Identidade na narrativa : a constituição identitária e estética da professora na interação com o aluno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Fabrícia Teixeira
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Araújo, Patrício Câmara, Amaral, Letícia de Castro do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/30126
http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne27
Resumo: A constituição da identidade acontece na interação com o outro e nas atividades que são desenvolvidas em uma configuração estética de si. Neste artigo, apresentamos uma proposta teórica para o estudo sobre identidade docente a partir da descrição e da análise das dinâmicas narrativas de uma mestranda estagiária de docência do ensino superior. O foco do estudo proposto ampara-se na psicologia histórico-cultural e no dialogismo proposto por Bakhtin. Diante disso, as entrevistas foram realizadas com uma professora em uma universidade pública do Centro-Oeste. A partir das análises das narrativas, identificamos a construção da identidade da professora acontecendo na intersubjetividade com os alunos em um movimento complexo em que a constituição de si acontece como processo dialógico e estético.
id UNB_074e4352d7359c90337649124619120f
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/30126
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Borges, Fabrícia TeixeiraAraújo, Patrício CâmaraAmaral, Letícia de Castro do2017-12-07T05:17:47Z2017-12-07T05:17:47Z2016BORGES, Fabrícia Teixeira; ARAÚJO, Patrício Câmara; AMARAL, Letícia de Castro do. Identidade na narrativa: a constituição identitária e estética da professora na interação com o aluno. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. spe, e32ne27, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500202&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 8 mar. 2018. Epub Mar 02, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne27. ________________________________________________________________________________________________________________________________________BORGES, Fabrícia Teixeira; ARAÚJO, Patrício Câmara; AMARAL, Letícia de Castro do. Identity in narrative: constitution of identity and the female teacher’s aesthetic in the interaction with students. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. spe, e32ne27, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500202&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 8 mar. 2018. Epub Mar 02, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne27.http://repositorio.unb.br/handle/10482/30126http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne27A constituição da identidade acontece na interação com o outro e nas atividades que são desenvolvidas em uma configuração estética de si. Neste artigo, apresentamos uma proposta teórica para o estudo sobre identidade docente a partir da descrição e da análise das dinâmicas narrativas de uma mestranda estagiária de docência do ensino superior. O foco do estudo proposto ampara-se na psicologia histórico-cultural e no dialogismo proposto por Bakhtin. Diante disso, as entrevistas foram realizadas com uma professora em uma universidade pública do Centro-Oeste. A partir das análises das narrativas, identificamos a construção da identidade da professora acontecendo na intersubjetividade com os alunos em um movimento complexo em que a constituição de si acontece como processo dialógico e estético.The identity’s construction happens in the interaction with the other and in the activities developed in an aesthetical configuration of the self. In this article, we introduce a theoretical proposal for the study about a teacher’s identity from the description and analysis of the dynamic narratives of an intern master of the higher education. The focus of the proposed study bolsters on the historical-cultural and in the dialogism proposed by Bakhtin. In view of this, the interviews were conducted with a teacher in a public Brazilian university. From the analysis of the narratives, we identified the teacher’s identity construction going on in the intersubjectivity with students in a complex movement that the construction of the self happens as a dialogical and aesthetical process.porengInstituto de Psicologia, Universidade de BrasíliaPsicologia: Teoria e Pesquisa - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500202&lng=en&nrm=iso&tlng=pt&ORIGINALLANG=pt. Acesso em: 8 mar. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessIdentidade na narrativa : a constituição identitária e estética da professora na interação com o alunoIdentity in narrative : constitution of identity and the female teacher’s aesthetic in the interaction with studentsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleProfessoresEstudantesIdentidadePsicologia socialDialogismoreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_IdentidadeNarrativaConstituicao.pdfARTIGO_IdentidadeNarrativaConstituicao.pdfapplication/pdf824017http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/30126/1/ARTIGO_IdentidadeNarrativaConstituicao.pdf04b499e973b8f9bce7076ac7dd8b3009MD51open accessARTIGO_IdentityNarrativeConstitution.pdfARTIGO_IdentityNarrativeConstitution.pdfapplication/pdf983756http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/30126/2/ARTIGO_IdentityNarrativeConstitution.pdf5176f96234de53b00925e1df29847850MD52open access10482/301262023-05-31 21:47:01.227open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/30126Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-06-01T00:47:01Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Identidade na narrativa : a constituição identitária e estética da professora na interação com o aluno
