Pedagogia presencial e online : uma experiência de formação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coutinho, Laura Maria (org.)
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Teles, Lúcio França (org.)
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46500
Resumo: A formação de professores e o desafio para realizá-la são as dimensões fundamentais desta obra que retrata o trabalho de professores, dirigentes e estudantes da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília e da Secretaria de Estado de Educação do Acre para que se pudesse ofertar, para professores, o Curso de Licenciatura em Pedagogia - PEDEaD. Esse curso, pelas características geopolíticas e as dificuldades de locomoção do Acre, somente foi realizado com sucesso devido à inclusão de metodologias que incorporaram tecnologias de educação e comunicação, sobretudo a internet. Ao constituir ampla rede de formação e gestão, o curso integrou autores, gestores, mediadores e estudantes de todos os municípios do Acre, por meio de atividades presenciais e online. O currículo trabalhado junto aos professores do Estado do Acre teve como fundamento a concepção e a estrutura de formação de outro curso da mesma natureza - PIE, realizado pela Faculdade de Educação da UnB em parceria com a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Os principais pilares da formação desenvolvida no Acre foram os eixos integradores do currículo: cidadania, educação e letramento; a rede de formação colaborativa presencial e online; o registro reflexivo como forma de organização e avaliação da aprendizagem; a educação a distância; a articulação teoria e prática no processo didático, pedagógico, educativo e social do trabalho docente. Cada capítulo expressa um aspecto do trabalho desenvolvido por professores que contribuíram com suas pesquisas, conhecimentos e práticas e revela ângulo especial e particular da dinâmica da formação docente online e presencial.
id UNB_0eb62c6a9208f7056fca80a8bdaecd8a
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/46500
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Pedagogia presencial e online : uma experiência de formação docenteEducaçãoEnsino a distânciaPedagogiaProfessores - formaçãoA formação de professores e o desafio para realizá-la são as dimensões fundamentais desta obra que retrata o trabalho de professores, dirigentes e estudantes da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília e da Secretaria de Estado de Educação do Acre para que se pudesse ofertar, para professores, o Curso de Licenciatura em Pedagogia - PEDEaD. Esse curso, pelas características geopolíticas e as dificuldades de locomoção do Acre, somente foi realizado com sucesso devido à inclusão de metodologias que incorporaram tecnologias de educação e comunicação, sobretudo a internet. Ao constituir ampla rede de formação e gestão, o curso integrou autores, gestores, mediadores e estudantes de todos os municípios do Acre, por meio de atividades presenciais e online. O currículo trabalhado junto aos professores do Estado do Acre teve como fundamento a concepção e a estrutura de formação de outro curso da mesma natureza - PIE, realizado pela Faculdade de Educação da UnB em parceria com a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Os principais pilares da formação desenvolvida no Acre foram os eixos integradores do currículo: cidadania, educação e letramento; a rede de formação colaborativa presencial e online; o registro reflexivo como forma de organização e avaliação da aprendizagem; a educação a distância; a articulação teoria e prática no processo didático, pedagógico, educativo e social do trabalho docente. Cada capítulo expressa um aspecto do trabalho desenvolvido por professores que contribuíram com suas pesquisas, conhecimentos e práticas e revela ângulo especial e particular da dinâmica da formação docente online e presencial.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)Editora Universidade de Brasília (EDU)Editora Universidade de Brasília (EDU)Universidade de BrasíliaUniversidade de BrasíliaCoutinho, Laura Maria (org.)Teles, Lúcio França (org.)2023-09-18T13:53:41Z2023-09-18T13:53:41Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfCOUTINHO, Laura Maria; TELES, Lúcio França (org.). Pedagogia presencial e online: uma experiência de formação docente. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2014. 391 p. Disponível em: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/344. Acesso em: 18 set. 2023.978-85-230-1122-2http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46500por(CC BY NC ND)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-09-18T13:53:41Zoai:repositorio.unb.br:10482/46500Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-09-18T13:53:41Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogia presencial e online : uma experiência de formação docente
title Pedagogia presencial e online : uma experiência de formação docente
spellingShingle Pedagogia presencial e online : uma experiência de formação docente
Coutinho, Laura Maria (org.)
Educação
Ensino a distância
Pedagogia
Professores - formação
title_short Pedagogia presencial e online : uma experiência de formação docente
title_full Pedagogia presencial e online : uma experiência de formação docente
title_fullStr Pedagogia presencial e online : uma experiência de formação docente
title_full_unstemmed Pedagogia presencial e online : uma experiência de formação docente
title_sort Pedagogia presencial e online : uma experiência de formação docente
author Coutinho, Laura Maria (org.)
author_facet Coutinho, Laura Maria (org.)
Teles, Lúcio França (org.)
author_role author
author2 Teles, Lúcio França (org.)
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
dc.contributor.author.fl_str_mv Coutinho, Laura Maria (org.)
Teles, Lúcio França (org.)
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ensino a distância
Pedagogia
Professores - formação
topic Educação
Ensino a distância
Pedagogia
Professores - formação
description A formação de professores e o desafio para realizá-la são as dimensões fundamentais desta obra que retrata o trabalho de professores, dirigentes e estudantes da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília e da Secretaria de Estado de Educação do Acre para que se pudesse ofertar, para professores, o Curso de Licenciatura em Pedagogia - PEDEaD. Esse curso, pelas características geopolíticas e as dificuldades de locomoção do Acre, somente foi realizado com sucesso devido à inclusão de metodologias que incorporaram tecnologias de educação e comunicação, sobretudo a internet. Ao constituir ampla rede de formação e gestão, o curso integrou autores, gestores, mediadores e estudantes de todos os municípios do Acre, por meio de atividades presenciais e online. O currículo trabalhado junto aos professores do Estado do Acre teve como fundamento a concepção e a estrutura de formação de outro curso da mesma natureza - PIE, realizado pela Faculdade de Educação da UnB em parceria com a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Os principais pilares da formação desenvolvida no Acre foram os eixos integradores do currículo: cidadania, educação e letramento; a rede de formação colaborativa presencial e online; o registro reflexivo como forma de organização e avaliação da aprendizagem; a educação a distância; a articulação teoria e prática no processo didático, pedagógico, educativo e social do trabalho docente. Cada capítulo expressa um aspecto do trabalho desenvolvido por professores que contribuíram com suas pesquisas, conhecimentos e práticas e revela ângulo especial e particular da dinâmica da formação docente online e presencial.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2023-09-18T13:53:41Z
2023-09-18T13:53:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COUTINHO, Laura Maria; TELES, Lúcio França (org.). Pedagogia presencial e online: uma experiência de formação docente. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2014. 391 p. Disponível em: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/344. Acesso em: 18 set. 2023.
978-85-230-1122-2
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46500
identifier_str_mv COUTINHO, Laura Maria; TELES, Lúcio França (org.). Pedagogia presencial e online: uma experiência de formação docente. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2014. 391 p. Disponível em: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/344. Acesso em: 18 set. 2023.
978-85-230-1122-2
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46500
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv (CC BY NC ND)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv (CC BY NC ND)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universidade de Brasília (EDU)
publisher.none.fl_str_mv Editora Universidade de Brasília (EDU)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508363128504320