Alguns contributos para a aprendizagem da escrita no 1.º CEB: uma experiência com a escrita criativa e lúdica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/33221 |
Resumo: | O presente trabalho pretende dar resposta à problemática da escrita criativa como uma forma lúdica na aprendizagem da escrita pelos alunos do 1.º Ciclo de Ensino Básico. Para tal, foram criadas estratégias com o apoio de materiais diversificados, em que após a realização, os trabalhos seriam apresentados à turma. Para além disto, depois de corrigidos os trabalhos eram devolvidos para que as crianças vissem a correção e lessem o comentário deixado, optando sempre pelo reforço positivo, de forma a incentivar a produção escrita. Estas estratégias foram realizadas junto de uma turma de 23 alunos do 2.º ano do 1.º CEB de uma escola central de Coimbra. Nesta turma, existem crianças com algumas dificuldades na aprendizagem de vários conteúdos, nomeadamente na ortografia e na produção escrita. Desta forma, este trabalho resultou dessa observação e foi desenvolvido ao longo de dois meses, sendo que as atividades foram realizadas respeitando o ritmo da turma, isto é, quando fosse oportuno seria dada a atividade à criança e se assim fosse a sua vontade. Terminada a investigação, foi possível concluir que a escrita criativa no 1.º CEB pode ser desenvolvida com recurso a trabalhos em sala de aula que promovam a motivação e a criatividade, sendo que os materiais utilizados são um incentivo para que tudo aconteça. Porém, quando avaliada a investigação, pude constatar que, através dos exercícios realizados e apresentados pelos alunos na turma, eles conseguiriam desinibir, ganhando à vontade para falar em público, e incentivam-se uns aos outros procurando melhorar a escrita. Estas estratégias permitiram que os alunos analisassem melhor a sua escrita e a dos outros, com o intuito de evoluir a sua própria criatividade. |
id |
RCAP_da32a7d63d1317f9b2db8674abd62cf9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/33221 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Alguns contributos para a aprendizagem da escrita no 1.º CEB: uma experiência com a escrita criativa e lúdicaEscrita CriativaMateriais LúdicosEnsino da EscritaCriatividadeO presente trabalho pretende dar resposta à problemática da escrita criativa como uma forma lúdica na aprendizagem da escrita pelos alunos do 1.º Ciclo de Ensino Básico. Para tal, foram criadas estratégias com o apoio de materiais diversificados, em que após a realização, os trabalhos seriam apresentados à turma. Para além disto, depois de corrigidos os trabalhos eram devolvidos para que as crianças vissem a correção e lessem o comentário deixado, optando sempre pelo reforço positivo, de forma a incentivar a produção escrita. Estas estratégias foram realizadas junto de uma turma de 23 alunos do 2.º ano do 1.º CEB de uma escola central de Coimbra. Nesta turma, existem crianças com algumas dificuldades na aprendizagem de vários conteúdos, nomeadamente na ortografia e na produção escrita. Desta forma, este trabalho resultou dessa observação e foi desenvolvido ao longo de dois meses, sendo que as atividades foram realizadas respeitando o ritmo da turma, isto é, quando fosse oportuno seria dada a atividade à criança e se assim fosse a sua vontade. Terminada a investigação, foi possível concluir que a escrita criativa no 1.º CEB pode ser desenvolvida com recurso a trabalhos em sala de aula que promovam a motivação e a criatividade, sendo que os materiais utilizados são um incentivo para que tudo aconteça. Porém, quando avaliada a investigação, pude constatar que, através dos exercícios realizados e apresentados pelos alunos na turma, eles conseguiriam desinibir, ganhando à vontade para falar em público, e incentivam-se uns aos outros procurando melhorar a escrita. Estas estratégias permitiram que os alunos analisassem melhor a sua escrita e a dos outros, com o intuito de evoluir a sua própria criatividade.Custódio, Pedro Balaus, 1964-Repositório ComumBeja, Susana Margarida Lourenço2020-08-27T10:39:37Z2020-01-01T00:00:00Z2020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/33221202502066porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:41:12Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/33221Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:16:58.323355Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alguns contributos para a aprendizagem da escrita no 1.º CEB: uma experiência com a escrita criativa e lúdica |
title |
Alguns contributos para a aprendizagem da escrita no 1.º CEB: uma experiência com a escrita criativa e lúdica |
spellingShingle |
Alguns contributos para a aprendizagem da escrita no 1.º CEB: uma experiência com a escrita criativa e lúdica Beja, Susana Margarida Lourenço Escrita Criativa Materiais Lúdicos Ensino da Escrita Criatividade |
title_short |
Alguns contributos para a aprendizagem da escrita no 1.º CEB: uma experiência com a escrita criativa e lúdica |
title_full |
Alguns contributos para a aprendizagem da escrita no 1.º CEB: uma experiência com a escrita criativa e lúdica |
title_fullStr |
Alguns contributos para a aprendizagem da escrita no 1.º CEB: uma experiência com a escrita criativa e lúdica |
title_full_unstemmed |
Alguns contributos para a aprendizagem da escrita no 1.º CEB: uma experiência com a escrita criativa e lúdica |
title_sort |
Alguns contributos para a aprendizagem da escrita no 1.º CEB: uma experiência com a escrita criativa e lúdica |
author |
Beja, Susana Margarida Lourenço |
author_facet |
Beja, Susana Margarida Lourenço |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Custódio, Pedro Balaus, 1964- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Beja, Susana Margarida Lourenço |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escrita Criativa Materiais Lúdicos Ensino da Escrita Criatividade |
topic |
Escrita Criativa Materiais Lúdicos Ensino da Escrita Criatividade |
description |
O presente trabalho pretende dar resposta à problemática da escrita criativa como uma forma lúdica na aprendizagem da escrita pelos alunos do 1.º Ciclo de Ensino Básico. Para tal, foram criadas estratégias com o apoio de materiais diversificados, em que após a realização, os trabalhos seriam apresentados à turma. Para além disto, depois de corrigidos os trabalhos eram devolvidos para que as crianças vissem a correção e lessem o comentário deixado, optando sempre pelo reforço positivo, de forma a incentivar a produção escrita. Estas estratégias foram realizadas junto de uma turma de 23 alunos do 2.º ano do 1.º CEB de uma escola central de Coimbra. Nesta turma, existem crianças com algumas dificuldades na aprendizagem de vários conteúdos, nomeadamente na ortografia e na produção escrita. Desta forma, este trabalho resultou dessa observação e foi desenvolvido ao longo de dois meses, sendo que as atividades foram realizadas respeitando o ritmo da turma, isto é, quando fosse oportuno seria dada a atividade à criança e se assim fosse a sua vontade. Terminada a investigação, foi possível concluir que a escrita criativa no 1.º CEB pode ser desenvolvida com recurso a trabalhos em sala de aula que promovam a motivação e a criatividade, sendo que os materiais utilizados são um incentivo para que tudo aconteça. Porém, quando avaliada a investigação, pude constatar que, através dos exercícios realizados e apresentados pelos alunos na turma, eles conseguiriam desinibir, ganhando à vontade para falar em público, e incentivam-se uns aos outros procurando melhorar a escrita. Estas estratégias permitiram que os alunos analisassem melhor a sua escrita e a dos outros, com o intuito de evoluir a sua própria criatividade. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-27T10:39:37Z 2020-01-01T00:00:00Z 2020-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/33221 202502066 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/33221 |
identifier_str_mv |
202502066 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130032844570624 |