Significações sobre adolescência e saúde entre participantes de um grupo educativo de adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo, Etiene Oliveira Silva
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Conceição, Maria Inês Gandolfo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/29806
http://dx.doi.org/10.1590/1982-3703000552014
Resumo: As ações voltadas à saúde integral dos adolescentes por vezes assumem um caráter moral e regulador sem levar em conta as visões dos próprios adolescentes sobre seu desenvolvimento. O objetivo foi compreender as significações sobre adolescência e saúde, na perspectiva de 10 adolescentes de ambos os sexos, entre 13 e 19 anos de um programa de atenção integral à saúde do DF. Foram realizados seis grupos temáticos, com periodicidade quinzenal e duração de duas horas por encontro. A metodologia grupal foi baseada no método sociodramático que facilitou a participação, reflexão e compreensão dos temas abordados pelos participantes. A Epistemologia Qualitativa foi adotada para a análise das informações e possibilitou a construção de indicadores de saúde na adolescência, a partir de cinco zonas de sentido: Adolescência é mais do que sexo, drogas erock and roll; Porque a família tem que adolescer com a gente; O projeto de vida começa agora, agora?; Em busca de um ideal de saúde; e Porque sexualidade, antes de tudo, se expressa. Conclui-se que é necessário superar a visão estereotipada da adolescência pelo paradigma do risco e ampliar a reflexão sobre os modos de vida do adolescente considerando os contextos para o desenvolvimento de sua subjetividade.
id UNB_0de6c10176d0e6719150fdcaf5c00ba7
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/29806
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Significações sobre adolescência e saúde entre participantes de um grupo educativo de adolescentesMeaning of adolescence and health among participants in an educational group of teenagersSignificados sobre la adolescencia y la salud entre los participantes de un grupo educativo de adolescentesAdolescênciaPromoção da saúdePsicodramaSubjetividadeAs ações voltadas à saúde integral dos adolescentes por vezes assumem um caráter moral e regulador sem levar em conta as visões dos próprios adolescentes sobre seu desenvolvimento. O objetivo foi compreender as significações sobre adolescência e saúde, na perspectiva de 10 adolescentes de ambos os sexos, entre 13 e 19 anos de um programa de atenção integral à saúde do DF. Foram realizados seis grupos temáticos, com periodicidade quinzenal e duração de duas horas por encontro. A metodologia grupal foi baseada no método sociodramático que facilitou a participação, reflexão e compreensão dos temas abordados pelos participantes. A Epistemologia Qualitativa foi adotada para a análise das informações e possibilitou a construção de indicadores de saúde na adolescência, a partir de cinco zonas de sentido: Adolescência é mais do que sexo, drogas erock and roll; Porque a família tem que adolescer com a gente; O projeto de vida começa agora, agora?; Em busca de um ideal de saúde; e Porque sexualidade, antes de tudo, se expressa. Conclui-se que é necessário superar a visão estereotipada da adolescência pelo paradigma do risco e ampliar a reflexão sobre os modos de vida do adolescente considerando os contextos para o desenvolvimento de sua subjetividade.Sometimes, the actions addressing health care of adolescents assume a moral and regulatory character without taking into account the views of adolescents on their own development. The purpose was to understand the meanings of adolescence and health from the perspective of 10 teens of both sexes aged between 13 and 19 years from a comprehensive health attention program located in Distrito Federal. Six thematic group sessions were conducted bimonthly, with two-hour meetings. The group methodology was based on the sociodramatic method, which facilitated participation, reflection, and understanding of the topics discussed by the participants. Qualitative epistemology was adopted for the information analysis, and this enabled the construction of indicators about adolescence and health, emerging from five indicators of meaning costructed by researchers: (1) adolescence is more than sex, drugs, and rock and roll; (2) the family must “grow up” with us; (3) must the life plan begin now?; (4) seeking ideal health; and (5) first of all, sexuality is expressed. It follows that we must overcome the stereotypical views of adolescence present in the paradigm of risk discourse and extend our thinking about adolescents’ way of life by considering the contexts for the development of their subjectivity.Las acciones dirigidas a la salud integral de los adolescentes a veces asumen un carácter moral y regulador, sin tener en cuenta las opiniones de los adolescentes sobre su propio desarrollo. El objetivo fue comprender los significados de la adolescencia y de la salud desde la perspectiva de 10 adolescentes de ambos sexos, entre 13 y 19 años de un programa de atención integral de salud del DF. Se realizaron seis grupos temáticos, cada 15 días y con duración de dos horas por sesión. La metodología de grupo se basó en el método sociodramático que facilitó la participación, la reflexión y la comprensión de los temas tratados por los participantes. Se adoptó la Epistemología Cualitativa para el análisis de las informaciones, que a su vez permitió la construcción de los indicadores de salud en la adolescencia, a partir de cinco zonas de sentido: La adolescencia es más que sexo, drogas y rock and roll; Porque la familia tiene que “adolecer” con nosotros; El proyecto de vida empieza ahora, ¿ahora?; En busca de un ideal de salud; y Porqué la sexualidad, antes que nada, se expresa. Se concluye que hay que superar la visión estereotipada de la adolescencia basada en el paradigma del riesgo y extender la reflexión sobre las formas de vida de los adolescentes, considerando los contextos para el desarrollo de su subjetividad.Conselho Federal de Psicologia2017-12-07T05:13:19Z2017-12-07T05:13:19Z2015-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMACEDO, Etiene Oliveira Silva; CONCEIÇÃO, Maria Inês Gandolfo. Significações sobre adolescência e saúde entre participantes de um grupo educativo de adolescentes. