O desenvolvimento do currículo e a criatividade do professor : uma reflexão em busca da qualidade da educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arruda, Tatiana Santos
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/3207
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2007.
id UNB_0e4e365e3f45ffaccf62d27ac467de73
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/3207
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling O desenvolvimento do currículo e a criatividade do professor : uma reflexão em busca da qualidade da educação infantilEducação de criançasCriatividade (Educação)Qualidade (Educação)Professores - criatividadeDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2007.Esta pesquisa possui como objetivo geral investigar no desenvolvimento do currículo a expressão da criatividade do professor, na perspectiva da qualidade da educação infantil. Para alcançar esse propósito, a pesquisa foi fundamentada na compreensão da criatividade como processo complexo da subjetividade humana, posição teórica de Mitjáns Martínez, e na Epistemologia Qualitativa de Gonzalez Rey. Contou com a realização de dois estudos de casos, duas professoras que atuavam em uma mesma instituição educativa da rede pública de ensino do Distrito Federal com crianças de cinco anos de idade. Os instrumentos utilizados foram três: entrevistas semi-estruturadas com a diretora da instituição e as duas professoras, análise documental do currículo moldado pelos professores, dos projetos educativos formulados no ano letivo de 2006 e do planejamento de aula, e observações estruturadas do trabalho pedagógico, que se constituiu com o principal instrumento. Com base na análise das informações, foi possível constatar que as reflexões acerca do currículo em ação e a elaboração do currículo moldado pelos professores foram relevantes para que estes profissionais pudessem ser criativos no desenvolvimento do currículo, participando da constituição da função pedagógica da educação infantil, dos critérios definidores da criatividade do professor no contexto social e educativo e da construção do significado da qualidade, que tem como premissa a aprendizagem e desenvolvimento dos alunos. Além disso, a criatividade do professor integra a formulação e o desenvolvimento do currículo moldado pelos professores, o currículo em ação, bem como a construção do significado da qualidade da educação infantil. Com isso, é possível afirmar que há relação entre a criatividade do professor no desenvolvimento do currículo e a qualidade da educação infantil, considerando que tanto a expressão criativa no trabalho pedagógico como a referida qualidade possuem como fundamento a possibilidade das práticas educativas favorecerem a aprendizagem e desenvolvimento dos alunos. _____________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis research has as general objective investigate in the curriculum development teacher’s creativity, on the perspective of children education’s quality. To do so, the research was based on the creativity comprehension as a complex process of human’s subjectivity, Mitjáns Martínez theoretical position and on Gonzalez Rey`s Qualitative Epistemology. It was supported by two studies of cases, two teachers who teach five year-old children in the same public educational institution in the capital of Brazil. It was used three instruments then: half-structured interviews with the principal of this institution and these teachers; documental analysis of curriculum developed by the teachers, of the educational projects made during 2006 and of the class planning; and structured observation of the pedagogic work which was the main one. Based on the analysis of this information, it was possible to learn that the reflections on the current curriculum and on the elaboration of that made by the teachers were relevant for these professionals to be creative when developing the curriculum – by taking part in the construction of the learning method function of the children education, in the criteria which define the teacher’s creativity within the educational and social context and the setting of the meaning of quality -, which has as a premise the students’ learning and development. Moreover, teacher’s creativity has an important role in the definition of the pedagogic work and in the quality of the children education. Therefore, it is possible to say that there are a link between the role of the teacher’s creativity in the development of the curriculum and the quality of the children education, since both the creativity presence in the pedagogic work and the subjacent quality have as a tenet the possibility of the educational practices in supporting students’ learning and development.Sousa, Maria de Fátima Guerra deArruda, Tatiana Santos2010-01-13T22:01:12Z2010-01-13T22:01:12Z2010-01-132007-04-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfARRUDA, Tatiana Santos. O desenvolvimento do currículo e a criatividade do professor: uma reflexão em busca da qualidade da educação infantil. 2007. 252 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.http://repositorio.unb.br/handle/10482/3207info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-13T13:21:54Zoai:repositorio.unb.br:10482/3207Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-13T13:21:54Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O desenvolvimento do currículo e a criatividade do professor : uma reflexão em busca da qualidade da educação infantil
title O desenvolvimento do currículo e a criatividade do professor : uma reflexão em busca da qualidade da educação infantil
spellingShingle O desenvolvimento do currículo e a criatividade do professor : uma reflexão em busca da qualidade da educação infantil
Arruda, Tatiana Santos
Educação de crianças
Criatividade (Educação)
Qualidade (Educação)
Professores - criatividade
title_short O desenvolvimento do currículo e a criatividade do professor : uma reflexão em busca da qualidade da educação infantil
title_full O desenvolvimento do currículo e a criatividade do professor : uma reflexão em busca da qualidade da educação infantil
title_fullStr O desenvolvimento do currículo e a criatividade do professor : uma reflexão em busca da qualidade da educação infantil
title_full_unstemmed O desenvolvimento do currículo e a criatividade do professor : uma reflexão em busca da qualidade da educação infantil
title_sort O desenvolvimento do currículo e a criatividade do professor : uma reflexão em busca da qualidade da educação infantil
author Arruda, Tatiana Santos
author_facet Arruda, Tatiana Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sousa, Maria de Fátima Guerra de
dc.contributor.author.fl_str_mv Arruda, Tatiana Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de crianças
Criatividade (Educação)
Qualidade (Educação)
Professores - criatividade
topic Educação de crianças
Criatividade (Educação)
Qualidade (Educação)
Professores - criatividade
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2007.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-04-13
2010-01-13T22:01:12Z
2010-01-13T22:01:12Z
2010-01-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARRUDA, Tatiana Santos. O desenvolvimento do currículo e a criatividade do professor: uma reflexão em busca da qualidade da educação infantil. 2007. 252 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/3207
identifier_str_mv ARRUDA, Tatiana Santos. O desenvolvimento do currículo e a criatividade do professor: uma reflexão em busca da qualidade da educação infantil. 2007. 252 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/3207
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508322348335104