Percepções sobre qualidade de serviços que atendem à saúde da mulher
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Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/2335 |
Resumo: | O objetivo desse trabalho é identificar as características relacionadas à qualidade em serviços que atendem à saúde da mulher na perspectiva de profissionais de vigilância sanitária (VISA) e de coordenadores de saúde da mulher (CSM) de municípios. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, efetuado por meio de entrevistas semiestruturadas. Foram selecionadas três capitais brasileiras e entrevistados três sujeitos de cada capital - um responsável e um técnico da área de VISA em serviços de saúde e um CSM. A análise das entrevistas foi realizada pela técnica de análise de conteúdo, organizando as respostas em categorias temáticas baseadas no modelo de avaliação dos serviços de saúde de Donabedian: estrutura, processos e resultados. Os técnicos de VISA relataram com maior freqüência aspectos relacionados à estrutura dos serviços de saúde, como equipamentos e recursos humanos qualificados; os responsáveis pela VISA citaram aspectos relacionados à estrutura e processos, como priorização no atendimento. Os CSM abordaram as três categorias, com destaque para os processos. As entrevistas apontam para um possível prejuízo na avaliação por resultados. O estudo reforça a necessidade de atuação conjunta entre os setores de vigilância e assistência, a fim de promover a qualidade nos serviços. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT |
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Percepções sobre qualidade de serviços que atendem à saúde da mulherPerceptions on quality of services that attend to women‘s healthQualidade da assistência à saúdeVigilância sanitáriaMulheres - saúde e higieneO objetivo desse trabalho é identificar as características relacionadas à qualidade em serviços que atendem à saúde da mulher na perspectiva de profissionais de vigilância sanitária (VISA) e de coordenadores de saúde da mulher (CSM) de municípios. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, efetuado por meio de entrevistas semiestruturadas. Foram selecionadas três capitais brasileiras e entrevistados três sujeitos de cada capital - um responsável e um técnico da área de VISA em serviços de saúde e um CSM. A análise das entrevistas foi realizada pela técnica de análise de conteúdo, organizando as respostas em categorias temáticas baseadas no modelo de avaliação dos serviços de saúde de Donabedian: estrutura, processos e resultados. Os técnicos de VISA relataram com maior freqüência aspectos relacionados à estrutura dos serviços de saúde, como equipamentos e recursos humanos qualificados; os responsáveis pela VISA citaram aspectos relacionados à estrutura e processos, como priorização no atendimento. Os CSM abordaram as três categorias, com destaque para os processos. As entrevistas apontam para um possível prejuízo na avaliação por resultados. O estudo reforça a necessidade de atuação conjunta entre os setores de vigilância e assistência, a fim de promover a qualidade nos serviços. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTThe objective of this study is to identify characteristics of quality of services that attend women’s health in the professionals of health surveillance (VISA) and coordinators of women's health (CWH) perspective working at municipalities. It’s a study with a qualitative approach that was carried out using semi-structured interviews. Three capital cities from Brazil were selected and three people of each capital city were interviewed – one responsible and one worker of health services VISA and one CWH. The content analysis was adopted and the answers were grouped into the health service evaluation topics mentioned by Donabedian (structure, processes, and outcomes) to organize the data. VISA workers reported more frequently aspects related to the structure of health services such as equipment and qualified human resources. VISA responsible mentioned aspects related to structure and processes, as prioritization in attendance. The CWH approached the three categories, focusing on the processes. Analysis of interviews point to a possible injury in assessing the results evaluation. The study reinforces the necessity for joint action among the surveillance and assistance to improve the quality of these services.2009-11-27T12:18:01Z2009-11-27T12:18:01Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfGUILHEM, Dirce et al. Percepções sobre qualidade de serviços que atendem à saúde da mulher. Ciência & Saúde Coletiva, v. 13, p. 1-15, 2008. Disponível em: <http://www.abrasco.org.br/cienciaesaudecoletiva/artigos/artigo_int.php?id_artigo=3058>. Acesso em: 26 nov. 2009.http://repositorio.unb.br/handle/10482/2335Guilhem, DirceMaia, Christiane SantiagoFreitas, Daniel R. Coradi deAzevedo, Anamaria Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-24T00:05:36Zoai:repositorio.unb.br:10482/2335Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-24T00:05:36Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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