Ações afirmativas no sistema educacional : trajetórias de jovens negras da Universidade de Brasília

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Weller, Wivian
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Marly, Silveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/7369
https://dx.doi.org/10.1590/S0104-026X2008000300013
Resumo: O presente artigo apresenta experiências vividas por jovens universitárias que ingressaram pelo sistema de cotas na Universidade de Brasília nos cursos de Engenharia e Ciências Sociais e que apresentam distintas trajetórias de socialização escolar. Analisa as experiências vividas nesses espaços assim como as estratégias diferenciadas no que diz respeito ao enfrentamento do preconceito e da discriminação. Apresenta ainda as avaliações realizadas pelas jovens a respeito da implementação de cotas para estudantes negros nas universidades públicas. Concordamos que não adianta a medida ser justa e estar de acordo com os imperativos da justiça social se ela não produz resultados. As cotas não representam a única forma de luta por reconhecimento e redistribuição, mas refletem a importância e a necessidade de uma modificação mais profunda na gramática dos discursos no interior da universidade e no atendimento das demandas políticas e sociais.
id UNB_07273400d17363a3a2e0a03e345170fd
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/7369
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Ações afirmativas no sistema educacional : trajetórias de jovens negras da Universidade de BrasíliaAfirmative action in the educational system : trajectories of young black women at the University of BrasíliaProgramas de ação afirmativaUniversidade de BrasíliaNegros - educaçãoJuventudeGêneroUniversidade de Brasília - programas de ação afirmativa - aspectos sociaisO presente artigo apresenta experiências vividas por jovens universitárias que ingressaram pelo sistema de cotas na Universidade de Brasília nos cursos de Engenharia e Ciências Sociais e que apresentam distintas trajetórias de socialização escolar. Analisa as experiências vividas nesses espaços assim como as estratégias diferenciadas no que diz respeito ao enfrentamento do preconceito e da discriminação. Apresenta ainda as avaliações realizadas pelas jovens a respeito da implementação de cotas para estudantes negros nas universidades públicas. Concordamos que não adianta a medida ser justa e estar de acordo com os imperativos da justiça social se ela não produz resultados. As cotas não representam a única forma de luta por reconhecimento e redistribuição, mas refletem a importância e a necessidade de uma modificação mais profunda na gramática dos discursos no interior da universidade e no atendimento das demandas políticas e sociais.This article presents the experiences of black female students admitted by the University of Brasília through the affirmative action programme. They attend courses in Engineering and Social Sciences and have experienced different school socialization processes. By choosing students of different academic courses and school backgrounds we tried to analyse their experiences with racism and prejudice and also the strategies to overcome these situations. A second focus of our analyses lies on the experiences of black female students and their attitude toward affirmative action in public universities of Brazil. We agreed that it is not sufficient to say that this policies are fair because they are in accordance to the imperative of social justice, if the results are not evident. The establishment of systems of quotas is not the only way of recognition and redistribution, but it reflects the necessity of an adjustment of the university system to the political and social requirements of the Brazilian society and its people.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)2011-04-12T10:35:42Z2011-04-12T10:35:42Z2008-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfWELLER, Wivian; SILVEIRA, Marly. Ações afirmativas no sistema educacional: trajetórias de jovens negras da Universidade de Brasília. Rev. Estud. Fem., Florianópolis, v. 16, n. 3, p. 931-947, set./dez. 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ref/v16n3/13.pdf>. Acesso em: 16 mar. 2011. doi: 10.1590/S0104-026X2008000300013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/7369https://dx.doi.org/10.1590/S0104-026X2008000300013Weller, WivianMarly, Silveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-17T18:28:01Zoai:repositorio.unb.br:10482/7369Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-17T18:28:01Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Ações afirmativas no sistema educacional : trajetórias de jovens negras da Universidade de Brasília
Afirmative action in the educational system : trajectories of young black women at the University of Brasília
title Ações afirmativas no sistema educacional : trajetórias de jovens negras da Universidade de Brasília
spellingShingle Ações afirmativas no sistema educacional : trajetórias de jovens negras da Universidade de Brasília
Weller, Wivian
Programas de ação afirmativa
Universidade de Brasília
Negros - educação
Juventude
Gênero
Universidade de Brasília - programas de ação afirmativa - aspectos sociais
title_short Ações afirmativas no sistema educacional : trajetórias de jovens negras da Universidade de Brasília
title_full Ações afirmativas no sistema educacional : trajetórias de jovens negras da Universidade de Brasília
title_fullStr Ações afirmativas no sistema educacional : trajetórias de jovens negras da Universidade de Brasília
title_full_unstemmed Ações afirmativas no sistema educacional : trajetórias de jovens negras da Universidade de Brasília
title_sort Ações afirmativas no sistema educacional : trajetórias de jovens negras da Universidade de Brasília
author Weller, Wivian
author_facet Weller, Wivian
Marly, Silveira
author_role author
author2 Marly, Silveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Weller, Wivian
Marly, Silveira
dc.subject.por.fl_str_mv Programas de ação afirmativa
Universidade de Brasília
Negros - educação
Juventude
Gênero
Universidade de Brasília - programas de ação afirmativa - aspectos sociais
topic Programas de ação afirmativa
Universidade de Brasília
Negros - educação
Juventude
Gênero
Universidade de Brasília - programas de ação afirmativa - aspectos sociais
description O presente artigo apresenta experiências vividas por jovens universitárias que ingressaram pelo sistema de cotas na Universidade de Brasília nos cursos de Engenharia e Ciências Sociais e que apresentam distintas trajetórias de socialização escolar. Analisa as experiências vividas nesses espaços assim como as estratégias diferenciadas no que diz respeito ao enfrentamento do preconceito e da discriminação. Apresenta ainda as avaliações realizadas pelas jovens a respeito da implementação de cotas para estudantes negros nas universidades públicas. Concordamos que não adianta a medida ser justa e estar de acordo com os imperativos da justiça social se ela não produz resultados. As cotas não representam a única forma de luta por reconhecimento e redistribuição, mas refletem a importância e a necessidade de uma modificação mais profunda na gramática dos discursos no interior da universidade e no atendimento das demandas políticas e sociais.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-09
2011-04-12T10:35:42Z
2011-04-12T10:35:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv WELLER, Wivian; SILVEIRA, Marly. Ações afirmativas no sistema educacional: trajetórias de jovens negras da Universidade de Brasília. Rev. Estud. Fem., Florianópolis, v. 16, n. 3, p. 931-947, set./dez. 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ref/v16n3/13.pdf>. Acesso em: 16 mar. 2011. doi: 10.1590/S0104-026X2008000300013.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/7369
https://dx.doi.org/10.1590/S0104-026X2008000300013
identifier_str_mv WELLER, Wivian; SILVEIRA, Marly. Ações afirmativas no sistema educacional: trajetórias de jovens negras da Universidade de Brasília. Rev. Estud. Fem., Florianópolis, v. 16, n. 3, p. 931-947, set./dez. 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ref/v16n3/13.pdf>. Acesso em: 16 mar. 2011. doi: 10.1590/S0104-026X2008000300013.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/7369
https://dx.doi.org/10.1590/S0104-026X2008000300013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508216634048512