Geração e detecção de campos eletromagnéticos por meio da Bobina de Tesla : uma proposta de ensino a partir de organizadores avançados ausubelianos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Ingrid de Sousa Rodrigues
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/37448
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2019.
id UNB_0d3b36af7a7d719910858b027554abdc
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/37448
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Geração e detecção de campos eletromagnéticos por meio da Bobina de Tesla : uma proposta de ensino a partir de organizadores avançados ausubelianosGeneration and detection of electromagnetic fields through the tesla coil : a proposal for teaching from ausubelian advanced organizersIndução eletromagnéticaCampo eletromagnéticoBobina de TeslaAprendizagem significativaFísica - estudo e ensinoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2019.Na busca de estratégias de ensino para facilitar a aquisição, o armazenamento e a utilização do conhecimento a ser apreendido, a partir do conhecimento prévio dos alunos, propomos uma sequência de aprendizagem construída em torno de um experimento que inclui a maior parte dos temas associados com o eletromagnetismo. Desse modo, elaborou-se esse trabalho com objetivo de abordar os conceitos de indução eletromagnética e de campo eletromagnético, por meio da bobina de Tesla, um experimento que, ao mesmo tempo, permite abordar também a geração e a detecção de campos eletromagnéticos. Para o desenvolvimento do projeto, nos utilizamos da teoria de Aprendizagem Significativa de David Ausubel e nos baseamos em diversas referências voltadas para o ensino com utilização de atividades prático-experimentais, os quais foram tomados, por nós, como organizadores avançados. Como marco legal, nos utilizamos da Lei de Diretrizes e Bases e das Diretrizes Curriculares Nacionais. A aplicação da sequência foi realizada em uma turma de terceiro ano do Ensino Médio, em uma escola pública do Distrito Federal. Observamos que os estudantes demonstraram serem mais participativos e apresentaram resultados considerados satisfatórios nas avaliações.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).Searching for teaching strategies to enhance the acquisition, the keeping and the use of the knowledge to be learned, based on the previous knowledge of the students, we propose a learning sequence build around an experiment that includes the majority of the themes connected with electromagnetism. In this manner, we elaborate this work that has the goal of approaching the concepts of electromagnetic induction and electromagnetic field, by using the Tesla Coil. The Tesla Coil is an experiment that also allows approach the generation and the detection of electromagnetic fields. To develop this project, we based on the Meaningful Learning theory of David Ausubel. We also based on several references turned to teaching with practical-experimental activities. These were considered, by us, as advanced organizers. As legal framework, we based on the “Lei de Diretrizes e Bases” and on the “Diretrizes Curriculares Nacionais”. The application of this sequence was made in a third-year class of High School, in a public school of Distrito Federal. We observed that the students show be more participative and present satisfactory results in the final tests.Polito, Antony Marco MotaIbaldo, Adriana PereiraDuarte, Ingrid de Sousa Rodrigues2020-04-13T15:19:31Z2020-04-13T15:19:31Z2020-04-132019-09-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfDUARTE, Ingrid de Sousa Rodrigues. Geração e detecção de campos eletromagnéticos por meio da Bobina de Tesla: uma proposta de ensino a partir de organizadores avançados ausubelianos. 2019. xv, 223 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://repositorio.unb.br/handle/10482/37448A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-14T20:03:12Zoai:repositorio.unb.br:10482/37448Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-14T20:03:12Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Geração e detecção de campos eletromagnéticos por meio da Bobina de Tesla : uma proposta de ensino a partir de organizadores avançados ausubelianos
Generation and detection of electromagnetic fields through the tesla coil : a proposal for teaching from ausubelian advanced organizers
title Geração e detecção de campos eletromagnéticos por meio da Bobina de Tesla : uma proposta de ensino a partir de organizadores avançados ausubelianos
spellingShingle Geração e detecção de campos eletromagnéticos por meio da Bobina de Tesla : uma proposta de ensino a partir de organizadores avançados ausubelianos
Duarte, Ingrid de Sousa Rodrigues
Indução eletromagnética
Campo eletromagnético
Bobina de Tesla
Aprendizagem significativa
Física - estudo e ensino
title_short Geração e detecção de campos eletromagnéticos por meio da Bobina de Tesla : uma proposta de ensino a partir de organizadores avançados ausubelianos
title_full Geração e detecção de campos eletromagnéticos por meio da Bobina de Tesla : uma proposta de ensino a partir de organizadores avançados ausubelianos
title_fullStr Geração e detecção de campos eletromagnéticos por meio da Bobina de Tesla : uma proposta de ensino a partir de organizadores avançados ausubelianos
title_full_unstemmed Geração e detecção de campos eletromagnéticos por meio da Bobina de Tesla : uma proposta de ensino a partir de organizadores avançados ausubelianos
title_sort Geração e detecção de campos eletromagnéticos por meio da Bobina de Tesla : uma proposta de ensino a partir de organizadores avançados ausubelianos
author Duarte, Ingrid de Sousa Rodrigues
author_facet Duarte, Ingrid de Sousa Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Polito, Antony Marco Mota
Ibaldo, Adriana Pereira
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Ingrid de Sousa Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Indução eletromagnética
Campo eletromagnético
Bobina de Tesla
Aprendizagem significativa
Física - estudo e ensino
topic Indução eletromagnética
Campo eletromagnético
Bobina de Tesla
Aprendizagem significativa
Física - estudo e ensino
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2019.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-06
2020-04-13T15:19:31Z
2020-04-13T15:19:31Z
2020-04-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DUARTE, Ingrid de Sousa Rodrigues. Geração e detecção de campos eletromagnéticos por meio da Bobina de Tesla: uma proposta de ensino a partir de organizadores avançados ausubelianos. 2019. xv, 223 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/37448
identifier_str_mv DUARTE, Ingrid de Sousa Rodrigues. Geração e detecção de campos eletromagnéticos por meio da Bobina de Tesla: uma proposta de ensino a partir de organizadores avançados ausubelianos. 2019. xv, 223 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/37448
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508264574943232