Touch-and-go as an inclusive education strategy in case of visual impairment

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bressane, Adriano
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Moreira, Geraldo Eustáquio, Villanueva, Sandra Bizarria Lopes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/43159
https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.23066
https://orcid.org/0000-0002-4899-3983
https://orcid.org/0000-0002-1455-6646
https://orcid.org/0000-0001-9573-3247
Resumo: A força perceptual nos estilos de aprendizagem refere-se a obter conhecimento mais facilmente por diferentes sistemas sensoriais. Descobrir as forças e fraquezas perceptivas de cada aluno e encontrar maneiras de melhorar sua aprendizagem é sempre um desafio para o professor. Em casos extremos, como os de baixa visão, a abordagem touch-and-go pode ser uma alternativa. Este trabalho tem por objetivo compartilhar a experiência pedagógica do uso de recursos táticos como estratégia de aprendizagem em um caso de deficiência visual, desenvolvida para apoiar aulas de Álgebra Linear e Geometria Analítica na Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens). Como resultado, verificou-se facilidade no manejo dos recursos táticos pelo aluno, ganho considerável na compreensão dos conceitos teóricos e dos casos práticos analisados ”‹”‹em sala de aula. De acordo com a percepção docente, a experimentação concreta usando a estratégia baseada em recursos táteis (touch-and-go) proporcionou apoio satisfatório para as aulas. Portanto, a abordagem touch-and-go pode ser considerada uma estratégia promissora em casos de deficiência visual.
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spelling Touch-and-go as an inclusive education strategy in case of visual impairmentEstratégias de aprendizagemDeficiência visualÁlgebra linearA força perceptual nos estilos de aprendizagem refere-se a obter conhecimento mais facilmente por diferentes sistemas sensoriais. Descobrir as forças e fraquezas perceptivas de cada aluno e encontrar maneiras de melhorar sua aprendizagem é sempre um desafio para o professor. Em casos extremos, como os de baixa visão, a abordagem touch-and-go pode ser uma alternativa. Este trabalho tem por objetivo compartilhar a experiência pedagógica do uso de recursos táticos como estratégia de aprendizagem em um caso de deficiência visual, desenvolvida para apoiar aulas de Álgebra Linear e Geometria Analítica na Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens). Como resultado, verificou-se facilidade no manejo dos recursos táticos pelo aluno, ganho considerável na compreensão dos conceitos teóricos e dos casos práticos analisados ”‹”‹em sala de aula. De acordo com a percepção docente, a experimentação concreta usando a estratégia baseada em recursos táteis (touch-and-go) proporcionou apoio satisfatório para as aulas. Portanto, a abordagem touch-and-go pode ser considerada uma estratégia promissora em casos de deficiência visual.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB)2022-03-29T14:27:19Z2022-03-29T14:27:19Z2019-02-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBRESSANE, Adriano; MOREIRA, Geraldo Eustáquio; VILLANUEVA, Sandra Bizarria Lopes. Touch-and-go as an inclusive education strategy in case of visual impairment. Linhas Crí­ticas, Brasília, v. 25, e23066, 2019. DOI: 10.26512/lc.v25.2019.23066. Disponível em: https://www.periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/23066. Acesso em: 16 fev. 2022.https://repositorio.unb.br/handle/10482/43159https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.23066https://orcid.org/0000-0002-4899-3983https://orcid.org/0000-0002-1455-6646https://orcid.org/0000-0001-9573-3247Licença - Copyright (c) 2019 Linhas Críticas (CC BY) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: - Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. - Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Fonte: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/23066. Acesso em: 16 fev. 2022.info:eu-repo/semantics/openAccessBressane, AdrianoMoreira, Geraldo EustáquioVillanueva, Sandra Bizarria Lopesporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-08-21T02:31:35Zoai:repositorio.unb.br:10482/43159Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-08-21T02:31:35Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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