Comunitários de saúde de Sergipe-Brasil : um estudo das práticas de alfabetização em informação e comunicação em saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freire, Valéria Pinto
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Paixão, Pablo Boaventura Sales, Lima, Maria de Fátima Monte, Linhares, Ronaldo Nunes, Mendonça, Ana Valéria Machado, Sousa, Maria Fátima de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/11407
Resumo: Colaboração editorial da Faculdade de Ciência da Informação (FCI) da UnB
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spelling Comunitários de saúde de Sergipe-Brasil : um estudo das práticas de alfabetização em informação e comunicação em saúdeThe inclusion of community health agents of Sergipe, Brazil : a study of literacy practices in information and communication in healthLa inclusión de los Agentes Comunitarios de Salud de Sergipe, Brasil: un estudio de las prácticas de alfabetización en información y comunicación ensaludInclusão digitalInclusão socialAgentes comunitários de saúdeAlfabetização por computadorColaboração editorial da Faculdade de Ciência da Informação (FCI) da UnBO papel social das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) nos processos educacional e profissional exige maior efetividade das políticas públicas e programas criados e implementados pelos governos, com o intuito de preparar os cidadãos para as possibilidades educacionais e informacionais advindas das TIC. A pesquisa em foco, subproduto do Projeto 'A prática do Ensino a Distância (EaD) como estratégia de aproximação entre os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Sergipe e as Tecnologias da Informação e da Comunicação' busca identificar caminhos efetivos de Infoinclusão social, através de práticas de Alfabetização em Informação e Comunicação (ALFIN). Fundamenta-se na teoria da Ação Comunicativa e nos estudos de Educação de Paulo Freire. Utilizou-se o Estudo de Caso como modalidade de pesquisa com abordagem qualitativa através de seus métodos e técnicas de coleta, análise e interpretação das informações obtidas. O grupo focal foi utilizado para colher relatos descritivos entre os sujeitos envolvidos, permitindo ao investigador analisar a maneira como os sujeitos interpretam aspectos da infoinclusão social, por meio de ALFIN. Foram observadas as práticas de 10 Agentes Comunitários de Saúde (ACS), do “Projeto de Inclusão Digital dos Agentes Comunitários de Saúde de Sergipe”, em oficina de ALFIN, cuja estratégia educativa aconteceu à distância. As oficinas permitiram a análise das dificuldades e facilidades encontradas no tocante à necessidade da inserção de práticas de ALFIN nas políticas públicas de inclusão digital. Foram construídas ações e estratégias que visavam os sujeitos integrantes de projetos e programas de infoinclusão social oportunizando-lhes a saírem da posição de expectadores do processo e, paulatinamente assumirem uma posição ativa na formação do conhecimento, tornando os capazes de desenvolver uma atitude crítica e aplicá-la ao longo de suas vidas pessoal e profissional. ____________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe social role of Information and Communication Technology (ICT) in educational processes and professional demands greater effectiveness of public policies and programs designed and implemented by governments, in order to prepare citizens for educational and informational opportunity esarising from ICT. The research focus, abyproduct of the Project ‘The practice of Distance Learning (DL) as a strategy of rapprochement between the Community Health Agents (CHA) of Sergipe and Information Technology and Communications’ seeks to identify effective ways of in foinclusion social through practices of Literacy in Information and Communication (ALFIN). Based on the Theory of Communicative Action and Education in studies of Paulo Freire. Weused the case study as a form of qualitative research approach through its methods andtechniques for collecting, analyzing and interpreting the data. The focus group wasused to collect descriptive accounts of those involved, allowing the researcher to examine how subjects interpret aspects of social infoinclusion through ALFIN. We observed the practices of 10 Community Health Agents (CHA), the “Digital Inclusion Project of Community Health Agents of Sergipe,” in ALFIN workshop, which took place at a distance education strategy. The workshops allowed the analysis of the difficulties and facilities found on the need of inserting ALFIN practices in public policies for digital inclusion. They were built actions and strategies aimed at members of the subject projects and social programs providing opportunities infoinclusion them to leave the position of spectators of the process, and gradually assume an active role in the formation of knowledge, enabling them to develop a critical attitude and applyit throughout their personal and professional lives. ____________________________________________________________________________________ RESUMENEl papel social de la Tecnología dela Información y la Comunicación (TIC)en los procesos educativos y las exigencias profesionales una mayor eficacia de laspolíticas públicas y programas diseñados e implementados por los gobiernos, conel fin de preparar a los ciudadanos de las oportunidades educativas y de información derivadas de las TIC. El enfoque de la investigación, un subproducto del Proyecto“La práctica de la enseñanza a distancia (DL)como una estrategia de acercamiento entrelos Agentes Comunitarios de Salud (ACS) deSergipe y Tecnología de la Información y las Comunicaciones” trata de identificar formas eficaces de infoinclusion sociales a través de prácticas de la Alfabetización en Informacióny Comunicación (ALFIN). Basada en la Teoríade la acción comunicativa y la educaciónen los estudios de Paulo Freire. Se utilizó elestudio de caso como una forma de enfoque de investigación cualitativa através de susmétodos y técnicas para recopilar, analizar einterpretar los datos. El grupo de enfoque se utilizó para recopilar relatos descriptivos de los involucrados, lo que permite al investigador para examinar cómo los sujetos interpretan aspectos de la infoinclusion social a travésde ALFIN. Hemos observado las prácticas de10 Agentes Comunitarios de Salud (ACS),el “Proyecto de Inclusión Digital de Agentes Comunitarios de Salud de Sergipe,” en ALFIN taller, que tuvo lugar en una estrategia de educación a distancia. Los talleres permitieron el análisis de las dificultades y facilidades que se encuentran en la necesidad de introducir prácticas de ALFIN en las políticas públicas de inclusión digital. Se construyeron las accionesy estrategias dirigidas a los miembros de los proyectos y programas sujetos sociales que garantizan una infoinclusion oportunidadesa abandonar la posición de espectadores del proceso, y asumir gradualmente un papel activo en la formación de conocimientos, que les permita desarrollar una actitud crítica y aplicar lo largo de su vida personal y profesionalFaculdade de Ciências da Saúde (FS)Departamento de Saúde Coletiva (FS DSC)Revista coordenada pelo Núcleo de Estudos de Saúde Pública (NESP) do Departamento de Saúde Coletiva (DSC) da Universidade de Brasília (UnB)2012-10-11T19:02:04Z2012-10-11T19:02:04Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFREIRE, Valéria Pinto et al. Comunitários de saúde de Sergipe-Brasil : um estudo das práticas de alfabetização em informação e comunicação em saúde. Revista Tempus - Actas de Saúde Coletiva, v. 5, n. 4, p. 221- 239, 2011. 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