Entre práticas e representações do papel do socioeducador : os vestígios do vínculo instituído (Brasília, 2017-2022)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mélo, Fernanda Martins Santos Bezerra de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/51297
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação, 2023.
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spelling Entre práticas e representações do papel do socioeducador : os vestígios do vínculo instituído (Brasília, 2017-2022)AdolescentesSocioeducaçãoDistrito Federal (Brasil)Dissertação (mestrado profissional) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação, 2023.Este estudo se propõe a relacionar os vínculos instituídos e sua consistência, ou não, entre adolescentes e socioeducadores, ao longo das práticas empreendidas no sistema socioeducativo, em meio aberto, no Distrito Federal. A metodologia adotada, foi de cunho qualitativo, com pesquisa documental e com o auxílio de questionário como recurso para coleta de dados, que foi direcionado aos agentes e especialistas das Gerências de Atendimento em Meio Aberto do Distrito Federal. Considerando as demarcações dos estudos sobre o vínculo, oriundos da Psicologia, da Pedagogia e da Sociologia, pontua-se que a vinculação ocorre desde a mais tenra idade. Todavia, também é possível constatar na leitura de estudos da área de políticas e socioeducação, que o estereótipo social dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa contribui para a cristalização de estigmas que fortalecem a marginalização e a continuidade de um sistema orientado para a punição e a exclusão. De modo sistematizado, a análise das respostas ao questionário permite indicar que alguns dos profissionais da socioeducação focam sua atenção e atuação no processo formal de atendimento e outros encontram sentido na construção de vínculos desde o primeiro contato com o adolescente na unidade. Palavras como :respeito, empatia, acolhimento, escuta qualificada, identificação de singularidades, foram apontadas na relação com as práticas que confirmam a criação de vínculo com o jovem em atendimento socioeducativo.This study aims to relate the bonds established and their consistency, or not, between adolescents and socioeducators, throughout the practices undertaken in the socio-educational system, in an open environment, in the Federal District. The methodology adopted was of a qualitative nature, with documentary research and with the help of a questionnaire as a resource for data collection, which was directed to agents and specialists from the Open Service Departments of the Federal District. Considering the demarcations of studies on the bond, originating from Psychology, Pedagogy and Sociology, it is clear that bonding occurs from an early age. However, it is also possible to verify when reading studies in the area of policies and socio-education, that the social stereotype of adolescents in compliance with socio-educational measures contributes to the crystallization of stigmas that strengthen marginalization and the continuity of a system oriented towards punishment and exclusion. In a systematic way, the analysis of the responses to the questionnaire allows us to indicate that some of the socio-education professionals focus their attention and performance on the formal care process and others find meaning in building bonds from the first contact with the adolescent in the unit. Words such as: respect, empathy, welcoming, qualified listening, identification of singularities, were pointed out in relation to practices that confirm the creation of a bond with young people in socio-educational care.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado ProfissionalBarbosa, Etienne Baldez LouzadaMélo, Fernanda Martins Santos Bezerra de2025-01-07T17:26:55Z2025-01-07T17:26:55Z2025-01-072023-12-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMÉLO, Fernanda Martins Santos Bezerra de. Entre práticas e representações do papel do socioeducador: os vestígios do vínculo instituído (Brasília, 2017-2022). 2023. 99 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.http://repositorio.unb.br/handle/10482/51297porA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2025-01-07T17:26:55Zoai:repositorio.unb.br:10482/51297Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2025-03-24T10:39:50.543544Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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