Análise da usabilidade no processo de mediação pedagógica em Educação a Distância a partir da percepção da professora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Gerson André da Silva e
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/13716
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013.
id UNB_0c15c386926e2bcbaea7ef3acc5d5d02
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/13716
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Análise da usabilidade no processo de mediação pedagógica em Educação a Distância a partir da percepção da professoraEnsino a distânciaMaterial didáticoTecnologia educacionalDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013.A utilização das tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem tem chamado a atenção de pesquisadores interessados em conhecer quais reais contribuições elas podem trazer para a educação. O rápido desenvolvimento da Educação a Distância (EAD) no Brasil impulsionou a produção de material didático digital nos últimos anos. Entretanto, disponibilizar material didático digital em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) requer uma adaptação do material, tanto pedagógica quanto técnica. A forma como lidamos com a informação no mundo virtual gera novas demandas cognitivas na compreensão da informação. Nesta pesquisa buscamos analisar o diálogo entre a usabilidade e o processo de mediação pedagógica. Procuramos então aplicar os princípios de usabilidade ao material didático original e procuramos ver se uma mesma professora, ofertando tanto o material didático original quanto o adaptado, demonstraria alguma mudança de percepção no processo de mediação pedagógica. Nossa perspectiva inicial era que, após nossas análises, poderíamos verificar se a aplicação de indicadores de usabilidade seria algo contributório, ou não, para o processo de mediação pedagógica. Mais especificamente, gostaríamos de ver qual indicador contribui mais para a qualificação da mediação pedagógica, bem como os indicadores que não tivessem grande influência. Os resultados demonstram que o material didático adaptado com os indicadores de usabilidade pode propiciar uma prática pedagógica que oportunize múltiplas experimentações, múltiplas expressões, criando uma conexão em rede e que permitem arquitetar percursos hipertextuais. Podemos dizer que a aplicação potencializa o desenvolvimento de uma situação educativa mais interativa, mas que conforme mostramos nesta pesquisa, outros fatores também transpassam a situação educativa a distância, como a avaliação, e podem obstaculizar a efetividade do processo de mediação pedagógica.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoSantos, Gilberto LacerdaSilva, Gerson André da Silva e2013-07-26T14:48:34Z2013-07-26T14:48:34Z2013-07-262013-04-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Gerson André da Silva e. Análise da usabilidade no processo de mediação pedagógica em Educação a Distância a partir da percepção da professora. 2013. 147 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/13716A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-08T21:22:41Zoai:repositorio.unb.br:10482/13716Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-08T21:22:41Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da usabilidade no processo de mediação pedagógica em Educação a Distância a partir da percepção da professora
title Análise da usabilidade no processo de mediação pedagógica em Educação a Distância a partir da percepção da professora
spellingShingle Análise da usabilidade no processo de mediação pedagógica em Educação a Distância a partir da percepção da professora
Silva, Gerson André da Silva e
Ensino a distância
Material didático
Tecnologia educacional
title_short Análise da usabilidade no processo de mediação pedagógica em Educação a Distância a partir da percepção da professora
title_full Análise da usabilidade no processo de mediação pedagógica em Educação a Distância a partir da percepção da professora
title_fullStr Análise da usabilidade no processo de mediação pedagógica em Educação a Distância a partir da percepção da professora
title_full_unstemmed Análise da usabilidade no processo de mediação pedagógica em Educação a Distância a partir da percepção da professora
title_sort Análise da usabilidade no processo de mediação pedagógica em Educação a Distância a partir da percepção da professora
author Silva, Gerson André da Silva e
author_facet Silva, Gerson André da Silva e
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Gilberto Lacerda
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Gerson André da Silva e
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância
Material didático
Tecnologia educacional
topic Ensino a distância
Material didático
Tecnologia educacional
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-26T14:48:34Z
2013-07-26T14:48:34Z
2013-07-26
2013-04-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Gerson André da Silva e. Análise da usabilidade no processo de mediação pedagógica em Educação a Distância a partir da percepção da professora. 2013. 147 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/13716
identifier_str_mv SILVA, Gerson André da Silva e. Análise da usabilidade no processo de mediação pedagógica em Educação a Distância a partir da percepção da professora. 2013. 147 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/13716
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580682000302080