Competência alimentar e divisão de responsabilidades na alimentação : um estudo com responsáveis pela alimentação de crianças no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Rafaella Dusi de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49686
Resumo: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, 2023.
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spelling Competência alimentar e divisão de responsabilidades na alimentação : um estudo com responsáveis pela alimentação de crianças no BrasilAlimentação infantilCompetência alimentarCuidadoresDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, 2023.Introdução: A divisão de responsabilidades na alimentação (sDOR) é um modelo que se baseia na divisão de tarefas entre cuidadores e crianças. Ele postula que os cuidadores fornecem estrutura e suporte sem limitar o poder de escolha ou a autonomia da criança para comer, e que os hábitos alimentares dos cuidadores servem de exemplo para que as crianças tenham uma alimentação saudável. A alimentação saudável é parte crucial do crescimento e desenvolvimento de crianças em seus primeiros anos de vida. É importante que os responsáveis pela alimentação adquiram conhecimento sobre alimentação adequada e que haja suporte para a autonomia da criança em relação à alimentação. Neste sentido, verifica-se a importância da competência alimentar (CA) dos responsáveis nos hábitos alimentares da criança, um conceito atitudinal e comportamental que ressalta a importância da alimentação também como uma fonte de prazer. Objetivo: Avaliar a competência alimentar e adesão à divisão de responsabilidades na alimentação de pais ou cuidadores de crianças brasileiras. Material e métodos: Diante da inexistência de um instrumento traduzido e validado para o Brasil, que seja capaz de medir exclusivamente a adesão dos pais à divisão de responsabilidades na alimentação, o presente estudo realizou a tradução e análise psicométrica do sDOR.2-6y™ para o português brasileiro. A tradução e retrotradução seguiram o protocolo exigido pelo NEEDs Center, sendo a versão aprovada denominada “sDOR.2-6y™ – Português-Brasil” (sDOR.2-6y BR). Ela foi submetida ao processo de teste-reteste para verificar a reprodutibilidade por meio do Coeficiente de Correlação Intraclasse (CCI). Posteriormente, avaliou-se a consistência interna do instrumento por meio de um estudo piloto. A segunda etapa (de abrangência nacional) do estudo avaliou competência alimentar (através do ecSI2.0™BR) de cuidadores (n = 549) de crianças brasileiras (idade entre 24 e 72 meses) e sua adesão ao sDOR (através do sDOR.2-6y-BR). Os escores do foram descritos em termos de média, desvio padrão (DP), mediana e intervalo interquartílico. O teste t de Student e a Análise de Variância (ANOVA) seguidos pelos testes post hoc de Tukey foram usados para comparar os escores de sDOR.2-6y-BR e ecSI2.0™BR com variáveis de interesse. A associação entre os escores sDOR.2-6y-BR com os escores ecSI2.0™BR foi verificada pelo coeficiente de correlação de Pearson. Resultados: Na etapa de teste-reteste, a análise de reprodutibilidade (n=23) mostrou CCI total de 0,945. Com os dados do piloto (n=384), a avaliação da consistência interna revelou um Alpha de Cronbach global de 0,301. Na etapa de aplicação nacional, maioria dos participantes era do sexo feminino (n = 88,7%), 37,8 ±5,1 anos, com alta escolaridade (70,31%) e alta renda mensal (mais de 15 salários-mínimos - SM) (31,69%). As crianças pelas quais os participantes eram responsáveis eram majoritariamente meninas (53,19%), com idade média de 3,6±1,3 anos. O sDOR.2-6y-BR apresentou boa responsividade (efeitos piso e teto = 0%). Alfa de Cronbach = 0,268. Em relação ao sDOR.2-6y-BR, não houve diferença estatística nos escores entre sexo do cuidador, idade, escolaridade, número de pessoas que moram na casa, sexo ou idade da criança. Os cuidadores que relataram (n = 100) que seus filhos tinham algum diagnóstico médico (por exemplo, alergia alimentar, autismo, síndrome de Down) tiveram escores de adesão sDOR mais baixos do que os cuidadores que indicaram que seus filhos não tinham diagnóstico médico (p = 0,031). Com relação ao ecSI2.0™BR não houve diferença estatística nas pontuações entre sexo do cuidador, idade, ocupação e sexo e idade da criança. Cuidadores com renda superior a 10 SM, residentes em domicílios com mais de três pessoas e com nível de escolaridade superior apresentaram maior escore de CA. Os cuidadores considerados comedores competentes pelos escores do ecSI2.0™BR diferiram apenas quanto à escolaridade, que foi mais frequente entre os participantes graduados. Conclusão:De maneira geral, o sDOR.2-6y-BR teve associação positiva com o ecSI2.0™BR em todos os domínios e no total, com correlação significativa. A tradução do sDOR.2-6y™ para o português do Brasil é a primeira e única ferramenta disponível para a população brasileira capaz de avaliar exclusivamente a adesão adivisão de responsabilidades na alimentação, e sua aplicação apresentou bons resultados, onde os cuidadores comedores competentes aderiram mais aos princípios do sDOR. Sua aplicação pode revelar dados importantes a serem utilizados por profissionais de saúde e autoridades envolvidas no desenvolvimento de políticas públicas