A expressão da criatividade infantil em atividades lúdicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hoyer, Alice Rodrigues
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/8499
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2010.
id UNB_110ae7cad00a948f4d1e4f3238950867
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/8499
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A expressão da criatividade infantil em atividades lúdicasCrianças - criatividadeAprendizagem cognitivaAtividades lúdicasCriatividade (Educação)Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2010.A possibilidade de expressão da criatividade depende de uma articulação complexa entre as características do contexto e os recursos pessoais do sujeito. Tão importante quanto o estimulo ao desenvolvimento desses recursos desde a primeira infância é o incentivo à expressão criativa concreta da criança. Objetivando compreender como se expressa a criatividade infantil em atividades lúdicas de uma escola de ensino fundamental, buscamos identificar e analisar as formas de expressão da criatividade nas referidas atividades, os elementos contextuais que participam dessa expressão, assim como os elementos da subjetividade individual a ela relacionados. Para nortear o trabalho e atingir o referido objetivo, após ampla revisão bibliográfica optamos pela compreensão da criatividade na perspectiva histórico-cultural da subjetividade de Mitjáns Martínez e pela concepção epistemológica e metodológica qualitativa elaborada por González Rey. A pesquisa empírica, realizada em um espaço lúdico de uma escola privada do ensino fundamental do Distrito Federal, foi dividida em duas fases, sendo a primeira caracterizada por um estudo geral para a identificação de expressões da criatividade e dos elementos contextuais que nelas participam, e a segunda pela realização de dois estudos de caso, utilizando uma diversidade de instrumentos como: observação, análise documental, dinâmica conversacional, entrevista, completamento de frases, além de outros elaborados por nós. Entre os principais resultados, encontramos que a criatividade infantil em atividades lúdicas se expressou fundamentalmente na mudança de regras dos jogos ou atividade; em uma nova utilização dos objetos ou inserção de novos elementos na brincadeira; na criação de novas brincadeiras; na elaboração de projetos de sucata; na elaboração de personagens e/ou histórias imaginativas e na resolução de problemas nas atividades lúdicas. Entre os diferentes elementos contextuais encontrados estão a natureza livre e aberta da própria atividade lúdica; a existência de espaços estimulantes e favoráveis à criação e a valorização social dessa criação, seja pelos pais, colegas e/ou professores. A expressão da criatividade infantil é possível pela complexa inter-relação entre elementos da subjetividade individual e elementos dos contextos sociais, destacando para o importante papel da família e da escola no desenvolvimento dos recursos pessoais ligado à criatividade, assim como no incentivo e valorização dessa expressão concreta. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe possibilities of expressing creativity depends on a complex articulation between the characteristics of the context and someone’s personal resources. Fostering a child’s concrete creative expression is a important as stimulating the development of one’s personal resources related to it. With the aim of understanding how children’s creativity is expressed in play activities at an elementary school, we sought to identify and analyze the ways of expressing creativity in such activities, the contextual elements that take part in this expression, as well as elements of individual subjectivity related to it. To guide this work abd reach its aim, after extensive bibliographical review, we chose the comprehension of creativity on the historic-cultural approach of subjectivity developed by Mitjáns Martínez and the qualitative epistemological and methodological approach elaborated by González Rey. The empirical research, which took place at a play activity space of a private elementary school in Distrito Federal (Brazil), was done in two phases. In the first, a general study was undertaken to identify creative expressions and its contextual elements. In the second, two case-studies were undertaken based on different instruments such as: Observation, document analysis, conversation dynamics, interviews, sentence completion and others which we elaborated. Among the main results, it was found that, in play activities, child’s creativity was expressed fundamentally by changing the rules of a game or an activity, by giving a different use to objects, by the inserting new elements in a game, by creating new games, by elaborating objects from scrap, by elaborating characters and/or creating stories and by solving problems in a play activities. The open and free nature of play activities themselves, the existence of spaces that are stimulating and favoring to creation and the social valorization of creative productions by parents, colleagues or teachers are among the different contextual elements found. Child’s creative expression is made possible by a complex inter-relationship of social contexts of actions and relations, highlighting the important role played by family and school in the development of personal resources related to creativity, as well as the fostering and valorization of this concrete expression.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoMitjáns Martínez, AlbertinaHoyer, Alice Rodrigues2011-06-20T22:05:00Z2011-06-20T22:05:00Z2011-06-202010-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfHOYER, Alice Rodrigues. A expressão da criatividade infantil em atividades lúdicas. 2010. 205 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.http://repositorio.unb.br/handle/10482/8499info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-09T20:51:57Zoai:repositorio.unb.br:10482/8499Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-09T20:51:57Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A expressão da criatividade infantil em atividades lúdicas
title A expressão da criatividade infantil em atividades lúdicas
spellingShingle A expressão da criatividade infantil em atividades lúdicas
Hoyer, Alice Rodrigues
Crianças - criatividade
Aprendizagem cognitiva
Atividades lúdicas
Criatividade (Educação)
title_short A expressão da criatividade infantil em atividades lúdicas
title_full A expressão da criatividade infantil em atividades lúdicas
title_fullStr A expressão da criatividade infantil em atividades lúdicas
title_full_unstemmed A expressão da criatividade infantil em atividades lúdicas
title_sort A expressão da criatividade infantil em atividades lúdicas
author Hoyer, Alice Rodrigues
author_facet Hoyer, Alice Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mitjáns Martínez, Albertina
dc.contributor.author.fl_str_mv Hoyer, Alice Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças - criatividade
Aprendizagem cognitiva
Atividades lúdicas
Criatividade (Educação)
topic Crianças - criatividade
Aprendizagem cognitiva
Atividades lúdicas
Criatividade (Educação)
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2010.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-30
2011-06-20T22:05:00Z
2011-06-20T22:05:00Z
2011-06-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv HOYER, Alice Rodrigues. A expressão da criatividade infantil em atividades lúdicas. 2010. 205 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/8499
identifier_str_mv HOYER, Alice Rodrigues. A expressão da criatividade infantil em atividades lúdicas. 2010. 205 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/8499
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508175808790528