Comunicação e mediação entre a criança da primeira infância e a informação digital na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Vivianne da Rocha
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/18803
http://dx.doi.org/10.26512/2015.05.D.18803
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2015.
id UNB_09908d96b064262ff30492191b8f78ab
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/18803
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Comunicação e mediação entre a criança da primeira infância e a informação digital na educação infantilEducação de criançasComunicação e tecnologiaPrimeira infânciaInformação digitalDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2015.O objetivo de pesquisa consiste em identificar as estratégias de comunicação e mediação entre a criança da primeira infância e a informação digital no âmbito escolar infantil. Para que o mesmo fosse atingido na fase de pré-teste utilizou-se de observações assistemáticas de aulas no laboratório de informática no Colégio Santa Maria situado na cidade satélite de Santa Maria Distrito Federal, por dois dias durante três semanas no final do mês de maio e início de junho de 2014, com intuito de testar o método e validá-lo para coleta definitiva. Nesta etapa foram observadas turmas de educação infantil com crianças entre três e cinco anos de idade. Como resultado preliminar notou-se algumas reações emocionais por parte das crianças na interação com os jogos e entre elas. Observaram-se, também, alunos entre quatro e cinco anos da educação infantil do Colégio La Salle de Brasília durante duas segundas-feiras do mês de setembro. Neste as crianças utilizam jogos do smartkids selecionados pelo professor com propósito de aprenderem a formar palavras associadas com as figuras correspondentes e as pronúncias reforçando as aulas de português, no caso ou outros jogos quando a intenção de reforçar outra disciplina. Após a realização da atividade selecionada os alunos puderam jogar no site de jogos friv, porém com restrições há alguns jogos. Em maio de 2015 realizou-se a coleta final no Colégio La Salle de Brasília em uma turma de infantil IV. Em todas as observações as crianças interagem, hora com a “informação digital”, entre elas e o professor. Percebeu-se que as principais estratégias de comunicação e mediação da informação utilizadas são a disponibilização de vídeos, jogos e demais informações digitais lúdicas.The research goal is to identify how the communication and mediation strategies between a child early childhood and digital information no infant school scope. So that it was reached in the pretest phase was used to unsystematic notes not computer lab classes without college located in Santa Maria city satellite Santa Maria Federal District, in two days during three weeks of may no definitive month home and june 2014, with the purpose of test method and validates it final paragraph collection. At this stage were observed childhood education classes with children between three and five years of age. as preliminary result was noted some emotional reactions by children in interaction with and between games them. They observed, also, students between four and five years of early childhood education from La Salle College of Brasilia, two mondays for month september. This how children use selected SmartKids hair teacher games with purpose to learn one forming words associated with figures such as correspondents and as reinforcing pronunciations portuguese classes, not if or other games when an intention to strengthen another discipline. After a realization of selected os activity students could play any site friv games, but with no restrictions some games. In may 2015 we held a final at La Salle College of Brasilia in a group of children infant IV. In all comments as children interact, time with one teacher and "digital information" between them. He was noticed que main strategies of communication and mediation of information used are the availability of videos, games and other recreational digital information.Faculdade de Ciência da Informação (FCI)Programa de Pós-Graduação em Ciência da InformaçãoKafure Muñoz, IvetteRodrigues, Vivianne da Rocha2015-11-26T12:48:33Z2015-11-26T12:48:33Z2015-11-262015-05-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRODRIGUES, Vivianne da Rocha. Comunicação e mediação entre a criança da primeira infância e a informação digital na educação infantil. 2015. 81 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://repositorio.unb.br/handle/10482/18803http://dx.doi.org/10.26512/2015.05.D.18803A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-27T14:06:43Zoai:repositorio.unb.br:10482/18803Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-27T14:06:43Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação e mediação entre a criança da primeira infância e a informação digital na educação infantil
title Comunicação e mediação entre a criança da primeira infância e a informação digital na educação infantil
spellingShingle Comunicação e mediação entre a criança da primeira infância e a informação digital na educação infantil
Rodrigues, Vivianne da Rocha
Educação de crianças
Comunicação e tecnologia
Primeira infância
Informação digital
title_short Comunicação e mediação entre a criança da primeira infância e a informação digital na educação infantil
title_full Comunicação e mediação entre a criança da primeira infância e a informação digital na educação infantil
title_fullStr Comunicação e mediação entre a criança da primeira infância e a informação digital na educação infantil
title_full_unstemmed Comunicação e mediação entre a criança da primeira infância e a informação digital na educação infantil
title_sort Comunicação e mediação entre a criança da primeira infância e a informação digital na educação infantil
author Rodrigues, Vivianne da Rocha
author_facet Rodrigues, Vivianne da Rocha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kafure Muñoz, Ivette
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Vivianne da Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de crianças
Comunicação e tecnologia
Primeira infância
Informação digital
topic Educação de crianças
Comunicação e tecnologia
Primeira infância
Informação digital
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2015.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-26T12:48:33Z
2015-11-26T12:48:33Z
2015-11-26
2015-05-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RODRIGUES, Vivianne da Rocha. Comunicação e mediação entre a criança da primeira infância e a informação digital na educação infantil. 2015. 81 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/18803
http://dx.doi.org/10.26512/2015.05.D.18803
identifier_str_mv RODRIGUES, Vivianne da Rocha. Comunicação e mediação entre a criança da primeira infância e a informação digital na educação infantil. 2015. 81 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/18803
http://dx.doi.org/10.26512/2015.05.D.18803
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580739681419264