Reflexões sobre o planejamento e o processo de ensino-aprendizagem : o caso dos professores de informática da Educação Profissional e Tecnológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barroso, Ruan
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Pereira, Andressa, Marques, Dermevaldo, Martins, Fernanda Bezerra Mateus, Cruz, Shirleide Pereira da Silva, Ferreira, Yago
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/40092
https://doi.org/10.29148/labor.v2i24.60211
http://orcid.org/0000-0002-9987-3113
http://orcid.org/0000-0002-4639-8400
Resumo: Considerando o planejamento como um elemento fundamental para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem este artigo propõe refletir sobre o planejamento dos professores de informática da educação profissional e tecnológica com o objetivo de compreender as contribuições com o processo ensino-aprendizagem dos educandos. Utilizou-se como metodologia a abordagem qualitativa, com realização de entrevista semiestruturada com três professores de informática. A análise dos dados se deu pela técnica de Aguiar e Ozella (2006) organizada pelos pré-indicadores e indicadores de forma a chegar nas sínteses dos núcleos de significação do objeto, o que nos possibilitou realizar uma análise empírica considerando os quatro núcleos que emergiram do nosso objeto, são eles: Núcleo 1: Considerações sobre o uso da práxis em busca do rompimento do ensino tradicional; Núcleo 2: Estratégias Metodológicas diferenciadas na construção do conhecimento do discente; Núcleo 3: Avaliação como processo de sondagem e de compreensão dos conteúdos; Núcleo 4: A importância da relação professor-aluno e a motivação dos alunos em sala de aula. Verificou-se que os professores procuram organizar seu planejamento de forma aberta e flexível levando em consideração a realidade do educando e buscando estratégias que possibilitam tornar o processo de ensino-aprendizagem mais significativo.
id UNB_0734f0563bb465462b24a7a7672d4477
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/40092
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Barroso, RuanPereira, AndressaMarques, DermevaldoMartins, Fernanda Bezerra MateusCruz, Shirleide Pereira da SilvaFerreira, Yago2021-02-19T13:22:24Z2021-02-19T13:22:24Z2020-12-21BARROSO, Ruan et al. Reflexões sobre o planejamento e o processo de ensino-aprendizagem: o caso dos professores de informática da Educação Profissional e Tecnológica. Revista Labor, v. 2, n. 24, p. 465-487, 21 dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.29148/labor.v2i24.60211. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/60211. Acesso em: 19 fev. 2021.https://repositorio.unb.br/handle/10482/40092https://doi.org/10.29148/labor.v2i24.60211http://orcid.org/0000-0002-9987-3113http://orcid.org/0000-0002-4639-8400Considerando o planejamento como um elemento fundamental para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem este artigo propõe refletir sobre o planejamento dos professores de informática da educação profissional e tecnológica com o objetivo de compreender as contribuições com o processo ensino-aprendizagem dos educandos. Utilizou-se como metodologia a abordagem qualitativa, com realização de entrevista semiestruturada com três professores de informática. A análise dos dados se deu pela técnica de Aguiar e Ozella (2006) organizada pelos pré-indicadores e indicadores de forma a chegar nas sínteses dos núcleos de significação do objeto, o que nos possibilitou realizar uma análise empírica considerando os quatro núcleos que emergiram do nosso objeto, são eles: Núcleo 1: Considerações sobre o uso da práxis em busca do rompimento do ensino tradicional; Núcleo 2: Estratégias Metodológicas diferenciadas na construção do conhecimento do discente; Núcleo 3: Avaliação como processo de sondagem e de compreensão dos conteúdos; Núcleo 4: A importância da relação professor-aluno e a motivação dos alunos em sala de aula. Verificou-se que os professores procuram organizar seu planejamento de forma aberta e flexível levando em consideração a realidade do educando e buscando estratégias que possibilitam tornar o processo de ensino-aprendizagem mais significativo.Considering planning as a fundamental element for the development of the teaching-learning process. This article proposes to reflect on the planning of computer teachers in vocational and technological education in order to understand how it contributes to the students' teaching-learning process. The qualitative approach was used as a methodology, with a semi-structured interview with three computer teachers. Data analysis was performed using the technique of Aguiar and Ozella (2006) organized by pre-indicators and indicators in order to arrive at the synthesis of the object's meaning cores, which allowed us to carry out an empirical analysis