Pedagogia do engajamento em projetos de intervenção local na formação continuada de docentes na EJA a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Luís Fernando Celestino da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/32313
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2018.
id UNB_b8f5904e423d2c3183959cadfbefb261
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/32313
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Pedagogia do engajamento em projetos de intervenção local na formação continuada de docentes na EJA a distânciaPedagogiaEngajamentoEnsino a distânciaProfessores - formação continuadaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2018.Esta dissertação identificou e analisou os elementos que caracterizam a pedagogia do engajamento a partir de projetos de intervenção local (PIL) no âmbito da formação continuada de docentes em Educação de Jovens e Adultos na modalidade a distância. A pesquisa em questão teve como referência oito desses projetos interventivos, elaborados no III Curso de Especialização na Diversidade e Cidadania, com ênfase na EJA (2014-2015). Tratou-se de um curso cujo o foco foi além da certificação dos cursistas, buscando a mudança de determinada realidade por meio da intervenção proposta nos PIL, almejando disseminar e dar continuidade às ações interventivas perante essas realidades. Destaca-se a relação dos projetos de intervenção com a história de vida dos sujeitos envolvidos, mostrando que a pedagogia do engajamento na perspectiva dos projetos tem uma relação direta com o engajamento dos cursistas no seu cotidiano, o que implica atitudes e ações ativas perante a sociedade, e também a relação com a dimensão político-pedagógica, metodológica, com práticas inovadoras. Apreende-se que o sucesso ou não dessas intervenções, bem como a intenção de dar continuidade à execução aos PIL, tem relação com o engajamento dos cursistas no âmbito político-pedagógico e da práxis. Assim foi possível mapear, por meio de entrevista semiestruturada, as concepções de educação dos cursistas a partir de suas afinidades profissionais e educacionais, identificar os pressupostos de uma pedagogia do engajamento e também analisar os limites e potencialidades de práticas pedagógicas de engajamento por meio de projetos de intervenção em cursos a distância. A pesquisa foi desenvolvida por meio de Estudo de Caso na perspectiva de Yin (2005) e possui caráter qualitativo. O eixo da pesquisa que diz respeito à pedagogia do engajamento e práxis teve como referência autores como Paulo Freire (1979; 1981; 1992; 1996; 2005), Damasceno (1990) e Vázquez (2011). O eixo sobre Educação de Jovens e Adultos, Educação a Distância e formação docente teve como principais referências Belloni (2003), CTAR (2004), Machado (2008) e Soares (2006). O eixo que trata dos Projetos de Intervenção Local se embasou em documentos oriundos das três versões do curso de especialização e autores como Rego; Souza e Vieira (2014). Conclui-se que os pressupostos da pedagogia do engajamento estão presentes nos projetos interventivos na medida em que estes têm centralidade nos sujeitos aprendizes em processo de desenvolvimento humano e evidenciam como instrumento de luta para a mudança social. Portanto, os pressupostos da pedagogia do engajamento se mostram com um potencial capaz de transformação da realidade.This dissertation identified and analyzed the elements that characterize the pedagogy of engagement from local intervention projects (PIL) in the context of the continuing education of teachers in Youth and Adult Education through the Distance Learning modality. The research in question had as a reference eight of the intervention projects which were elaborated in the III Specialization Course on Diversity and Citizenship, with emphasis on EJA (2014-2015). It was a course the focus of which went beyond the certification of the students, seeking the change of a certain reality through the intervention proposed in the PIL, aiming to disseminate and give continuity to the intervention’s actions towards these realities. The relationship between the intervention projects and the life background of the individuals involved is highlighted, showing that the pedagogy of engagement in the project perspective has a direct relation with the engagement of the students in their daily basis, which implies active attitudes and actions towards the society, as well as the relationship with the political-pedagogical and methodological dimension, with innovative practices. It is understood that the success of these interventions or otherwise, as well as the intention to continue execution to the PILs, is related to the engagement of the students in the political-pedagogical scope and the praxis. Therefore, it was possible to map, through a semi-structured interview, the students' conceptions of education based on their professional and educational affinities, to identify the presuppositions of an engagement pedagogy and also to analyze the limits and potentialities of pedagogical practices of engagement through intervention projects of Distance Learning courses. The research was developed through a case study from Yin (2005) and has a qualitative character. The hub of the research regarding the pedagogy of engagement and praxis was based on authors such as Paulo Freire (1979, 1981, 1992, 1996, 2005), Damasceno (1990) and Vázquez (2011). Belloni (2003), CTAR (2004), Machado (2008) and Soares (2006) were the main references in the Youth and Adult Education, Distance Learning Education and teacher training. The hub that dealt with Local Intervention Projects was based on documents from the three versions of the specialization course and authors such Rego; Souza and Vieira (2014). It is concluded that the presuppositions of the pedagogy of engagement are present in the intervention projects insofar as those have significance in the apprentices who are in the process of human development and evidence as an instrument of struggle for social change. As a result, the presuppositions of the pedagogy of engagement are shown as being potentially capable of transforming reality.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoSousa, Carlos Alberto Lopes deCosta, Luís Fernando Celestino da2018-07-20T21:29:33Z2018-07-20T21:29:33Z2018-07-182018-03-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCOSTA, Luís Fernando Celestino da. Pedagogia do engajamento em projetos de intervenção local na formação continuada de docentes na EJA a distância. 2018. xiii, 130 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://repositorio.unb.br/handle/10482/32313A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-12-22T16:37:25Zoai:repositorio.unb.br:10482/32313Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-12-22T16:37:25Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogia do engajamento em projetos de intervenção local na formação continuada de docentes na EJA a distância
title Pedagogia do engajamento em projetos de intervenção local na formação continuada de docentes na EJA a distância
spellingShingle Pedagogia do engajamento em projetos de intervenção local na formação continuada de docentes na EJA a distância
Costa, Luís Fernando Celestino da
Pedagogia
Engajamento
Ensino a distância
Professores - formação continuada
title_short Pedagogia do engajamento em projetos de intervenção local na formação continuada de docentes na EJA a distância
title_full Pedagogia do engajamento em projetos de intervenção local na formação continuada de docentes na EJA a distância
title_fullStr Pedagogia do engajamento em projetos de intervenção local na formação continuada de docentes na EJA a distância
title_full_unstemmed Pedagogia do engajamento em projetos de intervenção local na formação continuada de docentes na EJA a distância
title_sort Pedagogia do engajamento em projetos de intervenção local na formação continuada de docentes na EJA a distância
author Costa, Luís Fernando Celestino da
author_facet Costa, Luís Fernando Celestino da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sousa, Carlos Alberto Lopes de
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Luís Fernando Celestino da
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia
Engajamento
Ensino a distância
Professores - formação continuada
topic Pedagogia
Engajamento
Ensino a distância
Professores - formação continuada
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-20T21:29:33Z
2018-07-20T21:29:33Z
2018-07-18
2018-03-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COSTA, Luís Fernando Celestino da. Pedagogia do engajamento em projetos de intervenção local na formação continuada de docentes na EJA a distância. 2018. xiii, 130 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/32313
identifier_str_mv COSTA, Luís Fernando Celestino da. Pedagogia do engajamento em projetos de intervenção local na formação continuada de docentes na EJA a distância. 2018. xiii, 130 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/32313
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508250882637824