A humanização do ensino de ciências : estado da arte no contexto nacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rotta, Jeane Cristina Gomes
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Nascimento, Tiago Silva, Góis, Vinícius Nunes, Amor, Amanda Ketlen de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47171
https://orcid.org/0000-0002-1776-5398
https://orcid.org/0000-0003-2514-2163
https://orcid.org/0000-0002-1572-200
https://orcid.org/0000-0001-7159-1539
Resumo: Esse trabalho teve como objetivo realizar um levantamento bibliográfico do tipo estado da arte para conhecer como as pesquisas em ensino de Ciências no Brasil têm discutido as propostas de humanização para a Educação em Ciências. A metodologia foi de cunho qualitativo e utilizou os estudos sobre o Estado da Arte. Os dados foram analisados com base na Análise de Conteúdo e os quatro artigos selecionados foram elencados em duas categorias; enquanto as duas teses e 12 dissertações foram pautadas em três categorias. Foi possível observar que houve poucas investigações sobre como o ensino de Ciências pode ser humanizado e entre elas destacam-se aspectos respectivos as práticas desenvolvidas nas salas de aula, enquanto que a formação de professores de Ciências com viés humanizador foi pouca abordada.
id UNB_05fe76130540254c97ca58c76ff7dd97
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/47171
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A humanização do ensino de ciências : estado da arte no contexto nacionalThe humanization of science teaching : state of the art in the national contextLa humanización de la enseñanza de las ciencias : estado del arte en el contexto nacionalCiências - ensino e estudoHumanização do ensino de ciênciasEsse trabalho teve como objetivo realizar um levantamento bibliográfico do tipo estado da arte para conhecer como as pesquisas em ensino de Ciências no Brasil têm discutido as propostas de humanização para a Educação em Ciências. A metodologia foi de cunho qualitativo e utilizou os estudos sobre o Estado da Arte. Os dados foram analisados com base na Análise de Conteúdo e os quatro artigos selecionados foram elencados em duas categorias; enquanto as duas teses e 12 dissertações foram pautadas em três categorias. Foi possível observar que houve poucas investigações sobre como o ensino de Ciências pode ser humanizado e entre elas destacam-se aspectos respectivos as práticas desenvolvidas nas salas de aula, enquanto que a formação de professores de Ciências com viés humanizador foi pouca abordada.The objective of this work was to carry out a state-of-the-art bibliographical survey to find out how research in Science teaching in Brazil has discussed proposals for humanization of Science Education. The methodology was qualitative and used studies on the State of the Art. Data were analyzed based on Content Analysis and the four selected articles were listed in two categories; while the two theses and 12 dissertations were based on three categories. It was possible to observe that there were few investigations on how the teaching of Science can be humanized and among them the respective aspects of the practices developed in the classrooms stand out, while the training of Science teachers with a humanizing bias was little addressed.El objetivo de este trabajo fue realizar un levantamiento bibliográfico de vanguardia para conocer cómo 2 la investigación en Enseñanza de las Ciencias en Brasil ha discutido propuestas para la humanización de la Educación en Ciencias. La metodología fue cualitativa y utilizó estudios sobre el Estado del Arte. Los datos fueron analizados con base en el Análisis de Contenido y los cuatro artículos seleccionados fueron listados en dos categorías; mientras que las dos tesis y 12 disertaciones se basaron en tres categorías. Se pudo observar que hubo pocas investigaciones sobre cómo se puede humanizar la enseñanza de las Ciencias y entre ellas se destacan los respectivos aspectos de las prácticas desarrolladas en las aulas, mientras que poco se abordó la formación de profesores de Ciencias con sesgo humanizador.Universidade de BrasíliaUniversidade de BrasíliaUniversidade de BrasíliaUniversidade de BrasíliaRotta, Jeane Cristina GomesNascimento, Tiago SilvaGóis, Vinícius NunesAmor, Amanda Ketlen de Oliveira2024-01-09T12:23:13Z2024-01-09T12:23:13Z2022-12-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfROTTA, Jeane Cristina Gomes et al. A humanização do ensino de ciências: estado da arte no contexto nacional. