Percepções sobre qualidade de serviços que atendem à saúde da mulher

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, Christiane Santiago
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Freitas, Daniel Roberto Coradi de, Guilhem, Dirce, Azevedo, Anamaria Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/28162
https://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000500027
Resumo: O objetivo deste trabalho é identificar as características relacionadas à qualidade em serviços que atendem à saúde da mulher na perspectiva de profissionais de vigilância sanitária (Visa) e de coordenadores de saúde da mulher (CSM) de municípios. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, efetuado por meio de entrevistas semiestruturadas. Foram selecionadas três capitais brasileiras e entrevistados três sujeitos de cada capital - um responsável e um técnico da área de Visa em serviços de saúde e um CSM. A análise das entrevistas foi realizada pela técnica de análise de conteúdo, organizando as respostas em categorias temáticas baseadas no modelo de avaliação dos serviços de saúde de Donabedian: estrutura, processos e resultados. Os técnicos de Visa relataram com maior frequência aspectos relacionados à estrutura dos serviços de saúde, como equipamentos e recursos humanos qualificados. Os responsáveis pela Visa citaram aspectos relacionados à estrutura e aos processos como priorização no atendimento. Os CSM abordaram as três categorias, com destaque para os processos. As entrevistas apontam para um possível prejuízo na avaliação por resultados. O estudo reforça a necessidade de atuação conjunta entre os setores de vigilância e assistência, a fim de promover a qualidade nos serviços.
id UNB_04fbe93f94c64257e7a6c7dbdf52699f
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/28162
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Percepções sobre qualidade de serviços que atendem à saúde da mulherPerceptions on the quality of services relating to women's healthcareQualidade da assistência à saúdeVigilância sanitáriaSaúde da mulherO objetivo deste trabalho é identificar as características relacionadas à qualidade em serviços que atendem à saúde da mulher na perspectiva de profissionais de vigilância sanitária (Visa) e de coordenadores de saúde da mulher (CSM) de municípios. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, efetuado por meio de entrevistas semiestruturadas. Foram selecionadas três capitais brasileiras e entrevistados três sujeitos de cada capital - um responsável e um técnico da área de Visa em serviços de saúde e um CSM. A análise das entrevistas foi realizada pela técnica de análise de conteúdo, organizando as respostas em categorias temáticas baseadas no modelo de avaliação dos serviços de saúde de Donabedian: estrutura, processos e resultados. Os técnicos de Visa relataram com maior frequência aspectos relacionados à estrutura dos serviços de saúde, como equipamentos e recursos humanos qualificados. Os responsáveis pela Visa citaram aspectos relacionados à estrutura e aos processos como priorização no atendimento. Os CSM abordaram as três categorias, com destaque para os processos. As entrevistas apontam para um possível prejuízo na avaliação por resultados. O estudo reforça a necessidade de atuação conjunta entre os setores de vigilância e assistência, a fim de promover a qualidade nos serviços.The scope of this work is to identify the characteristics relating to the quality of women's healthcare services from the perspective of the sanitary vigilance professionals (Visa) and women's healthcare coordinators (CSM) in the municipalities. It is a study with a qualitative approach that was carried out using semi-structured interviews. Three Brazilian state capitals were selected and three individuals in each capital were interviewed, namely a Visa healthcare service chief, as well as a technician, and a CSM coordinator. The content analysis technique was adopted to organize the data and the answers were grouped into the healthcare service evaluation topics based on Donabedian's model, i.e. structure, processes, and outcomes. Visa workers reported aspects related to the structure of health services, such as equipment and qualified human resources more frequently. The Visa chief mentioned aspects related to structure and processes, such as prioritization in attendance. The CWH coordinator examined all three categories, especially processes. Analysis of interviews points to a potential distortion in evaluation by results. The study highlights the need for joint action between the surveillance and assistance sectors to improve the quality of services.Em processamentoABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva2017-12-07T04:57:11Z2017-12-07T04:57:11Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCiênc. saúde coletiva,v.16,n.5,p.2567-2574,2011http://repositorio.unb.br/handle/10482/28162https://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000500027porMaia, Christiane SantiagoFreitas, Daniel Roberto Coradi deGuilhem, DirceAzevedo, Anamaria Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-08-28T16:31:53Zoai:repositorio.unb.br:10482/28162Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-08-28T16:31:53Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepções sobre qualidade de serviços que atendem à saúde da mulher
Perceptions on the quality of services relating to women's healthcare
title Percepções sobre qualidade de serviços que atendem à saúde da mulher
spellingShingle Percepções sobre qualidade de serviços que atendem à saúde da mulher
Maia, Christiane Santiago
Qualidade da assistência à saúde
Vigilância sanitária
Saúde da mulher
title_short Percepções sobre qualidade de serviços que atendem à saúde da mulher
title_full Percepções sobre qualidade de serviços que atendem à saúde da mulher
title_fullStr Percepções sobre qualidade de serviços que atendem à saúde da mulher
title_full_unstemmed Percepções sobre qualidade de serviços que atendem à saúde da mulher
title_sort Percepções sobre qualidade de serviços que atendem à saúde da mulher
author Maia, Christiane Santiago
author_facet Maia, Christiane Santiago
Freitas, Daniel Roberto Coradi de
Guilhem, Dirce
Azevedo, Anamaria Ferreira
author_role author
author2 Freitas, Daniel Roberto Coradi de
Guilhem, Dirce
Azevedo, Anamaria Ferreira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maia, Christiane Santiago
Freitas, Daniel Roberto Coradi de
Guilhem, Dirce
Azevedo, Anamaria Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade da assistência à saúde
Vigilância sanitária
Saúde da mulher
topic Qualidade da assistência à saúde
Vigilância sanitária
Saúde da mulher
description O objetivo deste trabalho é identificar as características relacionadas à qualidade em serviços que atendem à saúde da mulher na perspectiva de profissionais de vigilância sanitária (Visa) e de coordenadores de saúde da mulher (CSM) de municípios. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, efetuado por meio de entrevistas semiestruturadas. Foram selecionadas três capitais brasileiras e entrevistados três sujeitos de cada capital - um responsável e um técnico da área de Visa em serviços de saúde e um CSM. A análise das entrevistas foi realizada pela técnica de análise de conteúdo, organizando as respostas em categorias temáticas baseadas no modelo de avaliação dos serviços de saúde de Donabedian: estrutura, processos e resultados. Os técnicos de Visa relataram com maior frequência aspectos relacionados à estrutura dos serviços de saúde, como equipamentos e recursos humanos qualificados. Os responsáveis pela Visa citaram aspectos relacionados à estrutura e aos processos como priorização no atendimento. Os CSM abordaram as três categorias, com destaque para os processos. As entrevistas apontam para um possível prejuízo na avaliação por resultados. O estudo reforça a necessidade de atuação conjunta entre os setores de vigilância e assistência, a fim de promover a qualidade nos serviços.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2017-12-07T04:57:11Z
2017-12-07T04:57:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Ciênc. saúde coletiva,v.16,n.5,p.2567-2574,2011
http://repositorio.unb.br/handle/10482/28162
https://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000500027
identifier_str_mv Ciênc. saúde coletiva,v.16,n.5,p.2567-2574,2011
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/28162
https://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000500027
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva
publisher.none.fl_str_mv ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580849083547648