Interação e construção de conhecimento em situação de roda na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrada, Lorena Pimenta de
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/6317
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2006.
id UNB_07f1dc862493b233254f59e7c5371e19
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/6317
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Interação e construção de conhecimento em situação de roda na educação infantilInteraction and the construction of knowledge in Kindergarten Education circle activitiesConstrução do conhecimentoAbordagem interdisciplinar do conhecimentoEducação de criançasProfessores e alunosDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2006.A perspectiva Sócio-histórica concebe que a criança se desenvolve, constituindo-se sujeito consciente e atuante de sua cultura a partir das relações sociais concretamente estabelecidas, sobretudo com o Outro mais experiente, que age juntamente com ela, para além de seu nível real de desenvolvimento, construindo uma zona de desenvolvimento proximal promovedora do seu aprendizado. Nesse processo a linguagem possui papel de destaque. Discute-se as interações em sala de aula como possibilitadoras da construção dos processos linguísticos e sociocognitivos relevantes para o desenvolvimento do conhecimentos mais complexos e aponta-se para a necessidade de se definir técnicas mais apuradas para a compreensão das especificidades da interação. O presente estudo objetivou descrever e analisar como ocorre a construção de conhecimento na interação professora(s)-criança(s) em situação de roda na Educação Infantil, buscando compreender a dinâmica interativa a partir da relação entre as estratégias comunicativas das professoras e crianças, com os conhecimentos construídos na interação. Participaram do estudo sete crianças com idade entre vinte e quatro e trinta e dois meses e duas professoras integrantes do Ciclo 1 de uma escola de caráter associativo. Ao longo de sete meses foram desenvolvidas seis sessões de filmagem da atividade de roda inicial e primeira atividade - parte da rotina cotidiana da escola em questão - para observação e registro das interações e comunicação verbal e não verbal entre as crianças e as professoras. A sumarização de todas as sessões e consulta ao diário de campo forneceram subsídio para a escolha de dez episódios mais significativos, quanto às trocas e negociações na díade professora(s)-criança(s). Os episódios foram posteriormente analisados a partir de um método microgenético com análise da conversação adaptada à psicologia que possibilitou o acompanhamento das trocas e negociações, turno a turno e quanto às seqüências dialógicas. Os resultados trazem a microanálise dos episódios com o levantamento e definição das estratégias comunicativas verbais e não-verbais das crianças e professoras e análise dos conhecimentos construídos na interação – protoconceitos e protonarrativas. As estratégias das professoras, das quais predominou a pergunta orientada confirmação e o espelhamento de confirmação, demonstraram o direcionamento delas para a orientação das crianças no processo de construção conjunta de conhecimento, subsidiando a ampliação das suas noções e habilidades prévias, com o fornecimento de um andaime ou scaffolding, auxílio visível ou audível às crianças. E, as estratégias das crianças, das quais predominou a fala descritiva por afirmação simples e o comportamento proto-declarativo, demonstraram o desenvolvimento da fala egocêntrica acompanhando e auxiliando o desenvolvimento da atividade e, a participação ativa e intencional delas nesse processo. O estudo contribui para a reflexão e prática na Educação Infantil e aponta para a necessidade de aprofundamento e validação das estratégias comunicativas encontradas. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTSocio-cultural perspective conceives the child as developing as an active participant and conscious of his/her culture taking part in social interactions concretely established. In interactions the child builds with a more experienced Other zones of proximal development that promote his/her development. In this work we discuss classroom interactions as promoters of sociocognitive and linguistic processes that are relevant to the development of complex knowledge and we indicate the necessity of defining more appropriate techniques in order to understand the specificities of those interactions. In order to understand teachers´ and children´ communicative strategies related to the dynamics of interaction this work aimed at describing and analyzing how the knowledge is built in teacher(s)- child/children interactions in preschool education. During seven months six 50 min. circle and first activities sessions were tape recorded in which seven 24 to 32 months old children and two teachers participated. Summarized sessions and a field journal directed the choice of ten episodes that were more relevant to the objective of this study. Those episodes were analyzed through microgenetic and Conversational Analysis adapted to Psychology methods. Results indicated that verbal and non verbal communicative strategies were used both by teachers and children and moreover how children were building knowledge organized in protoconcepts and protonarratives. On one hand, teachers´ mostly made use of questions to confirm and mirroring strategies indicating their orientation towards the building of new knowledge together with children through scaffolding. On the other hand, children usually used descriptive talk strategies and proto-declarative behaviour indicating the development of egocentric speech as children´s talk kept up with and mediated activity. This study may contribute to the reflection on Kindergarten Education and to the necessity to deepen and validating the communicative strategies found in it.Barbato, Silviane BonaccorsiAndrada, Lorena Pimenta de2010-12-23T12:23:27Z2010-12-23T12:23:27Z2010-12-232006-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfANDRADA, Interação e construção de conhecimento em situação de roda na educação infantil. 2006. 175 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.http://repositorio.unb.br/handle/10482/6317info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T18:16:04Zoai:repositorio.unb.br:10482/6317Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T18:16:04Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Interação e construção de conhecimento em situação de roda na educação infantil
Interaction and the construction of knowledge in Kindergarten Education circle activities
title Interação e construção de conhecimento em situação de roda na educação infantil
spellingShingle Interação e construção de conhecimento em situação de roda na educação infantil
Andrada, Lorena Pimenta de
Construção do conhecimento
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Educação de crianças
Professores e alunos
title_short Interação e construção de conhecimento em situação de roda na educação infantil
title_full Interação e construção de conhecimento em situação de roda na educação infantil
title_fullStr Interação e construção de conhecimento em situação de roda na educação infantil
title_full_unstemmed Interação e construção de conhecimento em situação de roda na educação infantil
title_sort Interação e construção de conhecimento em situação de roda na educação infantil
author Andrada, Lorena Pimenta de
author_facet Andrada, Lorena Pimenta de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barbato, Silviane Bonaccorsi
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrada, Lorena Pimenta de
dc.subject.por.fl_str_mv Construção do conhecimento
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Educação de crianças
Professores e alunos
topic Construção do conhecimento
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Educação de crianças
Professores e alunos
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2006.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-06
2010-12-23T12:23:27Z
2010-12-23T12:23:27Z
2010-12-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ANDRADA, Interação e construção de conhecimento em situação de roda na educação infantil. 2006. 175 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/6317
identifier_str_mv ANDRADA, Interação e construção de conhecimento em situação de roda na educação infantil. 2006. 175 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/6317
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508308968505344