O ensino médio público no passado e presente : um estudo de seus sentidos e significados nas vozes docentes do Gama - DF

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Cilene Vilarins Cardoso da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/25203
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2017.
id UNB_09e11ab3634a7e8331f57920078401b3
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/25203
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling O ensino médio público no passado e presente : um estudo de seus sentidos e significados nas vozes docentes do Gama - DFEnsino médio - Distrito Federal (Brasil)Professores - Distrito Federal (Brasil)MemóriaHistória da EducaçãoEducação básicaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2017.Esta pesquisa apresenta de modo geral os sentidos e significados do ensino médio de escolas públicas no Distrito Federal. A reconstrução dos sentidos e significados se deu por meio de pesquisa documental, ressignificação da memória de professores mais antigos da escola e opiniões dos professores do período atual do ensino médio em uma escola do Distrito Federal ao longo da história, mais especificamente, o Centro de Ensino Médio 01 do Gama - DF. A pesquisa foi realizada a partir de um viés analítico, numa perspectiva de pesquisa histórica e de comparação que permeia dimensões social, cultural, educacional e histórica. Primeiramente, a pesquisa analisou a constituição do ensino médio por meio de documentos sobre a escola. Logo após, propôs trabalhar com a ressignificação da memória dos professores mais antigos da escola contrastando-as com as opiniões sobre a escola e o ensino médio dos professores do período atual. Para tanto, foram realizados grupos de discussão com os professores e, após a transcrição dos dados, estes foram analisados com base no Método Documentário, tal como desenvolvido por Ralf Bohnsack a partir da Sociologia do Conhecimento de Karl Mannheim. Os resultados apontam que os sentidos e significados construídos são únicos em cada espaço escolar e que estão diretamente ligados às vozes coletivas de seus atores e ao tempo histórico de cada grupo que o compõe.This research presents in a general way the meanings and meanings of the high school of public schools in the Federal District. The reconstruction of the senses and meanings occurred through documentary research, re-signification of the memory of older teachers of the school and opinions of the teachers of the current period of high school in a school of the Federal District throughout history, more specifically, the Center of High School 01 from Gama - DF. The research was carried out from an analytical perspective, from a perspective of historical research and comparison that permeates social, cultural, educational and historical dimensions. First, the research analyzed the constitution of high school through documents about the school. Soon after, he proposed to work with the re-signification of the memory of the oldest teachers of the school contrasting them with the opinions about the school and the high school of the teachers of the current period. To that end, discussion groups were held with the teachers who, after the data were transcribed, they were analyzed based on the Documentary Method, as developed by Ralf Bohnsack from the Sociology of Knowledge of Karl Mannheim. The results point out that the constructed meanings and meanings are unique in each school space and are directly linked to the collective voices of their actors and to the historical time of each group that composes it.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoWeller, WivianSilva, Cilene Vilarins Cardoso da2017-11-07T14:51:47Z2017-11-07T14:51:47Z2017-11-072017-06-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Cilene Vilarins Cardoso da. O ensino médio público no passado e presente: um estudo de seus sentidos e significados nas vozes docentes do Gama - DF. 2017. 131 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.http://repositorio.unb.br/handle/10482/25203A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-29T12:29:40Zoai:repositorio.unb.br:10482/25203Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-29T12:29:40Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino médio público no passado e presente : um estudo de seus sentidos e significados nas vozes docentes do Gama - DF
title O ensino médio público no passado e presente : um estudo de seus sentidos e significados nas vozes docentes do Gama - DF
spellingShingle O ensino médio público no passado e presente : um estudo de seus sentidos e significados nas vozes docentes do Gama - DF
Silva, Cilene Vilarins Cardoso da
Ensino médio - Distrito Federal (Brasil)
Professores - Distrito Federal (Brasil)
Memória
História da Educação
Educação básica
title_short O ensino médio público no passado e presente : um estudo de seus sentidos e significados nas vozes docentes do Gama - DF
title_full O ensino médio público no passado e presente : um estudo de seus sentidos e significados nas vozes docentes do Gama - DF
title_fullStr O ensino médio público no passado e presente : um estudo de seus sentidos e significados nas vozes docentes do Gama - DF
title_full_unstemmed O ensino médio público no passado e presente : um estudo de seus sentidos e significados nas vozes docentes do Gama - DF
title_sort O ensino médio público no passado e presente : um estudo de seus sentidos e significados nas vozes docentes do Gama - DF
author Silva, Cilene Vilarins Cardoso da
author_facet Silva, Cilene Vilarins Cardoso da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Weller, Wivian
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Cilene Vilarins Cardoso da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino médio - Distrito Federal (Brasil)
Professores - Distrito Federal (Brasil)
Memória
História da Educação
Educação básica
topic Ensino médio - Distrito Federal (Brasil)
Professores - Distrito Federal (Brasil)
Memória
História da Educação
Educação básica
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-07T14:51:47Z
2017-11-07T14:51:47Z
2017-11-07
2017-06-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Cilene Vilarins Cardoso da. O ensino médio público no passado e presente: um estudo de seus sentidos e significados nas vozes docentes do Gama - DF. 2017. 131 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/25203
identifier_str_mv SILVA, Cilene Vilarins Cardoso da. O ensino médio público no passado e presente: um estudo de seus sentidos e significados nas vozes docentes do Gama - DF. 2017. 131 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/25203
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580693808316416