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática (RevIn), Itapetininga, v. 3, e022009, p. 1-20, 2022. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/810. Acesso em: 9 jan. 2024.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47171https://orcid.org/0000-0002-1776-5398https://orcid.org/0000-0003-2514-2163https://orcid.org/0000-0002-1572-200https://orcid.org/0000-0001-7159-1539porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-09T12:31:11Zoai:repositorio.unb.br:10482/47171Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-09T12:31:11Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A humanização do ensino de ciências : estado da arte no contexto nacional
The humanization of science teaching : state of the art in the national context
La humanización de la enseñanza de las ciencias : estado del arte en el contexto nacional
title A humanização do ensino de ciências : estado da arte no contexto nacional
spellingShingle A humanização do ensino de ciências : estado da arte no contexto nacional
Rotta, Jeane Cristina Gomes
Ciências - ensino e estudo
Humanização do ensino de ciências
title_short A humanização do ensino de ciências : estado da arte no contexto nacional
title_full A humanização do ensino de ciências : estado da arte no contexto nacional
title_fullStr A humanização do ensino de ciências : estado da arte no contexto nacional
title_full_unstemmed A humanização do ensino de ciências : estado da arte no contexto nacional
title_sort A humanização do ensino de ciências : estado da arte no contexto nacional
author Rotta, Jeane Cristina Gomes
author_facet Rotta, Jeane Cristina Gomes
Nascimento, Tiago Silva
Góis, Vinícius Nunes
Amor, Amanda Ketlen de Oliveira
author_role author
author2 Nascimento, Tiago Silva
Góis, Vinícius Nunes
Amor, Amanda Ketlen de Oliveira
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
dc.contributor.author.fl_str_mv Rotta, Jeane Cristina Gomes
Nascimento, Tiago Silva
Góis, Vinícius Nunes
Amor, Amanda Ketlen de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências - ensino e estudo
Humanização do ensino de ciências
topic Ciências - ensino e estudo
Humanização do ensino de ciências
description Esse trabalho teve como objetivo realizar um levantamento bibliográfico do tipo estado da arte para conhecer como as pesquisas em ensino de Ciências no Brasil têm discutido as propostas de humanização para a Educação em Ciências. A metodologia foi de cunho qualitativo e utilizou os estudos sobre o Estado da Arte. Os dados foram analisados com base na Análise de Conteúdo e os quatro artigos selecionados foram elencados em duas categorias; enquanto as duas teses e 12 dissertações foram pautadas em três categorias. Foi possível observar que houve poucas investigações sobre como o ensino de Ciências pode ser humanizado e entre elas destacam-se aspectos respectivos as práticas desenvolvidas nas salas de aula, enquanto que a formação de professores de Ciências com viés humanizador foi pouca abordada.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-22
2024-01-09T12:23:13Z
2024-01-09T12:23:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROTTA, Jeane Cristina Gomes et al. A humanização do ensino de ciências: estado da arte no contexto nacional. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática (RevIn), Itapetininga, v. 3, e022009, p. 1-20, 2022. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/810. Acesso em: 9 jan. 2024.
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47171
https://orcid.org/0000-0002-1776-5398
https://orcid.org/0000-0003-2514-2163
https://orcid.org/0000-0002-1572-200
https://orcid.org/0000-0001-7159-1539
identifier_str_mv ROTTA, Jeane Cristina Gomes et al. A humanização do ensino de ciências: estado da arte no contexto nacional. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática (RevIn), Itapetininga, v. 3, e022009, p. 1-20, 2022. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/810. Acesso em: 9 jan. 2024.
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47171
https://orcid.org/0000-0002-1776-5398
https://orcid.org/0000-0003-2514-2163
https://orcid.org/0000-0002-1572-200
https://orcid.org/0000-0001-7159-1539
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508357896110080