Contribuições do desenvolvimento humano e da educação aos processos de inclusão : princípios, ensino superior e formação de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | https://repositorio.unb.br/handle/10482/45456 |
Resumo: | Como podemos desenvolver as práticas inclusivas? Os processos inclusivos são concretizados em escolhas cotidianas orientadas ao conhecimento mútuo e ao acolhimento, ao cuidado de si e entre pessoas com histórias diferentes. Refletir sobre os processos de desenvolvimento e aprendizagem das pessoas com necessidades especiais fortalece a geração de novas formas de ensinar, aprender e atuar. Nessa perspectiva, as organizadoras e os autores desta coletânea exploram a história, as políticas públicas, os serviços e o ensinar e aprender em constante inovação, a partir da problematização do cotidiano dos fazeres inclusivos. Esta obra é direcionada a estudantes, pesquisadores, educadores e outros profissionais de áreas afins e foi escrita em colaboração entre colegas de universidades e sistemas educacionais do Brasil, da Argentina e do Chile, psicólogos e professores das redes federal, distrital e municipais de ensino, membros de diferentes grupos de pesquisa e grupos de trabalho da ANPEPP que pesquisam e atuam inclusivamente. Recebeu apoio da UAB/Capes/MEC e UAB/UnB. |
id |
UNB_0d703fe688cda6f1abeac1aac1ed3240 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/45456 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Contribuições do desenvolvimento humano e da educação aos processos de inclusão : princípios, ensino superior e formação de professoresEducação inclusivaDesenvolvimento humanoEducação básicaEnsino superiorComo podemos desenvolver as práticas inclusivas? Os processos inclusivos são concretizados em escolhas cotidianas orientadas ao conhecimento mútuo e ao acolhimento, ao cuidado de si e entre pessoas com histórias diferentes. Refletir sobre os processos de desenvolvimento e aprendizagem das pessoas com necessidades especiais fortalece a geração de novas formas de ensinar, aprender e atuar. Nessa perspectiva, as organizadoras e os autores desta coletânea exploram a história, as políticas públicas, os serviços e o ensinar e aprender em constante inovação, a partir da problematização do cotidiano dos fazeres inclusivos. Esta obra é direcionada a estudantes, pesquisadores, educadores e outros profissionais de áreas afins e foi escrita em colaboração entre colegas de universidades e sistemas educacionais do Brasil, da Argentina e do Chile, psicólogos e professores das redes federal, distrital e municipais de ensino, membros de diferentes grupos de pesquisa e grupos de trabalho da ANPEPP que pesquisam e atuam inclusivamente. Recebeu apoio da UAB/Capes/MEC e UAB/UnB.Instituto de Psicologia (IP)Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED)Editora Universidade de Brasília (EDU)Editora Universidade de Brasília2023-01-09T10:36:31Z2023-01-09T10:36:31Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfBARBATO, Silviane et al (org.). Contribuições do desenvolvimento humano e da educação aos processos de inclusão: princípios, ensino superior e formação de professores. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2023. E-book. v. 1. Disponível em: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/343.978-65-5846-110-4https://repositorio.unb.br/handle/10482/45456Este trabalho está licenciado com uma licença Creative Commons: Atribuição-NãoComercial 2.0 (CC BY-NC 2.0).info:eu-repo/semantics/openAccessBarbato, Silviane (org.)Beraldo, Rossana (org.)Mietto, Gabriela (org.)Maciel, Diva (org.)porreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-09-29T18:29:47Zoai:repositorio.unb.br:10482/45456Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-09-29T18:29:47Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuições do desenvolvimento humano e da educação aos processos de inclusão : princípios, ensino superior e formação de professores |
title |
Contribuições do desenvolvimento humano e da educação aos processos de inclusão : princípios, ensino superior e formação de professores |
spellingShingle |
Contribuições do desenvolvimento humano e da educação aos processos de inclusão : princípios, ensino superior e formação de professores Barbato, Silviane (org.) Educação inclusiva Desenvolvimento humano Educação básica Ensino superior |
title_short |
Contribuições do desenvolvimento humano e da educação aos processos de inclusão : princípios, ensino superior e formação de professores |
title_full |
Contribuições do desenvolvimento humano e da educação aos processos de inclusão : princípios, ensino superior e formação de professores |
title_fullStr |
Contribuições do desenvolvimento humano e da educação aos processos de inclusão : princípios, ensino superior e formação de professores |
title_full_unstemmed |
Contribuições do desenvolvimento humano e da educação aos processos de inclusão : princípios, ensino superior e formação de professores |
title_sort |
Contribuições do desenvolvimento humano e da educação aos processos de inclusão : princípios, ensino superior e formação de professores |
author |
Barbato, Silviane (org.) |
author_facet |
Barbato, Silviane (org.) Beraldo, Rossana (org.) Mietto, Gabriela (org.) Maciel, Diva (org.) |
author_role |
author |
author2 |
Beraldo, Rossana (org.) Mietto, Gabriela (org.) Maciel, Diva (org.) |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbato, Silviane (org.) Beraldo, Rossana (org.) Mietto, Gabriela (org.) Maciel, Diva (org.) |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação inclusiva Desenvolvimento humano Educação básica Ensino superior |
topic |
Educação inclusiva Desenvolvimento humano Educação básica Ensino superior |
description |
Como podemos desenvolver as práticas inclusivas? Os processos inclusivos são concretizados em escolhas cotidianas orientadas ao conhecimento mútuo e ao acolhimento, ao cuidado de si e entre pessoas com histórias diferentes. Refletir sobre os processos de desenvolvimento e aprendizagem das pessoas com necessidades especiais fortalece a geração de novas formas de ensinar, aprender e atuar. Nessa perspectiva, as organizadoras e os autores desta coletânea exploram a história, as políticas públicas, os serviços e o ensinar e aprender em constante inovação, a partir da problematização do cotidiano dos fazeres inclusivos. Esta obra é direcionada a estudantes, pesquisadores, educadores e outros profissionais de áreas afins e foi escrita em colaboração entre colegas de universidades e sistemas educacionais do Brasil, da Argentina e do Chile, psicólogos e professores das redes federal, distrital e municipais de ensino, membros de diferentes grupos de pesquisa e grupos de trabalho da ANPEPP que pesquisam e atuam inclusivamente. Recebeu apoio da UAB/Capes/MEC e UAB/UnB. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-01-09T10:36:31Z 2023-01-09T10:36:31Z 2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BARBATO, Silviane et al (org.). Contribuições do desenvolvimento humano e da educação aos processos de inclusão: princípios, ensino superior e formação de professores. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2023. E-book. v. 1. Disponível em: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/343. 978-65-5846-110-4 https://repositorio.unb.br/handle/10482/45456 |
identifier_str_mv |
BARBATO, Silviane et al (org.). Contribuições do desenvolvimento humano e da educação aos processos de inclusão: princípios, ensino superior e formação de professores. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2023. E-book. v. 1. Disponível em: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/343. 978-65-5846-110-4 |
url |
https://repositorio.unb.br/handle/10482/45456 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1810580726856286208 |