A voz do feminino na poesia contemporânea de Adélia Prado, Adriana Calcanhotto e Angélica Torres

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Ismênia Pereira da Costa
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/9490
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, 2011.
id UNB_0b355b6a774b326a19aa089d72c5e5d2
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/9490
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A voz do feminino na poesia contemporânea de Adélia Prado, Adriana Calcanhotto e Angélica TorresPrado, AdéliaPoesia brasileira - mulheresCalcanhotto, Adriana, 1965-Música popular - BrasilTorres, AngélicaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, 2011.O objetivo desta pesquisa é detectar em textos poéticos selecionados de Adélia Prado, Adriana Calcanhotto e Angélica Torres o lugar do qual o sujeito enunciador constrói seu discurso e como se posiciona perante as demandas da contemporaneidade. Analisar a manifestação poética feminina, canônica e não-canônica, na poesia brasileira contemporânea de autoria feminina, direcionando também um olhar para as vozes femininas presentes na canção popular brasileira. Perceber como esse sujeito histórico formula seu discurso e trabalha a linguagem para produzir sentidos e construir sua história. Compreende-se que o processo de globalização encontra-se intimamente relacionado às transformações sociais, culturais e individuais vivenciadas neste tempo contemporâneo, que denota a fluidez das fronteiras de centro e margens, nas quais o deslocamento e o descentramento constituem o universo contemporâneo. Para suporte conceitual, os teóricos com os quais trabalho são Zygmunt Bauman (2001), Stuart Hall (2001), Linda Hutcheon (1991) e Anthony Giddens (1991). Eles concordam que esta época é o período das incertezas, das fragmentações e das desconstruções devido a fatores sociais como as modificações sistêmicas do capitalismo, da cultura informatizada, e a fatores individuais como o descentramento e fragmentação na concepção de sujeitos. Em suma, perceber como este “eu”, o sujeito feminino, manifesta-se no momento globalizado contemporâneo e se torna fator relevante para que se possa discuti-lo nas suas representações dialógicas e simbólicas. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTThe aim of this study is to find in poetic texts written by Adélia Prado, Adriana Calcanhotto and Angelica Torres the place where the enunciator subject builds her speech, as well as her position facing contemporary demands. Thus, an analysis of either canonic or non-canonic female poetic manifestations is performed, regarding Brazilian contemporary poetry by female authors, also focusing on female voices present in Brazilian popular songs, in order to perceive how this historical subject designs her speech and works on language to make sense and build her story. It is understood the globalization process is closely related to social, cultural, and individual changes experienced in such contemporary moment, which denotes the existence of a thin line between center and borders, where displacement and decentralization compose the contemporary universe. The authors supporting the theoretical basis of this study: Zygmunt Bauman (2001), Stuart Hall (2001), Linda Hutcheon (1991), and Anthony Giddens (1991) agree that the epoch we live in is seen as the age of uncertainties, fragmentations, and deconstructions, due to social factors, such as systemic changes in capitalism, in computing culture, and individual factors, such as decentralization and fragmentation in subjects‟ conception. In short, perceiving how this “self”, the female subject, expresses herself in the contemporary globalised moment becomes a relevant issue to discuss this subject in her dialogic and symbolic representations.Instituto de Letras (IL)Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)Programa de Pós-Graduação em LiteraturaCyntrão, Sylvia HelenaSantana, Ismênia Pereira da Costa2011-10-19T13:11:01Z2011-10-19T13:11:01Z2011-10-192011-06-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTANA, Ismênia Pereira da Costa. A voz do feminino na poesia contemporânea de Adélia Prado, Adriana Calcanhotto e Angélica Torres.2011. 105 f. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília,2011.http://repositorio.unb.br/handle/10482/9490info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-03-14T14:54:57Zoai:repositorio.unb.br:10482/9490Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-03-14T14:54:57Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A voz do feminino na poesia contemporânea de Adélia Prado, Adriana Calcanhotto e Angélica Torres
title A voz do feminino na poesia contemporânea de Adélia Prado, Adriana Calcanhotto e Angélica Torres
spellingShingle A voz do feminino na poesia contemporânea de Adélia Prado, Adriana Calcanhotto e Angélica Torres
Santana, Ismênia Pereira da Costa
Prado, Adélia
Poesia brasileira - mulheres
Calcanhotto, Adriana, 1965-
Música popular - Brasil
Torres, Angélica
title_short A voz do feminino na poesia contemporânea de Adélia Prado, Adriana Calcanhotto e Angélica Torres
title_full A voz do feminino na poesia contemporânea de Adélia Prado, Adriana Calcanhotto e Angélica Torres
title_fullStr A voz do feminino na poesia contemporânea de Adélia Prado, Adriana Calcanhotto e Angélica Torres
title_full_unstemmed A voz do feminino na poesia contemporânea de Adélia Prado, Adriana Calcanhotto e Angélica Torres
title_sort A voz do feminino na poesia contemporânea de Adélia Prado, Adriana Calcanhotto e Angélica Torres
author Santana, Ismênia Pereira da Costa
author_facet Santana, Ismênia Pereira da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cyntrão, Sylvia Helena
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Ismênia Pereira da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Prado, Adélia
Poesia brasileira - mulheres
Calcanhotto, Adriana, 1965-
Música popular - Brasil
Torres, Angélica
topic Prado, Adélia
Poesia brasileira - mulheres
Calcanhotto, Adriana, 1965-
Música popular - Brasil
Torres, Angélica
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, 2011.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-19T13:11:01Z
2011-10-19T13:11:01Z
2011-10-19
2011-06-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTANA, Ismênia Pereira da Costa. A voz do feminino na poesia contemporânea de Adélia Prado, Adriana Calcanhotto e Angélica Torres.2011. 105 f. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília,2011.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/9490
identifier_str_mv SANTANA, Ismênia Pereira da Costa. A voz do feminino na poesia contemporânea de Adélia Prado, Adriana Calcanhotto e Angélica Torres.2011. 105 f. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília,2011.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/9490
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508163046572032