Modelo integrado de uso do solo e transporte para o aprimoramento das previsões de demanda : uma aplicação do tranus em Brasília – DF

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vanderlei, Raphael Gonçalves
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/22318
http://dx.doi.org/10.26512/2016.08.D.22318
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2016.
id UNB_0cd7eb1741ea59657bcb95ed0d56d6cc
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/22318
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Modelo integrado de uso do solo e transporte para o aprimoramento das previsões de demanda : uma aplicação do tranus em Brasília – DFLand use and transport interaction model for demand predictions enhancement : an application of tranus in Brasília – Distrito FederalTransportes - planejamentoTransporte - BrasilProcesso decisórioDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2016.A interação entre a oferta de transporte e a localização das atividades urbanas é um fenômeno com muitos estudos consolidados. O planejamento de transportes tem nos modelos de previsão de demanda uma importante ferramenta para a tomada de decisão em relação a novas intervenções físicas e serviços de transporte. Estes modelos de previsão buscam segregar os dados mais críticos do sistema de transporte para entender a situação atual e prever a evolução. Os modelos integrados de transporte e uso do solo, também conhecido por modelos LUTI (Land used transportation integration) são uma alternativa para a geração de previsões de demanda por meio da inserção de dados socioeconômicos de uso do solo das zona de tráfego, que se alteram conforme as mudanças de acessibilidade. O TRANUS é um dos modelos LUTI mais detalhados e de grande potencial de aplicação na área metropolitana do Distrito Federal (DF). Existe um desequilíbrio acentuado no Distrito Federal devido a sua concepção fortemente centralizadora, segregada e dispersa onde vias expressas realizam a interação entre as zonas periféricas e o centro. O Distrito Federal teve um crescimento exponencial e uma expansão da área urbana com novos assentamentos de baixa densidade, dispersão que colabora com a segregação social e supressão de oportunidades. Brasília tem todas as condições que permitem a realização da modelagem, em especial pela disponibilidade dos dados necessários. A aplicação do TRANUS na região metropolitana do Distrito Federal foi realizada por meio da importação da rede previamente criada no software EMME. A rede foi ajustada para o TRANUS, com inserção manual de informações sobre o transporte e em especial de uso do solo. Por esse trabalho foi possível criar a rede e aplicar o TRANUS para o desenvolvimento de um cenário base. Os resultados mostram saturação das vias estruturantes do Distrito Federal semelhantes às conclusões da aplicação do modelo EMME e do volume observado em dia típico, validando o estudo. Entretanto as variação dos valores de carregamento viário indicam a necessidade de calibração antes do processamento de cenários futuros.The interaction between transport supply and urban activity location is a phenomenon with strongly consolidated studies. Transport planning has in demand prediction models an important tool for decision making in relation to new physical interventions and transport services. This prediction models search to segregate critical data to understand the present situation and predict evolution. Land use and transport integrated models, also known as LUTI models, are an alternative for generation of demand prediction by insertion of socioeconomic data and land use of traffic zones, which alternates according to accessibility changes. TRANUS is one of the most detailed LUTI models, with great potential for application on the Distrito Federal (DF) metropolitan region. There is an accentuated imbalance in Distrito Federal due its strong centralist, segregated and disperse conception, where highways have an important role on interaction between peripheral zones and central ones. Federal District had an explosive growth in the later years with the expansion of urban areas with new, low density, settlements. Those dispersions collaborate with social segregation and opportunity suppression. Brasília has all conditions, which allows the development of modeling, in special due data availability. The application of TRANUS on the metropolitan region of Distrito Federal was performed through the importation of a previously designed network on the software EMME. The network was imported and adjusted for TRANUS, with manual insertion of land-use and transport data. In the present work was possible to generate a Brasília Network and apply TRANUS on the development of the reference scenario. The results showed saturation of Distrito Federal´s structural axis with similar conclusion from previously applied models and with vehicle volume, validating this study. However the values variations on the road loading indicates the necessity of calibration of the network before processing future scenarios.Faculdade de Tecnologia (FT)Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)Programa de Pós-Graduação em TransportesGonzales Taco, Pastor WillyLa Barra, Tómas deVanderlei, Raphael Gonçalves2017-01-30T17:44:53Z2017-01-30T17:44:53Z2017-01-302016-08-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfVANDERLEI, Raphael Gonçalves. Modelo integrado de uso do solo e transporte para o aprimoramento das previsões de demanda: uma aplicação do tranus em Brasília – DF. 2016. xvi, 131 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.http://repositorio.unb.br/handle/10482/22318http://dx.doi.org/10.26512/2016.08.D.22318A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-08T17:16:50Zoai:repositorio.unb.br:10482/22318Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-08T17:16:50Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelo integrado de uso do solo e transporte para o aprimoramento das previsões de demanda : uma aplicação do tranus em Brasília – DF
Land use and transport interaction model for demand predictions enhancement : an application of tranus in Brasília – Distrito Federal
title Modelo integrado de uso do solo e transporte para o aprimoramento das previsões de demanda : uma aplicação do tranus em Brasília – DF
spellingShingle Modelo integrado de uso do solo e transporte para o aprimoramento das previsões de demanda : uma aplicação do tranus em Brasília – DF
Vanderlei, Raphael Gonçalves
Transportes - planejamento
Transporte - Brasil
Processo decisório
title_short Modelo integrado de uso do solo e transporte para o aprimoramento das previsões de demanda : uma aplicação do tranus em Brasília – DF
title_full Modelo integrado de uso do solo e transporte para o aprimoramento das previsões de demanda : uma aplicação do tranus em Brasília – DF
title_fullStr Modelo integrado de uso do solo e transporte para o aprimoramento das previsões de demanda : uma aplicação do tranus em Brasília – DF
title_full_unstemmed Modelo integrado de uso do solo e transporte para o aprimoramento das previsões de demanda : uma aplicação do tranus em Brasília – DF
title_sort Modelo integrado de uso do solo e transporte para o aprimoramento das previsões de demanda : uma aplicação do tranus em Brasília – DF
author Vanderlei, Raphael Gonçalves
author_facet Vanderlei, Raphael Gonçalves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonzales Taco, Pastor Willy
La Barra, Tómas de
dc.contributor.author.fl_str_mv Vanderlei, Raphael Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Transportes - planejamento
Transporte - Brasil
Processo decisório
topic Transportes - planejamento
Transporte - Brasil
Processo decisório
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2016.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-24
2017-01-30T17:44:53Z
2017-01-30T17:44:53Z
2017-01-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VANDERLEI, Raphael Gonçalves. Modelo integrado de uso do solo e transporte para o aprimoramento das previsões de demanda: uma aplicação do tranus em Brasília – DF. 2016. xvi, 131 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/22318
http://dx.doi.org/10.26512/2016.08.D.22318
identifier_str_mv VANDERLEI, Raphael Gonçalves. Modelo integrado de uso do solo e transporte para o aprimoramento das previsões de demanda: uma aplicação do tranus em Brasília – DF. 2016. xvi, 131 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/22318
http://dx.doi.org/10.26512/2016.08.D.22318
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508216765120512