considering the four cores that emerged from the our object, they are: Nucleus 1: Considerations on the use of praxis in search of the break with traditional teaching; Core 2: Differentiated methodological strategies in the construction of student knowledge; Nucleus 3: Evaluation as a process of probing and understanding the contents; Core 4: The importance of the teacher-student relationship and the motivation of students in the classroom. It was found that teachers seek to organize their planning in an open and flexible way taking into account the reality of the student and seeking strategies that enable the adequacy of students. content to the needs of the teaching-learning process, making it possible to make it more meaningful.Considerar la planificación como un elemento fundamental para el desarrollo del proceso de enseñanza-aprendizaje. Este artículo propone reflexionar sobre la planificación de los profesores de informática en la educación vocacional y tecnológica para comprender cómo contribuye al proceso de enseñanza-aprendizaje de los estudiantes. El enfoque cualitativo se utilizó como metodología, con una entrevista semiestructurada con tres profesores de informática. El análisis de datos se realizó utilizando la técnica de Aguiar y Ozella (2006) organizada por preindicadores e indicadores para llegar a la síntesis de los núcleos de significado del objeto, lo que nos permitió llevar a cabo un análisis empírico considerando los cuatro núcleos que surgieron del nuestro objeto son: Núcleo 1: Consideraciones sobre el uso de la praxis en busca de la ruptura con la enseñanza tradicional; Core 2: Estrategias metodológicas diferenciadas en la construcción del conocimiento del alumno; Núcleo 3: Evaluación como un proceso de sondeo y comprensión de los contenidos; Núcleo 4: La importancia de la relación profesor-alumno y la motivación de los alumnos en el aula Se descubrió que los profesores buscan organizar su planificación de una manera abierta y flexible teniendo en cuenta la realidad del alumno y buscando estrategias que permitan la adecuación de los alumnos. contenido a las necesidades del proceso de enseñanza-aprendizaje, lo que hace posible que sea más significativo.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE)Universidade Federal do CearáCopyright (c) 2020 Revista Labor - (CC BY NC ND) - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License. . Fonte: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/60211. Acesso em: 19 fev. 2021.info:eu-repo/semantics/openAccessReflexões sobre o planejamento e o processo de ensino-aprendizagem : o caso dos professores de informática da Educação Profissional e TecnológicaReflections on planning and the teaching-learning process : the case of computer teachers in Professional and Technological EducationReflexiones sobre la planificación y el proceso de enseñanza-aprendizaje : el caso de los profesores de informática en Educación Profesional y Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePlanejamentoEnsino e aprendizagemProfessores de informáticaEnsino profissionalporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_ReflexoesPlanejamentoProcesso.pdfARTIGO_ReflexoesPlanejamentoProcesso.pdfapplication/pdf401514http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/40092/1/ARTIGO_ReflexoesPlanejamentoProcesso.pdfb27dc3d1c77d8dfc26a0badf10c36b79MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain163http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/40092/2/license.txtba54f8d1c5f5ec8df897ad678916c701MD52open access10482/400922023-08-29 14:39:08.579open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/40092U3VibWlzc8OjbyBlZmV0aXZhZGEgcG9yIGludGVncmFudGUgZGEgZXF1aXBlIGRvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVuQiBkZSBhY29yZG8gY29tIGxpY2Vuw6dhIGNvbmNlZGlkYSBwZWxvIGF1dG9yIGUvb3UgZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLg==Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-08-29T17:39:08Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Reflexões sobre o planejamento e o processo de ensino-aprendizagem : o caso dos professores de informática da Educação Profissional e Tecnológica
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Reflections on planning and the teaching-learning process : the case of computer teachers in Professional and Technological Education
Reflexiones sobre la planificación y el proceso de enseñanza-aprendizaje : el caso de los profesores de informática en Educación Profesional y Tecnológica
title Reflexões sobre o planejamento e o processo de ensino-aprendizagem : o caso dos professores de informática da Educação Profissional e Tecnológica
spellingShingle Reflexões sobre o planejamento e o processo de ensino-aprendizagem : o caso dos professores de informática da Educação Profissional e Tecnológica
Barroso, Ruan
