Adolescentes curitibanos e a recepção do programa Pânico : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rauth, Carin Wagner
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/7253
Resumo: Orientadora: Rosa Maria Dalla Costa
id UFPR_46fec970f7fb2b19401c0839ee7b76a7
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/7253
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Rauth, Carin WagnerUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoDalla Costa, Rosa Maria Cardoso, 1961-2022-08-11T18:01:48Z2022-08-11T18:01:48Z2006https://hdl.handle.net/1884/7253Orientadora: Rosa Maria Dalla CostaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2006Inclui bibliografia e anexosResumo: Os constantes avanços tecnológicos e a forte presença dos meios de comunicação de massa nas sociedades ocidentais transformam cada vez mais a cultura de cada uma delas. Cultura esta que produz sentidos, ensina formas de ser, agir e se comportar, organizando a sociedade para que ela se reconheça pelo consumo e siga a sua lógica. Neste cenário, a escola precisa se transformar, passando a ter um papel importante não apenas como espaço onde se dá a educação, mas também como lugar de reflexão e mediação sobre as transformações da sociedade, principalmente no Brasil, país em que a comunicação é o pilar mais forte da cultura. O propósito deste trabalho é compreender os sentidos produzidos por jovens curitibanos, especificamente na sua relação com o programa de rádio Pânico, procurando entender o que pensam sobre ele, o que materializam, o que aprendem com ele, etc... Para isto, foi realizada uma pesquisa com uma turma de alunos do último ano do Ensino Médio de uma escola pública na cidade de Curitiba. Os alunos responderam dois questionários (com perguntas gerais sobre seus hábitos culturais e perguntas específicas sobre o rádio e o programa em questão) além de responderem a uma entrevista. O embasamento teórico se pauta em autores que estudam a relação educação e comunicação, a recepção, os estudos culturais e as práticas escolares.Abstract: Constant technological progress and the strength of mass media communication in western societies constantly change their cultural organization. This organization is now composed so as to produce meaning, teach how to behave, how to react and how to be, in such a way that the society can recognize itself in consumption and follow this logic. According to this scenario, school needs to be transformed, playing a more important role not only as a place where education is passed on, but also as a place of mediation and analysis of society's change. This is especially important in Brazil, where media communication is the strongest building block of culture. The aim of this work is to understand how young teenagers from Curitiba produce sense in their understanding of a radio program called "Panico", trying to understand what they think about it, how they materialize it, what they have learnt from it, etc. In order to do this, research has been done with a class of the last year of the school system in a public school from Curitiba. Students answered two questionnaires (one with general questions about their cultural habits and another one with specific questions about the mentioned radio program). They have also done an interview. The theoretical background is based on authors that studied the relationship between education and communication, reception, cultural studies and school practice.vi, 89 f. : tabs.application/pdfDisponível em formato digitalAdolescentes na comunicação de massaComunicação de massaCulturaRadioRedação acadêmicaEducaçãoAdolescentes curitibanos e a recepção do programa Pânico : um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALdissertação_CarinWagner_2006.pdfapplication/pdf644425https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/7253/1/disserta%c3%a7%c3%a3o_CarinWagner_2006.pdf643e296bc83335deff99051d8aa94f79MD51open accessTEXTdissertação_CarinWagner_2006.pdf.txtExtracted Texttext/plain201155https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/7253/2/disserta%c3%a7%c3%a3o_CarinWagner_2006.pdf.txt1ccfb8693b8294fce43d3c5e873cac61MD52open accessTHUMBNAILdissertação_CarinWagner_2006.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1161https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/7253/3/disserta%c3%a7%c3%a3o_CarinWagner_2006.pdf.jpg0225f75876776dd0eeaeb6a8dd7fb18fMD53open access1884/72532022-08-11 15:01:48.85open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/7253Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-11T18:01:48Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Adolescentes curitibanos e a recepção do programa Pânico : um estudo de caso
title Adolescentes curitibanos e a recepção do programa Pânico : um estudo de caso
spellingShingle Adolescentes curitibanos e a recepção do programa Pânico : um estudo de caso
Rauth, Carin Wagner
Adolescentes na comunicação de massa
Comunicação de massa
Cultura
Radio
Redação acadêmica
Educação
title_short Adolescentes curitibanos e a recepção do programa Pânico : um estudo de caso
title_full Adolescentes curitibanos e a recepção do programa Pânico : um estudo de caso
title_fullStr Adolescentes curitibanos e a recepção do programa Pânico : um estudo de caso
title_full_unstemmed Adolescentes curitibanos e a recepção do programa Pânico : um estudo de caso
title_sort Adolescentes curitibanos e a recepção do programa Pânico : um estudo de caso
author Rauth, Carin Wagner
author_facet Rauth, Carin Wagner
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Rauth, Carin Wagner
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dalla Costa, Rosa Maria Cardoso, 1961-
contributor_str_mv Dalla Costa, Rosa Maria Cardoso, 1961-
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescentes na comunicação de massa
Comunicação de massa
Cultura
Radio
Redação acadêmica
Educação
topic Adolescentes na comunicação de massa
Comunicação de massa
Cultura
Radio
Redação acadêmica
Educação
description Orientadora: Rosa Maria Dalla Costa
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-11T18:01:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-11T18:01:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/7253
url https://hdl.handle.net/1884/7253
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv vi, 89 f. : tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/7253/1/disserta%c3%a7%c3%a3o_CarinWagner_2006.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/7253/2/disserta%c3%a7%c3%a3o_CarinWagner_2006.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/7253/3/disserta%c3%a7%c3%a3o_CarinWagner_2006.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 643e296bc83335deff99051d8aa94f79
1ccfb8693b8294fce43d3c5e873cac61
0225f75876776dd0eeaeb6a8dd7fb18f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898863202795520