Telejornalismo e educação ambiental : formação do sujeito consumidor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Cristiane Leite
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/7998
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, 2010.
id UNB_0c0ef8eb2a11c6b54445929515bf0071
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/7998
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Telejornalismo e educação ambiental : formação do sujeito consumidorEducação ambientalTelejornalismoMudança socialDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, 2010.presente trabalho analisa as vertentes de Educação Ambiental difundidas por três telejornais especializados na cobertura de temáticas ambientais: Cidades e Soluções, Repórter Eco e Globo Ecologia. Para o estudo, optou-se, como primeiro passo, por entrevistar os jornalistas responsáveis pelos programas acerca da concepção de natureza, desenvolvimento sustentável e educação ambiental e da relação entre os grupos sociais e deles com o meio ambiente. Tais entrevistas, após transcritas, foram seguidas da análise exploratória das edições exibidas em abril e maio de 2009, e da transcrição de 15 edições selecionadas. A última etapa consistiu na análise de conteúdo das entrevistas e edições à luz do referencial teórico que, em três capítulos, contemplou as seguintes questões: Desenvolvimento Sustentável e mudança social; concepção de educação no processo de transformação social; concepções de Educação Ambiental; mídia e constituição do sujeito contemporâneo (aqui abordando-se a possibilidade de uma concepção de educação transformadora no jornalismo ambiental). Dentre os resultados, concluímos que os telejornais ambientais analisados pautam suas edições num projeto formativo voltado para a sujeição à ideologia dominante da sociedade capitalista, sendo predominante a vertente pragmática de Educação Ambiental. Notou-se uma frequente coexistência da vertente conservadora e a pragmática, sendo raros os momentos em que se notaram traços da EA crítica. As semelhanças que possibilitaram tão frequente coexistência entre as duas concepções justificam-se por uma mesma concepção de Educação que está por trás de ambas é aquela que historicamente se tornou inerente à "missão" da mídia: formar consumidores a partir de uma educação voltada para a sujeição, uma educação mercadológica alicerçada num conceito de público como massa indistinta e deslocada de seus vínculos comunitários, suas diferenças culturais e suas contradições de classeThis study analyzes Environmental Education aspects employed by three television news shows specialized in coverage of environmental topics: Cidades e Soluções, Repórter Eco and Globo Ecologia. The first step chosen in the study was to conduct interviews with journalists responsible for these shows regarding their views on nature, sustainable development and environmental education and the relationship among social groups and between them and the environment. These interviews, once transcribed, were followed by an exploratory analysis of shows aired in April and May, 2009, and transcription of 15 selected shows. The last stage consisted in analysis of the content of the interviews and shows in light of theoretical frameworks that, in three chapters, included the following issues: Sustainable Development and Social Change; conception of education in transforming social conceptions of environmental education, media and constitution of the contemporary subject (here discussing the possibility of a conception of transformative education in environmental journalism). Among the results, we conclude that base their newscasts analyzed environmental issues in a project aimed at training the subjection to the dominant ideology of capitalist society, being predominantly a pragmatic perspective of Environmental Education. There has been a frequent coexistence of conservative and pragmatic aspects are rare moments when you noticed traces of the EA review. The similarities that allowed so frequent coexistence between the two views are justified by the same conception of education that is behind them is one that historically has become inherent in the "mission" of the media: educate consumers from an education geared towards entry, an marketing education based on a concept of public and indiscriminate mass and displaced from their community ties, cultural differences and contradictions of class.Centro de Desenvolvimento SustentávelPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento SustentávelSá, Laís Maria Borges de MourãoPereira, Cristiane Leite2011-05-24T14:20:24Z2011-05-24T14:20:24Z2011-05-242010-05-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPEREIRA, Cristiane Leite. Telejornalismo e educação ambiental: formação do sujeito consumidor. 2010. 347 f., il. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável)-Universidade de Brasília, 2010.http://repositorio.unb.br/handle/10482/7998info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-11T00:51:43Zoai:repositorio.unb.br:10482/7998Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-11T00:51:43Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Telejornalismo e educação ambiental : formação do sujeito consumidor
title Telejornalismo e educação ambiental : formação do sujeito consumidor
spellingShingle Telejornalismo e educação ambiental : formação do sujeito consumidor
Pereira, Cristiane Leite
Educação ambiental
Telejornalismo
Mudança social
title_short Telejornalismo e educação ambiental : formação do sujeito consumidor
title_full Telejornalismo e educação ambiental : formação do sujeito consumidor
title_fullStr Telejornalismo e educação ambiental : formação do sujeito consumidor
title_full_unstemmed Telejornalismo e educação ambiental : formação do sujeito consumidor
title_sort Telejornalismo e educação ambiental : formação do sujeito consumidor
author Pereira, Cristiane Leite
author_facet Pereira, Cristiane Leite
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sá, Laís Maria Borges de Mourão
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Cristiane Leite
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Telejornalismo
Mudança social
topic Educação ambiental
Telejornalismo
Mudança social
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, 2010.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-05-24
2011-05-24T14:20:24Z
2011-05-24T14:20:24Z
2011-05-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PEREIRA, Cristiane Leite. Telejornalismo e educação ambiental: formação do sujeito consumidor. 2010. 347 f., il. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável)-Universidade de Brasília, 2010.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/7998
identifier_str_mv PEREIRA, Cristiane Leite. Telejornalismo e educação ambiental: formação do sujeito consumidor. 2010. 347 f., il. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável)-Universidade de Brasília, 2010.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/7998
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508310694461440