Planejamento
Ensino e aprendizagem
Professores de informática
Ensino profissional
title_short Reflexões sobre o planejamento e o processo de ensino-aprendizagem : o caso dos professores de informática da Educação Profissional e Tecnológica
title_full Reflexões sobre o planejamento e o processo de ensino-aprendizagem : o caso dos professores de informática da Educação Profissional e Tecnológica
title_fullStr Reflexões sobre o planejamento e o processo de ensino-aprendizagem : o caso dos professores de informática da Educação Profissional e Tecnológica
title_full_unstemmed Reflexões sobre o planejamento e o processo de ensino-aprendizagem : o caso dos professores de informática da Educação Profissional e Tecnológica
title_sort Reflexões sobre o planejamento e o processo de ensino-aprendizagem : o caso dos professores de informática da Educação Profissional e Tecnológica
author Barroso, Ruan
author_facet Barroso, Ruan
Pereira, Andressa
Marques, Dermevaldo
Martins, Fernanda Bezerra Mateus
Cruz, Shirleide Pereira da Silva
Ferreira, Yago
author_role author
author2 Pereira, Andressa
Marques, Dermevaldo
Martins, Fernanda Bezerra Mateus
Cruz, Shirleide Pereira da Silva
Ferreira, Yago
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barroso, Ruan
Pereira, Andressa
Marques, Dermevaldo
Martins, Fernanda Bezerra Mateus
Cruz, Shirleide Pereira da Silva
Ferreira, Yago
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Planejamento
Ensino e aprendizagem
Professores de informática
Ensino profissional
topic Planejamento
Ensino e aprendizagem
Professores de informática
Ensino profissional
description Considerando o planejamento como um elemento fundamental para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem este artigo propõe refletir sobre o planejamento dos professores de informática da educação profissional e tecnológica com o objetivo de compreender as contribuições com o processo ensino-aprendizagem dos educandos. Utilizou-se como metodologia a abordagem qualitativa, com realização de entrevista semiestruturada com três professores de informática. A análise dos dados se deu pela técnica de Aguiar e Ozella (2006) organizada pelos pré-indicadores e indicadores de forma a chegar nas sínteses dos núcleos de significação do objeto, o que nos possibilitou realizar uma análise empírica considerando os quatro núcleos que emergiram do nosso objeto, são eles: Núcleo 1: Considerações sobre o uso da práxis em busca do rompimento do ensino tradicional; Núcleo 2: Estratégias Metodológicas diferenciadas na construção do conhecimento do discente; Núcleo 3: Avaliação como processo de sondagem e de compreensão dos conteúdos; Núcleo 4: A importância da relação professor-aluno e a motivação dos alunos em sala de aula. Verificou-se que os professores procuram organizar seu planejamento de forma aberta e flexível levando em consideração a realidade do educando e buscando estratégias que possibilitam tornar o processo de ensino-aprendizagem mais significativo.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-12-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-02-19T13:22:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-02-19T13:22:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BARROSO, Ruan et al. Reflexões sobre o planejamento e o processo de ensino-aprendizagem: o caso dos professores de informática da Educação Profissional e Tecnológica. Revista Labor, v. 2, n. 24, p. 465-487, 21 dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.29148/labor.v2i24.60211. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/60211. Acesso em: 19 fev. 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unb.br/handle/10482/40092
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv https://doi.org/10.29148/labor.v2i24.60211
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv http://orcid.org/0000-0002-9987-3113
http://orcid.org/0000-0002-4639-8400
identifier_str_mv BARROSO, Ruan et al. Reflexões sobre o planejamento e o processo de ensino-aprendizagem: o caso dos professores de informática da Educação Profissional e Tecnológica. Revista Labor, v. 2, n. 24, p. 465-487, 21 dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.29148/labor.v2i24.60211. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/60211. Acesso em: 19 fev. 2021.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/40092
https://doi.org/10.29148/labor.v2i24.60211
http://orcid.org/0000-0002-9987-3113
http://orcid.org/0000-0002-4639-8400
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/40092/1/ARTIGO_ReflexoesPlanejamentoProcesso.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/40092/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv b27dc3d1c77d8dfc26a0badf10c36b79
ba54f8d1c5f5ec8df897ad678916c701
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801864032392577024