Interação e construção de conhecimento em situação de roda na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/6317 |
Resumo: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2006. |
id |
UNB_07f1dc862493b233254f59e7c5371e19 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/6317 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Interação e construção de conhecimento em situação de roda na educação infantilInteraction and the construction of knowledge in Kindergarten Education circle activitiesConstrução do conhecimentoAbordagem interdisciplinar do conhecimentoEducação de criançasProfessores e alunosDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2006.A perspectiva Sócio-histórica concebe que a criança se desenvolve, constituindo-se sujeito consciente e atuante de sua cultura a partir das relações sociais concretamente estabelecidas, sobretudo com o Outro mais experiente, que age juntamente com ela, para além de seu nível real de desenvolvimento, construindo uma zona de desenvolvimento proximal promovedora do seu aprendizado. Nesse processo a linguagem possui papel de destaque. Discute-se as interações em sala de aula como possibilitadoras da construção dos processos linguísticos e sociocognitivos relevantes para o desenvolvimento do conhecimentos mais complexos e aponta-se para a necessidade de se definir técnicas mais apuradas para a compreensão das especificidades da interação. O presente estudo objetivou descrever e analisar como ocorre a construção de conhecimento na interação professora(s)-criança(s) em situação de roda na Educação Infantil, buscando compreender a dinâmica interativa a partir da relação entre as estratégias comunicativas das professoras e crianças, com os conhecimentos construídos na interação. Participaram do estudo sete crianças com idade entre vinte e quatro e trinta e dois meses e duas professoras integrantes do Ciclo 1 de uma escola de caráter associativo. Ao longo de sete meses foram desenvolvidas seis sessões de filmagem da atividade de roda inicial e primeira atividade - parte da rotina cotidiana da escola em questão - para observação e registro das interações e comunicação verbal e não verbal entre as crianças e as professoras. A sumarização de todas as sessões e consulta ao diário de campo forneceram subsídio para a escolha de dez episódios mais significativos, quanto às trocas e negociações na díade professora(s)-criança(s). Os episódios foram posteriormente analisados a partir de um método microgenético com análise da conversação adaptada à psicologia que possibilitou o acompanhamento das trocas e negociações, turno a turno e quanto às seqüências dialógicas. Os resultados trazem a microanálise dos episódios com o levantamento e definição das estratégias comunicativas verbais e não-verbais das crianças e professoras e análise dos conhecimentos construídos na interação – protoconceitos e protonarrativas. As estratégias das professoras, das quais predominou a pergunta orientada confirmação e o espelhamento de confirmação, demonstraram o direcionamento delas para a orientação das crianças no processo de construção conjunta de conhecimento, subsidiando a ampliação das suas noções e habilidades prévias, com o fornecimento de um andaime ou scaffolding, auxílio visível ou audível às crianças. E, as estratégias das crianças, das quais predominou a fala descritiva por afirmação simples e o comportamento proto-declarativo, demonstraram o desenvolvimento da fala egocêntrica acompanhando e auxiliando o desenvolvimento da atividade e, a participação ativa e intencional delas nesse processo. O estudo contribui para a reflexão e prática na Educação Infantil e aponta para a necessidade de aprofundamento e validação das estratégias comunicativas encontradas. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTSocio-cultural perspective conceives the child as developing as an active participant and conscious of his/her culture taking part in social interactions concretely established. In interactions the child builds with a more experienced Other zones of proximal development that promote his/her development. In this work we discuss classroom interactions as promoters of sociocognitive and linguistic processes that are relevant to the development of complex knowledge and we indicate the necessity of defining more appropriate techniques in order to understand the specificities of those interactions. In order to understand teachers´ and children´ communicative strategies related to the dynamics of interaction this work aimed at describing and analyzing how the knowledge is built in teacher(s)- child/children interactions in preschool education. During seven months six 50 min. circle and first activities sessions were tape recorded in which seven 24 to 32 months old children and two teachers participated. Summarized sessions and a field journal directed the choice of ten episodes that were more relevant to the objective of this study. Those episodes were analyzed through microgenetic and Conversational Analysis adapted to Psychology methods. Results indicated that verbal and non verbal communicative strategies were used both by teachers and children and moreover how children were building knowledge organized in protoconcepts and protonarratives. On one hand, teachers´ mostly made use of questions to confirm and mirroring strategies indicating their orientation towards the building of new knowledge together with children through scaffolding. On the other hand, children usually used descriptive talk strategies and proto-declarative behaviour indicating the development of egocentric speech as children´s talk kept up with and mediated activity. This study may contribute to the reflection on Kindergarten Education and to the necessity to deepen and validating the communicative strategies found in it.Barbato, Silviane BonaccorsiAndrada, Lorena Pimenta de2010-12-23T12:23:27Z2010-12-23T12:23:27Z2010-12-232006-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfANDRADA, Interação e construção de conhecimento em situação de roda na educação infantil. 2006. 175 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.http://repositorio.unb.br/handle/10482/6317info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T18:16:04Zoai:repositorio.unb.br:10482/6317Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T18:16:04Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interação e construção de conhecimento em situação de roda na educação infantil Interaction and the construction of knowledge in Kindergarten Education circle activities |
title |
Interação e construção de conhecimento em situação de roda na educação infantil |
spellingShingle |
Interação e construção de conhecimento em situação de roda na educação infantil Andrada, Lorena Pimenta de Construção do conhecimento Abordagem interdisciplinar do conhecimento Educação de crianças Professores e alunos |
title_short |
Interação e construção de conhecimento em situação de roda na educação infantil |
title_full |
Interação e construção de conhecimento em situação de roda na educação infantil |
title_fullStr |
Interação e construção de conhecimento em situação de roda na educação infantil |
title_full_unstemmed |
Interação e construção de conhecimento em situação de roda na educação infantil |
title_sort |
Interação e construção de conhecimento em situação de roda na educação infantil |
author |
Andrada, Lorena Pimenta de |
author_facet |
Andrada, Lorena Pimenta de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barbato, Silviane Bonaccorsi |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrada, Lorena Pimenta de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Construção do conhecimento Abordagem interdisciplinar do conhecimento Educação de crianças Professores e alunos |
topic |
Construção do conhecimento Abordagem interdisciplinar do conhecimento Educação de crianças Professores e alunos |
description |
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2006. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-06 2010-12-23T12:23:27Z 2010-12-23T12:23:27Z 2010-12-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ANDRADA, Interação e construção de conhecimento em situação de roda na educação infantil. 2006. 175 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006. http://repositorio.unb.br/handle/10482/6317 |
identifier_str_mv |
ANDRADA, Interação e construção de conhecimento em situação de roda na educação infantil. 2006. 175 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/6317 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508308968505344 |