de iniciativas, Programas e Projetos no contexto das Políticas Públicas para a promoção da saúde na escola. É produto de uma pesquisa exploratória e descritiva acerca do princípio da intersetorialidade no âmbito do Programa Saúde na Escola - PSE, sendo seu universo composto por 201 profissionais dos Grupos de Trabalho Intersetoriais Municipais - GTIMs e 06 dos Grupos de Trabalho Intersetoriais Estaduais - GTIEs do PSE, participantes de Oficina Estadual de Formação do PSE e do II Encontro Nacional dos GTIEs. Os dados obtidos por meio de questionário e entrevista, no contexto geral, correspoderam às cincos regiões do país, abrangendo 09 Estados e 170 Municípos. A análise dos dados quantitativos foi produzida utilizando o software Access e a dos dados qualitativos foi construída por meio de análise temática, inspirada na proposta de análise de conteúdo. A pesquisa teve um caráter participativo, à medida que o contexto investigado é também parte da atuação profissional da pesquisadora. Além de apresentar, como contribuição, os percursos pedagógicos da educação brasileira e as posições distintas que se podem identificar no debate sobre a relação entre saúde e educação, o estudo aponta avanço no processo de articulação intersetorial saúde/educação, articulação interfederativa em regime de colaboração por meio dos GTIs, entre os quais, à adesão ao Programa, no exercício de 2013, quando 85,67% dos municípios brasileiros assinaram o termo de compromisso. Por outro lado, não se avançou no processo de formação permanente e continuada dos profissionais da saúde e da educação envolvidos no contexto escolar, principalmente no que diz respeito às temáticas relacionadas à promoção e prevenção de agravos e doenças, tais como: Sexualidade, Cultura de Paz, Prevenção de Violência e Homofobia. Propõe-se atentar para a postura ética dos gestores como parte relevante para a qualidade do trabalho intersetorial de forma compartilhada e corresponsável. ___________________________________________________________________________ ABSTRACTThis paper explores and analyses the development of initiatives, programs and projects in the context of public policies for health promotion in schools. It is the result of an exploratory and descriptive research about the principle of intersectiorality within the Health at School Program – PSE. Its universe consists of 201 professionals of the Municipal Intersectoral Working Groups - GTIMs and six State Intersectoral Working Groups - GTIEs amongst the PSE participants of the Workshop of State Formation and the II National Meeting the of GTIEs. Data obtained trough questionnaire and interview, in the general context, involved the five regions of the country, covering nine states and 170 municipalities. The quantitative data analysis was produced using the Access software and the qualitative data were built through thematic analysis, inspired in the analysis of contents. The survey had an interventionist approach, as the participative context is also part of the professional work of the researcher. Besides presenting, as a contribution, the pedagogical paths of Brazilian education and the different positions that can be identified in the debate on the relationship between health and education, the study shows improvement on the process of health/education intersectoral linkages, collaborative interfederative articulation through GTIs, including the adherence to the program in the year 2013, considering that 85.67 % of the Brazilian municipalities signed the commitment document. On the other hand, no progress hás been made in the process of permanent and continued professional training of health and education involved in the school context. It is particularly true with regard to issues related to the promotion and prevention of injuries and diseases such as: Sexuality, Culture of Peace, Violence Prevention and Homophobia. It sugests the need to focus on the ethical behaviour of the managers as a relevant part to the achievement of quality in a shared and co-responsible intersectoral way of working.Oliveira, Maria Cláudia Santos Lopes deVieira, Maria Edna Moura2013-12-16T20:02:01Z2013-12-16T20:02:01Z2013-12-162013-09-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfVIEIRA, Maria Edna Moura. Programa Saúde na Escola: a intersetorialidade em movimento. 2013. xiv, 94 f. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/14859A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T18:30:12Zoai:repositorio.unb.br:10482/14859Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T18:30:12Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Programa Saúde na Escola : a intersetorialidade em movimento
title Programa Saúde na Escola : a intersetorialidade em movimento
spellingShingle Programa Saúde na Escola : a intersetorialidade em movimento
Vieira, Maria Edna Moura
Higiene escolar
Saúde pública - educação
Promoção da saúde - educação
title_short Programa Saúde na Escola : a intersetorialidade em movimento
title_full Programa Saúde na Escola : a intersetorialidade em movimento
title_fullStr Programa Saúde na Escola : a intersetorialidade em movimento
title_full_unstemmed Programa Saúde na Escola : a intersetorialidade em movimento
title_sort Programa Saúde na Escola : a intersetorialidade em movimento
author Vieira, Maria Edna Moura
author_facet Vieira, Maria Edna Moura
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Maria Cláudia Santos Lopes de
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Maria Edna Moura
dc.subject.por.fl_str_mv Higiene escolar
Saúde pública - educação
Promoção da saúde - educação
topic Higiene escolar
Saúde pública - educação
Promoção da saúde - educação
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2013.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-16T20:02:01Z
2013-12-16T20:02:01Z
2013-12-16
2013-09-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VIEIRA, Maria Edna Moura. Programa Saúde na Escola: a intersetorialidade em movimento. 2013. xiv, 94 f. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/14859
identifier_str_mv VIEIRA, Maria Edna Moura. Programa Saúde na Escola: a intersetorialidade em movimento. 2013. xiv, 94 f. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/14859
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580723067781120