Subjetividade, educação física e saúde mental : desdobramentos educativos em face à emergência dos sujeitos nos Centros de Atenção Psicossocial – CAPS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Jonatas Maia da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/20215
http://dx.doi.org/10.26512/2016.03.T.20215
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2016.
id UNB_118de7ca4bf6ad30ccaeaf4af8b025a3
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/20215
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Subjetividade, educação física e saúde mental : desdobramentos educativos em face à emergência dos sujeitos nos Centros de Atenção Psicossocial – CAPSEducação físicaSubjetividadeSaúde públicaSaúde mentalTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2016.Este estudo constitui-se numa pesquisa vinculada ao Programa de Pós-graduação Stricto-Sensu da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília - PPGE/UnB, na linha de pesquisa “Escola, aprendizagem, ação pedagógica e subjetividade na educação”, circunscrito ao eixo de interesse “O sujeito que aprende, processos de aprendizagem e saúde”. Produz uma investigação no campo da Saúde Pública, especificamente tomando como lócus de pesquisa os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), na tentativa de entender os sentidos subjetivos da atuação do professor de Educação Física que integra uma equipe multiprofissional no interior de um projeto terapêutico e que objetiva cuidar de sujeitos que apresentam transtornos psíquicos. Opta pela Teoria da Subjetividade de González Rey como referencial teórico da pesquisa. Metodologicamente a pesquisa se estrutura a partir da Epistemologia Qualitativa (GONZÁLEZ REY, 2005), no qual se enaltece a elaboração teórica a partir de uma abordagem construtivo-interpretativa. Destacam-se aspectos que aludem para a necessidade da atuação de professores de educação física deslocar a centralidade do processo para os sujeitos que vivem as práticas corporais em meio a um contexto relacionado à saúde mental, de forma a contemplar a possibilidade de emergência da subjetividade dos sujeitos-usuários do CAPS. Defende-se que a Teoria da Subjetividade numa perspectiva cultural-história promove uma abertura alternativa para o debate epistemológico e a produção de conhecimento científico em educação física, mormente em sua interface com as ciências humanas e sociais.This study constitutes a linked research to Stricto-Sensu Postgraduate Program of the Faculty of Education, University of Brasília - PPGE / UnB in the line of research "School, learning, pedagogical action and subjectivity in education", confined to the axis of interest "The guy who learns, learning processes and health." It produces research in the field of public health, specifically taking as research locus Psychosocial Care Centers (CAPS) in an attempt to understand the subjective meanings of the performance of a physical education teacher who is part of a multidisciplinary team within a therapeutic project and which aims to care for individuals who have mental disorders. Opts for Subjectivity Theory of González Rey as theoretical research framework. Methodologically the research is structured from the Qualitative Epistemology (GONZÁLEZ REY, 2005), in which he extols the theoretical elaboration from a constructive-interpretative approach. A key aspect that allude to the need for performance of physical education teachers displace the centrality of the process for the subjects living bodily practices in a context related to mental health in order to contemplate the possibility of the emergence of subjectivity of subject-users CAPS. It is argued that the theory of subjectivity in a cultural-historical perspective promotes an alternative opening to the epistemological debate and the production of scientific knowledge in physical education, especially in its interface with the human and social sciences.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoGonzález Rey, Fernando LuisCosta, Jonatas Maia da2016-05-13T15:10:01Z2016-05-13T15:10:01Z2016-05-132016-03-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfCOSTA, Jonatas Maia da. Subjetividade, educação física e saúde mental: desdobramentos educativos em face à emergência dos sujeitos nos Centros de Atenção Psicossocial – CAPS. 2016. 163 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.http://repositorio.unb.br/handle/10482/20215http://dx.doi.org/10.26512/2016.03.T.20215A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-29T12:47:04Zoai:repositorio.unb.br:10482/20215Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-29T12:47:04Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Subjetividade, educação física e saúde mental : desdobramentos educativos em face à emergência dos sujeitos nos Centros de Atenção Psicossocial – CAPS
title Subjetividade, educação física e saúde mental : desdobramentos educativos em face à emergência dos sujeitos nos Centros de Atenção Psicossocial – CAPS
spellingShingle Subjetividade, educação física e saúde mental : desdobramentos educativos em face à emergência dos sujeitos nos Centros de Atenção Psicossocial – CAPS
Costa, Jonatas Maia da
Educação física
Subjetividade
Saúde pública
Saúde mental
title_short Subjetividade, educação física e saúde mental : desdobramentos educativos em face à emergência dos sujeitos nos Centros de Atenção Psicossocial – CAPS
title_full Subjetividade, educação física e saúde mental : desdobramentos educativos em face à emergência dos sujeitos nos Centros de Atenção Psicossocial – CAPS
title_fullStr Subjetividade, educação física e saúde mental : desdobramentos educativos em face à emergência dos sujeitos nos Centros de Atenção Psicossocial – CAPS
title_full_unstemmed Subjetividade, educação física e saúde mental : desdobramentos educativos em face à emergência dos sujeitos nos Centros de Atenção Psicossocial – CAPS
title_sort Subjetividade, educação física e saúde mental : desdobramentos educativos em face à emergência dos sujeitos nos Centros de Atenção Psicossocial – CAPS
author Costa, Jonatas Maia da
author_facet Costa, Jonatas Maia da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv González Rey, Fernando Luis
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Jonatas Maia da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Subjetividade
Saúde pública
Saúde mental
topic Educação física
Subjetividade
Saúde pública
Saúde mental
description Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2016.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-13T15:10:01Z
2016-05-13T15:10:01Z
2016-05-13
2016-03-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COSTA, Jonatas Maia da. Subjetividade, educação física e saúde mental: desdobramentos educativos em face à emergência dos sujeitos nos Centros de Atenção Psicossocial – CAPS. 2016. 163 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/20215
http://dx.doi.org/10.26512/2016.03.T.20215
identifier_str_mv COSTA, Jonatas Maia da. Subjetividade, educação física e saúde mental: desdobramentos educativos em face à emergência dos sujeitos nos Centros de Atenção Psicossocial – CAPS. 2016. 163 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/20215
http://dx.doi.org/10.26512/2016.03.T.20215
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508262280658944