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Identity in narrative : constitution of identity and the female teacher’s aesthetic in the interaction with students
title Identidade na narrativa : a constituição identitária e estética da professora na interação com o aluno
spellingShingle Identidade na narrativa : a constituição identitária e estética da professora na interação com o aluno
Borges, Fabrícia Teixeira
Professores
Estudantes
Identidade
Psicologia social
Dialogismo
title_short Identidade na narrativa : a constituição identitária e estética da professora na interação com o aluno
title_full Identidade na narrativa : a constituição identitária e estética da professora na interação com o aluno
title_fullStr Identidade na narrativa : a constituição identitária e estética da professora na interação com o aluno
title_full_unstemmed Identidade na narrativa : a constituição identitária e estética da professora na interação com o aluno
title_sort Identidade na narrativa : a constituição identitária e estética da professora na interação com o aluno
author Borges, Fabrícia Teixeira
author_facet Borges, Fabrícia Teixeira
Araújo, Patrício Câmara
Amaral, Letícia de Castro do
author_role author
author2 Araújo, Patrício Câmara
Amaral, Letícia de Castro do
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Fabrícia Teixeira
Araújo, Patrício Câmara
Amaral, Letícia de Castro do
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Professores
Estudantes
Identidade
Psicologia social
Dialogismo
topic Professores
Estudantes
Identidade
Psicologia social
Dialogismo
description A constituição da identidade acontece na interação com o outro e nas atividades que são desenvolvidas em uma configuração estética de si. Neste artigo, apresentamos uma proposta teórica para o estudo sobre identidade docente a partir da descrição e da análise das dinâmicas narrativas de uma mestranda estagiária de docência do ensino superior. O foco do estudo proposto ampara-se na psicologia histórico-cultural e no dialogismo proposto por Bakhtin. Diante disso, as entrevistas foram realizadas com uma professora em uma universidade pública do Centro-Oeste. A partir das análises das narrativas, identificamos a construção da identidade da professora acontecendo na intersubjetividade com os alunos em um movimento complexo em que a constituição de si acontece como processo dialógico e estético.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-12-07T05:17:47Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-12-07T05:17:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BORGES, Fabrícia Teixeira; ARAÚJO, Patrício Câmara; AMARAL, Letícia de Castro do. Identidade na narrativa: a constituição identitária e estética da professora na interação com o aluno. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. spe, e32ne27, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500202&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 8 mar. 2018. Epub Mar 02, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne27. ________________________________________________________________________________________________________________________________________
BORGES, Fabrícia Teixeira; ARAÚJO, Patrício Câmara; AMARAL, Letícia de Castro do. Identity in narrative: constitution of identity and the female teacher’s aesthetic in the interaction with students. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. spe, e32ne27, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500202&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 8 mar. 2018. Epub Mar 02, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne27.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/30126
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne27
identifier_str_mv BORGES, Fabrícia Teixeira; ARAÚJO, Patrício Câmara; AMARAL, Letícia de Castro do. Identidade na narrativa: a constituição identitária e estética da professora na interação com o aluno. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. spe, e32ne27, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500202&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 8 mar. 2018. Epub Mar 02, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne27. ________________________________________________________________________________________________________________________________________
BORGES, Fabrícia Teixeira; ARAÚJO, Patrício Câmara; AMARAL, Letícia de Castro do. Identity in narrative: constitution of identity and the female teacher’s aesthetic in the interaction with students. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. spe, e32ne27, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500202&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 8 mar. 2018. Epub Mar 02, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne27.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/30126
http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne27
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/30126/1/ARTIGO_IdentidadeNarrativaConstituicao.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/30126/2/ARTIGO_IdentityNarrativeConstitution.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 04b499e973b8f9bce7076ac7dd8b3009
5176f96234de53b00925e1df29847850
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801864178101649408