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, v. 35, n. 4, p. 1059-1073, out./dez. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932015000401059&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 5 abr. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1982-3703000552014.http://repositorio.unb.br/handle/10482/29806http://dx.doi.org/10.1590/1982-3703000552014Psicologia: Ciência e Profissão - This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution Non-Commercial License, which permits unrestricted non-commercial use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932015000401059&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 5 abr. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessMacedo, Etiene Oliveira SilvaConceição, Maria Inês Gandolfoporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-01T00:40:10Zoai:repositorio.unb.br:10482/29806Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-01T00:40:10Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Significações sobre adolescência e saúde entre participantes de um grupo educativo de adolescentes
Meaning of adolescence and health among participants in an educational group of teenagers
Significados sobre la adolescencia y la salud entre los participantes de un grupo educativo de adolescentes
title Significações sobre adolescência e saúde entre participantes de um grupo educativo de adolescentes
spellingShingle Significações sobre adolescência e saúde entre participantes de um grupo educativo de adolescentes
Macedo, Etiene Oliveira Silva
Adolescência
Promoção da saúde
Psicodrama
Subjetividade
title_short Significações sobre adolescência e saúde entre participantes de um grupo educativo de adolescentes
title_full Significações sobre adolescência e saúde entre participantes de um grupo educativo de adolescentes
title_fullStr Significações sobre adolescência e saúde entre participantes de um grupo educativo de adolescentes
title_full_unstemmed Significações sobre adolescência e saúde entre participantes de um grupo educativo de adolescentes
title_sort Significações sobre adolescência e saúde entre participantes de um grupo educativo de adolescentes
author Macedo, Etiene Oliveira Silva
author_facet Macedo, Etiene Oliveira Silva
Conceição, Maria Inês Gandolfo
author_role author
author2 Conceição, Maria Inês Gandolfo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Macedo, Etiene Oliveira Silva
Conceição, Maria Inês Gandolfo
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescência
Promoção da saúde
Psicodrama
Subjetividade
topic Adolescência
Promoção da saúde
Psicodrama
Subjetividade
description As ações voltadas à saúde integral dos adolescentes por vezes assumem um caráter moral e regulador sem levar em conta as visões dos próprios adolescentes sobre seu desenvolvimento. O objetivo foi compreender as significações sobre adolescência e saúde, na perspectiva de 10 adolescentes de ambos os sexos, entre 13 e 19 anos de um programa de atenção integral à saúde do DF. Foram realizados seis grupos temáticos, com periodicidade quinzenal e duração de duas horas por encontro. A metodologia grupal foi baseada no método sociodramático que facilitou a participação, reflexão e compreensão dos temas abordados pelos participantes. A Epistemologia Qualitativa foi adotada para a análise das informações e possibilitou a construção de indicadores de saúde na adolescência, a partir de cinco zonas de sentido: Adolescência é mais do que sexo, drogas erock and roll; Porque a família tem que adolescer com a gente; O projeto de vida começa agora, agora?; Em busca de um ideal de saúde; e Porque sexualidade, antes de tudo, se expressa. Conclui-se que é necessário superar a visão estereotipada da adolescência pelo paradigma do risco e ampliar a reflexão sobre os modos de vida do adolescente considerando os contextos para o desenvolvimento de sua subjetividade.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10
2017-12-07T05:13:19Z
2017-12-07T05:13:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MACEDO, Etiene Oliveira Silva; CONCEIÇÃO, Maria Inês Gandolfo. Significações sobre adolescência e saúde entre participantes de um grupo educativo de adolescentes. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, v. 35, n. 4, p. 1059-1073, out./dez. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932015000401059&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 5 abr. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1982-3703000552014.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/29806
http://dx.doi.org/10.1590/1982-3703000552014
identifier_str_mv MACEDO, Etiene Oliveira Silva; CONCEIÇÃO, Maria Inês Gandolfo. Significações sobre adolescência e saúde entre participantes de um grupo educativo de adolescentes. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, v. 35, n. 4, p. 1059-1073, out./dez. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932015000401059&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 5 abr. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1982-3703000552014.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/29806
http://dx.doi.org/10.1590/1982-3703000552014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580912062070784