UMA VISÃO SOBRE A CONSTRUÇÃO DIALÓGICA DA IDENTIDADE DO PROFESSOR DE ENSINO SUPERIOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira Barbosa, Isabela
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Regina Selpa Heinzle, Marcia, Reinert dos Santos, Jessica
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens
Texto Completo: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/8818
Resumo: As identidades docentes são campo de grandes pesquisas nos estudos atuais sobre educação. Nesse sentido, o presente artigo busca analisar como os constructos identitários acerca do papel de ser professor de ensino superior ocorrem, através da perspectiva dos docentes que atuam nesse campo profissional. Para atingir o objetivo proposto por este artigo, a geração de dados se deu através da seleção e entrevista de professores universitários que cursam o primeiro ano do curso de Mestrado em Educação em uma universidade particular situada no sul do Brasil através da utilização de técnicas de complemento para a geração dos dados. Após a geração dos dados, realizamos as análises da materialidade linguística tendo como base teórica principal os estudos de Vygotsky (2001), levando em consideração a constituição das identidades que emergem dos relatos dos professores. A análise também se deu através dos estudos identitários (HALL, 2014; WOODWARD, 2014) e sobre a identidade e o fazer docente (GATTI, 1996). Nossos dados apontam que a identidade do professor ocorre nas construções diárias que enfrenta na profissão docente, além de trazer consigo suas experiências prévias vividas na esfera familiar, ou até mesmo escolar, nos tempos em que era aluno. É possível observar através das entrevistas, as marcas deixadas pelo ensino ao longo de todos os anos acadêmicos, das influências prévias, das vivências familiares e extracurriculares.
id FURB-7_e389c4962ef35ba87c12df1856bac6bd
oai_identifier_str oai:ojs.bu.furb.br:article/8818
network_acronym_str FURB-7
network_name_str Linguagens
repository_id_str
spelling UMA VISÃO SOBRE A CONSTRUÇÃO DIALÓGICA DA IDENTIDADE DO PROFESSOR DE ENSINO SUPERIOREnsino superior. Identidade. Professor. Relações dialógicas.As identidades docentes são campo de grandes pesquisas nos estudos atuais sobre educação. Nesse sentido, o presente artigo busca analisar como os constructos identitários acerca do papel de ser professor de ensino superior ocorrem, através da perspectiva dos docentes que atuam nesse campo profissional. Para atingir o objetivo proposto por este artigo, a geração de dados se deu através da seleção e entrevista de professores universitários que cursam o primeiro ano do curso de Mestrado em Educação em uma universidade particular situada no sul do Brasil através da utilização de técnicas de complemento para a geração dos dados. Após a geração dos dados, realizamos as análises da materialidade linguística tendo como base teórica principal os estudos de Vygotsky (2001), levando em consideração a constituição das identidades que emergem dos relatos dos professores. A análise também se deu através dos estudos identitários (HALL, 2014; WOODWARD, 2014) e sobre a identidade e o fazer docente (GATTI, 1996). Nossos dados apontam que a identidade do professor ocorre nas construções diárias que enfrenta na profissão docente, além de trazer consigo suas experiências prévias vividas na esfera familiar, ou até mesmo escolar, nos tempos em que era aluno. É possível observar através das entrevistas, as marcas deixadas pelo ensino ao longo de todos os anos acadêmicos, das influências prévias, das vivências familiares e extracurriculares.Fundação Universidade Regional de Blumenau2019-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/881810.7867/1981-9943.2019v13n2p351-367Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 13 n. 2 (2019); 351-3671981-9943reponame:Linguagensinstname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)instacron:FURBporhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/8818/4751Copyright (c) 2020 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessVieira Barbosa, IsabelaRegina Selpa Heinzle, MarciaReinert dos Santos, Jessica2022-07-14T14:57:44Zoai:ojs.bu.furb.br:article/8818Revistahttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagensPUBhttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/oailinguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com1981-99431981-9943opendoar:2022-07-14T14:57:44Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB)false
dc.title.none.fl_str_mv UMA VISÃO SOBRE A CONSTRUÇÃO DIALÓGICA DA IDENTIDADE DO PROFESSOR DE ENSINO SUPERIOR
title UMA VISÃO SOBRE A CONSTRUÇÃO DIALÓGICA DA IDENTIDADE DO PROFESSOR DE ENSINO SUPERIOR
spellingShingle UMA VISÃO SOBRE A CONSTRUÇÃO DIALÓGICA DA IDENTIDADE DO PROFESSOR DE ENSINO SUPERIOR
Vieira Barbosa, Isabela
Ensino superior. Identidade. Professor. Relações dialógicas.
