A arte como inimiga : as redes reacionárias e a guerra cultural (2013-2021)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Márcio Tavares dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/44399
Resumo: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2021.
id UNB_063261a101c8b64bd174c5836f1dac85
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/44399
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A arte como inimiga : as redes reacionárias e a guerra cultural (2013-2021)Art as enemy : the reactionary networks and the cultural warCensuraGuerra culturalArte e políticaReacionarismoQueermuseuTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2021.Desde 2013, o Brasil acompanha o avanço de um movimento condenatório à arte protagonizado por setores reacionários. A partir do ano de 2016, abriu-se um cenário em que as direitas passaram a ocupar as estruturas de poder político e uma ofensiva contra o campo cultural e artístico ganhou proporções que não eram vistas no país desde a ditadura militar. Em 2017, a exposição Queermuseu foi censurada em Porto Alegre, a partir de iniciativa da própria instituição realizadora (o Santander Cultural), como resultado de uma campanha difamatória orquestrada pelas redes reacionárias. Esses grupos avançariam nos anos seguintes em seu projeto de constrangimento à arte e cultura, tornando a “guerra cultural” um tema central para as discussões políticas, sociais, culturais e artísticas no país. Esses agrupamentos operam a partir de uma ideologia reacionária que deita raízes na história brasileira e nos demais grupos de extrema direita que avançam pelo mundo, sobretudo nos Estados Unidos recentemente. Em 2019, Jair Bolsonaro toma posse e a guerra cultural se torna uma política de governo afetando duramente as condições para o exercício livre da atividade cultural e artística. Nesta pesquisa, delineamos a forma como esse processo se desenvolveu e como a produção artística e cultural é atingida com o avanço do reacionarismo.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).Since 2013, Brazil has followed the advance of an anti-art movement led by reactionary sectors. As of 2016, a scenario emerged in which the right-wing forces began to occupy the structures of political power and an offensive against the cultural and artistic field gained proportions that had not been seen in the country since the military dictatorship. In 2017, the Queermuseu exhibition was censored in Porto Alegre, at the initiative of the promoting institution itself (Santander Cultural), because of a defamatory campaign orchestrated by reactionary networks. These groups would advance in the following years in their project to constrain art and culture, making the "cultural war" a central theme for political, social, cultural, and artistic discussions in the country. These groupings operate from a reactionary ideology that takes root in Brazilian history and in other far-right groups that are advancing around the world, especially in the United States recently. In 2019, Jair Bolsonaro takes office, and the “cultural war” becomes a government policy, severely affecting the conditions for the free exercise of cultural and artistic activity. In this research, we outline how this process developed and how artistic and cultural production is affected by the advance of reactionaryism.Instituto de Artes (IdA)Departamento de Artes Visuais (IdA VIS)Programa de Pós-Graduação em Artes VisuaisMari, MarceloSantos, Márcio Tavares dos2022-08-03T20:44:45Z2022-08-03T20:44:45Z2022-08-032021-10-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSANTOS, Márcio Tavares dos. A arte como inimiga: as redes reacionárias e a guerra cultural (2013-2021). 2021. 396 f., il. Tese (Doutorado em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.https://repositorio.unb.br/handle/10482/44399info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-02T17:06:39Zoai:repositorio.unb.br:10482/44399Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-02T17:06:39Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A arte como inimiga : as redes reacionárias e a guerra cultural (2013-2021)
Art as enemy : the reactionary networks and the cultural war
title A arte como inimiga : as redes reacionárias e a guerra cultural (2013-2021)
spellingShingle A arte como inimiga : as redes reacionárias e a guerra cultural (2013-2021)
Santos, Márcio Tavares dos
Censura
Guerra cultural
Arte e política
Reacionarismo
Queermuseu
title_short A arte como inimiga : as redes reacionárias e a guerra cultural (2013-2021)
title_full A arte como inimiga : as redes reacionárias e a guerra cultural (2013-2021)
title_fullStr A arte como inimiga : as redes reacionárias e a guerra cultural (2013-2021)
title_full_unstemmed A arte como inimiga : as redes reacionárias e a guerra cultural (2013-2021)
title_sort A arte como inimiga : as redes reacionárias e a guerra cultural (2013-2021)
author Santos, Márcio Tavares dos
author_facet Santos, Márcio Tavares dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mari, Marcelo
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Márcio Tavares dos
dc.subject.por.fl_str_mv Censura
Guerra cultural
Arte e política
Reacionarismo
Queermuseu
topic Censura
Guerra cultural
Arte e política
Reacionarismo
Queermuseu
description Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2021.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-22
2022-08-03T20:44:45Z
2022-08-03T20:44:45Z
2022-08-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Márcio Tavares dos. A arte como inimiga: as redes reacionárias e a guerra cultural (2013-2021). 2021. 396 f., il. Tese (Doutorado em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/44399
identifier_str_mv SANTOS, Márcio Tavares dos. A arte como inimiga: as redes reacionárias e a guerra cultural (2013-2021). 2021. 396 f., il. Tese (Doutorado em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/44399
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580915140689920