Alguns contributos para a aprendizagem da escrita no 1.º CEB: uma experiência com a escrita criativa e lúdica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Beja, Susana Margarida Lourenço
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/33221
Resumo: O presente trabalho pretende dar resposta à problemática da escrita criativa como uma forma lúdica na aprendizagem da escrita pelos alunos do 1.º Ciclo de Ensino Básico. Para tal, foram criadas estratégias com o apoio de materiais diversificados, em que após a realização, os trabalhos seriam apresentados à turma. Para além disto, depois de corrigidos os trabalhos eram devolvidos para que as crianças vissem a correção e lessem o comentário deixado, optando sempre pelo reforço positivo, de forma a incentivar a produção escrita. Estas estratégias foram realizadas junto de uma turma de 23 alunos do 2.º ano do 1.º CEB de uma escola central de Coimbra. Nesta turma, existem crianças com algumas dificuldades na aprendizagem de vários conteúdos, nomeadamente na ortografia e na produção escrita. Desta forma, este trabalho resultou dessa observação e foi desenvolvido ao longo de dois meses, sendo que as atividades foram realizadas respeitando o ritmo da turma, isto é, quando fosse oportuno seria dada a atividade à criança e se assim fosse a sua vontade. Terminada a investigação, foi possível concluir que a escrita criativa no 1.º CEB pode ser desenvolvida com recurso a trabalhos em sala de aula que promovam a motivação e a criatividade, sendo que os materiais utilizados são um incentivo para que tudo aconteça. Porém, quando avaliada a investigação, pude constatar que, através dos exercícios realizados e apresentados pelos alunos na turma, eles conseguiriam desinibir, ganhando à vontade para falar em público, e incentivam-se uns aos outros procurando melhorar a escrita. Estas estratégias permitiram que os alunos analisassem melhor a sua escrita e a dos outros, com o intuito de evoluir a sua própria criatividade.
id RCAP_da32a7d63d1317f9b2db8674abd62cf9
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/33221
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Alguns contributos para a aprendizagem da escrita no 1.º CEB: uma experiência com a escrita criativa e lúdicaEscrita CriativaMateriais LúdicosEnsino da EscritaCriatividadeO presente trabalho pretende dar resposta à problemática da escrita criativa como uma forma lúdica na aprendizagem da escrita pelos alunos do 1.º Ciclo de Ensino Básico. Para tal, foram criadas estratégias com o apoio de materiais diversificados, em que após a realização, os trabalhos seriam apresentados à turma. Para além disto, depois de corrigidos os trabalhos eram devolvidos para que as crianças vissem a correção e lessem o comentário deixado, optando sempre pelo reforço positivo, de forma a incentivar a produção escrita. Estas estratégias foram realizadas junto de uma turma de 23 alunos do 2.º ano do 1.º CEB de uma escola central de Coimbra. Nesta turma, existem crianças com algumas dificuldades na aprendizagem de vários conteúdos, nomeadamente na ortografia e na produção escrita. Desta forma, este trabalho resultou dessa observação e foi desenvolvido ao longo de dois meses, sendo que as atividades foram realizadas respeitando o ritmo da turma, isto é, quando fosse oportuno seria dada a atividade à criança e se assim fosse a sua vontade. Terminada a investigação, foi possível concluir que a escrita criativa no 1.º CEB pode ser desenvolvida com recurso a trabalhos em sala de aula que promovam a motivação e a criatividade, sendo que os materiais utilizados são um incentivo para que tudo aconteça. Porém, quando avaliada a investigação, pude constatar que, através dos exercícios realizados e apresentados pelos alunos na turma, eles conseguiriam desinibir, ganhando à vontade para falar em público, e incentivam-se uns aos outros procurando melhorar a escrita. Estas estratégias permitiram que os alunos analisassem melhor a sua escrita e a dos outros, com o intuito de evoluir a sua própria criatividade.Custódio, Pedro Balaus, 1964-Repositório ComumBeja, Susana Margarida Lourenço2020-08-27T10:39:37Z2020-01-01T00:00:00Z2020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/33221202502066porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:41:12Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/33221Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:16:58.323355Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Alguns contributos para a aprendizagem da escrita no 1.º CEB: uma experiência com a escrita criativa e lúdica
title Alguns contributos para a aprendizagem da escrita no 1.º CEB: uma experiência com a escrita criativa e lúdica
spellingShingle Alguns contributos para a aprendizagem da escrita no 1.º CEB: uma experiência com a escrita criativa e lúdica
Beja, Susana Margarida Lourenço
Escrita Criativa
Materiais Lúdicos
Ensino da Escrita
Criatividade
title_short Alguns contributos para a aprendizagem da escrita no 1.º CEB: uma experiência com a escrita criativa e lúdica
title_full Alguns contributos para a aprendizagem da escrita no 1.º CEB: uma experiência com a escrita criativa e lúdica
title_fullStr Alguns contributos para a aprendizagem da escrita no 1.º CEB: uma experiência com a escrita criativa e lúdica
title_full_unstemmed Alguns contributos para a aprendizagem da escrita no 1.º CEB: uma experiência com a escrita criativa e lúdica
title_sort Alguns contributos para a aprendizagem da escrita no 1.º CEB: uma experiência com a escrita criativa e lúdica
author Beja, Susana Margarida Lourenço
author_facet Beja, Susana Margarida Lourenço
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Custódio, Pedro Balaus, 1964-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Beja, Susana Margarida Lourenço
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita Criativa
Materiais Lúdicos
Ensino da Escrita
Criatividade
topic Escrita Criativa
Materiais Lúdicos
Ensino da Escrita
Criatividade
description O presente trabalho pretende dar resposta à problemática da escrita criativa como uma forma lúdica na aprendizagem da escrita pelos alunos do 1.º Ciclo de Ensino Básico. Para tal, foram criadas estratégias com o apoio de materiais diversificados, em que após a realização, os trabalhos seriam apresentados à turma. Para além disto, depois de corrigidos os trabalhos eram devolvidos para que as crianças vissem a correção e lessem o comentário deixado, optando sempre pelo reforço positivo, de forma a incentivar a produção escrita. Estas estratégias foram realizadas junto de uma turma de 23 alunos do 2.º ano do 1.º CEB de uma escola central de Coimbra. Nesta turma, existem crianças com algumas dificuldades na aprendizagem de vários conteúdos, nomeadamente na ortografia e na produção escrita. Desta forma, este trabalho resultou dessa observação e foi desenvolvido ao longo de dois meses, sendo que as atividades foram realizadas respeitando o ritmo da turma, isto é, quando fosse oportuno seria dada a atividade à criança e se assim fosse a sua vontade. Terminada a investigação, foi possível concluir que a escrita criativa no 1.º CEB pode ser desenvolvida com recurso a trabalhos em sala de aula que promovam a motivação e a criatividade, sendo que os materiais utilizados são um incentivo para que tudo aconteça. Porém, quando avaliada a investigação, pude constatar que, através dos exercícios realizados e apresentados pelos alunos na turma, eles conseguiriam desinibir, ganhando à vontade para falar em público, e incentivam-se uns aos outros procurando melhorar a escrita. Estas estratégias permitiram que os alunos analisassem melhor a sua escrita e a dos outros, com o intuito de evoluir a sua própria criatividade.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-27T10:39:37Z
2020-01-01T00:00:00Z
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/33221
202502066
url http://hdl.handle.net/10400.26/33221
identifier_str_mv 202502066
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130032844570624