title_short UMA VISÃO SOBRE A CONSTRUÇÃO DIALÓGICA DA IDENTIDADE DO PROFESSOR DE ENSINO SUPERIOR
title_full UMA VISÃO SOBRE A CONSTRUÇÃO DIALÓGICA DA IDENTIDADE DO PROFESSOR DE ENSINO SUPERIOR
title_fullStr UMA VISÃO SOBRE A CONSTRUÇÃO DIALÓGICA DA IDENTIDADE DO PROFESSOR DE ENSINO SUPERIOR
title_full_unstemmed UMA VISÃO SOBRE A CONSTRUÇÃO DIALÓGICA DA IDENTIDADE DO PROFESSOR DE ENSINO SUPERIOR
title_sort UMA VISÃO SOBRE A CONSTRUÇÃO DIALÓGICA DA IDENTIDADE DO PROFESSOR DE ENSINO SUPERIOR
author Vieira Barbosa, Isabela
author_facet Vieira Barbosa, Isabela
Regina Selpa Heinzle, Marcia
Reinert dos Santos, Jessica
author_role author
author2 Regina Selpa Heinzle, Marcia
Reinert dos Santos, Jessica
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira Barbosa, Isabela
Regina Selpa Heinzle, Marcia
Reinert dos Santos, Jessica
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior. Identidade. Professor. Relações dialógicas.
topic Ensino superior. Identidade. Professor. Relações dialógicas.
description As identidades docentes são campo de grandes pesquisas nos estudos atuais sobre educação. Nesse sentido, o presente artigo busca analisar como os constructos identitários acerca do papel de ser professor de ensino superior ocorrem, através da perspectiva dos docentes que atuam nesse campo profissional. Para atingir o objetivo proposto por este artigo, a geração de dados se deu através da seleção e entrevista de professores universitários que cursam o primeiro ano do curso de Mestrado em Educação em uma universidade particular situada no sul do Brasil através da utilização de técnicas de complemento para a geração dos dados. Após a geração dos dados, realizamos as análises da materialidade linguística tendo como base teórica principal os estudos de Vygotsky (2001), levando em consideração a constituição das identidades que emergem dos relatos dos professores. A análise também se deu através dos estudos identitários (HALL, 2014; WOODWARD, 2014) e sobre a identidade e o fazer docente (GATTI, 1996). Nossos dados apontam que a identidade do professor ocorre nas construções diárias que enfrenta na profissão docente, além de trazer consigo suas experiências prévias vividas na esfera familiar, ou até mesmo escolar, nos tempos em que era aluno. É possível observar através das entrevistas, as marcas deixadas pelo ensino ao longo de todos os anos acadêmicos, das influências prévias, das vivências familiares e extracurriculares.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/8818
10.7867/1981-9943.2019v13n2p351-367
url https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/8818
identifier_str_mv 10.7867/1981-9943.2019v13n2p351-367
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/8818/4751
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Universidade Regional de Blumenau
publisher.none.fl_str_mv Fundação Universidade Regional de Blumenau
dc.source.none.fl_str_mv Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 13 n. 2 (2019); 351-367
1981-9943
reponame:Linguagens
instname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)
instacron:FURB
instname_str Universidade Regional de Blumenau (FURB)
instacron_str FURB
institution FURB
reponame_str Linguagens
collection Linguagens
repository.name.fl_str_mv Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB)
repository.mail.fl_str_mv linguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com
_version_ 1798945199916843008