relacionadas à alimentação infantil e comportamento alimentar.Introduction: Division of responsibility in feeding (sDOR) is a model based on the division of tasks between caregivers and children. It posits that caregivers provide structure and support without limiting the child's power of choice or autonomy to eat, and that caregivers' eating habits set an example for children to eat healthily. Healthy eating is a crucial part of children's growth and development in their early years. It is important that caregivers acquire knowledge about proper nutrition and that there is support for the child's autonomy regarding feeding. In this sense, the importance of the caregivers' eating competence (EC) in children's eating habits is verified, an attitudinal and behavioral concept that highlights the importance of food also as a source of pleasure. Objective: To evaluate the eating competence and adherence to the division of responsibility in feeding of parents or caregivers of Brazilian children. Material and methods: Given the lack of an instrument translated and validated for Brazil that can exclusively measure parental adherence to the division of responsibility in feeding, the present study carried out the translation and psychometric analysis of the sDOR.2-6y™ into Brazilian Portuguese. The translation and back-translation followed the protocol required by the NEEDs Center, and the approved version was named "sDOR.2-6y™ - Português-Brasil" (sDOR.2-6y-BR). It was submitted to the test-retest process to verify reproducibility through the Intraclass Correlation Coefficient (ICC). Afterward, the instrument's internal consistency was evaluated through a pilot study. The second stage (nationwide) of the survey assessed eating competence (using the ecSI2.0™BR) of caregivers (n = 549) of Brazilian children (age 24 to 72 months) and their adherence to the sDOR (using the sDOR.2-6y BR). The scores were described as mean, standard deviation (SD), median, and interquartile range. Student's t-test and Analysis of Variance (ANOVA) followed by Tukey's post hoc tests were used to compare sDOR.2-6y-BR and ecSI2.0™BR scores with variables of interest. The association between sDOR.2-6y-BR scores with ecSI2.0™BR scores was verified by Pearson's correlation coefficient. Results: In the test-retest phase, the reproducibility analysis (n=23) showed a total ICC of 0.945. With the pilot data (n=384), the internal consistency evaluation revealed an overall Cronbach's Alpha of 0.301. In the national application stage, most participants were female (n = 88.7%), 37.8 ±5.1 years old, with high education (70.31%) and high monthly income (more than 15 minimum wages -SM) (31.69%). The children in the care of the subjects were primarily girls (53.19%), with a mean age of 3.6±1.3 years. The sDOR.2-6y-BR showed good responsiveness (floor and ceiling effects = 0%). Cronbach's alpha = 0.268. Regarding the sDOR.2-6y-BR, there was no statistical difference in scores between caregiver gender, age, education, number of people living in the house, gender, or child's age. Caregivers who reported (n = 100) that their children had some medical diagnosis (e.g., food allergy, autism, down syndrome) had lower sDOR adherence scores than caregivers who indicated that their children had no medical diagnosis (p = 0.031). Concerning the ecSI2.0™BR there was no statistical difference in scores between caregiver gender, age, occupation, and child gender and age. Caregivers with income higher than 10 MW, residing in households with more than three people and higher education levels presented higher EC scores. Caregivers considered competent eaters by ecSI2.0™BR scores differed only concerning education, which was more frequent among graduate participants. Conclusion: Overall, the sDOR.2-6y-BR had a positive association with the ecSI2.0™BR in all domains and in total, with significant correlation. The translation of the sDOR.2-6y™ into Brazilian Portuguese is the first and only tool available for the Brazilian population able to exclusively assess adherence to the division of responsibility in feeding, and its application showed good results, where competent eaters caregivers adhered more to the principles of sDOR. Its application may reveal important data to be used by health professionals and authorities involved in the development of public policies related to child feeding and eating behavior.Faculdade de Ciências da Saúde (FS)Departamento de Nutrição (FS NUT)Programa de Pós-Graduação em Nutrição HumanaZandonadi, Renata PuppinNakano, Eduardo YoshioSouza, Rafaella Dusi de2024-08-08T18:26:59Z2024-08-08T18:26:59Z2024-08-082023-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUZA, Rafaella Dusi de. Competência alimentar e divisão de responsabilidades na alimentação: um estudo com responsáveis pela alimentação de crianças no Brasil. 2023. 87 f., il. Dissertação (Mestrado em Nutrição Humana) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49686porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-08-08T18:29:42Zoai:repositorio.unb.br:10482/49686Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-08-08T18:29:42Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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