Poesia, professor? : reações de estudantes da EJA à poesia lírica em aulas de Português durante a pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Montenegro, Manuel Carlos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/41516
Resumo: Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2021.
id UNB_13cd13c45d8bd7a288eea276dc3780da
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/41516
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Poesia, professor? : reações de estudantes da EJA à poesia lírica em aulas de Português durante a pandemiaFreire, Paulo, 1921-1997 - crítica e interpretaçãoPedagogia do oprimidoEducação de jovens e adultosCovid-19EpidemiasLíngua portuguesa - estudo e ensinoDissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2021.Neste trabalho apresentam-se as reações de dois estudantes de uma escola da periferia de Brasília/DF a uma experiência pedagógica de identificação do universo temático mínimo concebido por Paulo Freire em Pedagogia do Oprimido. Inspirado pela dialogicidade do modelo freiriano, o estudo relata parte do processo e dos resultados da concretização da proposta empírica, empreendida no segundo semestre de 2020 por este professor-pesquisador e uma turma do terceiro segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Devido as circunstâncias impostas pela pandemia de Covid-19, a experiência foi mediada em plataforma de ensino remoto e referenciada e nas metodologias ativas de ensino de língua portuguesa de Ormezinda Ribeiro, sala de aula virtual e escrita criativa. Os dados colhidos serão apresentados sob uma perspectiva fenomenologica, interessada nos traços autobiográficos revelados pe os sujeitos na interação com temas geradores propostos em poemas líricos produzidos por poetas da periferia de Brasília.This work presents how students of a public school located on an impovenshed area on the outskirts of Brasília / DF reacted to a pedagogical experience of identifying their thematic universe as defined by Paulo Freire in Pedagogy of the Oppressed. Inspired by Freire's concept of dialogicity the study reports part of the process and results of the empirical project I carried out as researcher and teacher of a High School-level class in Youth and Adult Education (EJA). Due to the circumstances imposed by the Covid-19 pandemic the experience was mediated through a remote-teachmg platform and referenced in Ornezinda Ribeiros active methodologies of virtual classroom and Creative writing. The collected data are presented from a phenomenological perspective interested in the autobiographical traits revealed by this study's subjects in interaction with generating themes proposed in lync poems written by poets from Brasília's impovenshed suburbs.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado ProfissionalRibeiro, Ormezinda Mariamailto:montenegro.unb@gmail.comMontenegro, Manuel Carlos2021-07-28T14:02:26Z2021-07-28T14:02:26Z2021-07-282021-05-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMONTENEGRO, Manuel Carlos. Poesia, professor?: reações de estudantes da EJA à poesia lírica em aulas de Português durante a pandemia. 2021. 81 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.https://repositorio.unb.br/handle/10482/41516A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-12-12T16:55:55Zoai:repositorio.unb.br:10482/41516Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-12-12T16:55:55Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Poesia, professor? : reações de estudantes da EJA à poesia lírica em aulas de Português durante a pandemia
title Poesia, professor? : reações de estudantes da EJA à poesia lírica em aulas de Português durante a pandemia
spellingShingle Poesia, professor? : reações de estudantes da EJA à poesia lírica em aulas de Português durante a pandemia
Montenegro, Manuel Carlos
Freire, Paulo, 1921-1997 - crítica e interpretação
Pedagogia do oprimido
Educação de jovens e adultos
Covid-19
Epidemias
Língua portuguesa - estudo e ensino
title_short Poesia, professor? : reações de estudantes da EJA à poesia lírica em aulas de Português durante a pandemia
title_full Poesia, professor? : reações de estudantes da EJA à poesia lírica em aulas de Português durante a pandemia
title_fullStr Poesia, professor? : reações de estudantes da EJA à poesia lírica em aulas de Português durante a pandemia
title_full_unstemmed Poesia, professor? : reações de estudantes da EJA à poesia lírica em aulas de Português durante a pandemia
title_sort Poesia, professor? : reações de estudantes da EJA à poesia lírica em aulas de Português durante a pandemia
author Montenegro, Manuel Carlos
author_facet Montenegro, Manuel Carlos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Ormezinda Maria
mailto:montenegro.unb@gmail.com
dc.contributor.author.fl_str_mv Montenegro, Manuel Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Freire, Paulo, 1921-1997 - crítica e interpretação
Pedagogia do oprimido
Educação de jovens e adultos
Covid-19
Epidemias
Língua portuguesa - estudo e ensino
topic Freire, Paulo, 1921-1997 - crítica e interpretação
Pedagogia do oprimido
Educação de jovens e adultos
Covid-19
Epidemias
Língua portuguesa - estudo e ensino
description Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2021.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-28T14:02:26Z
2021-07-28T14:02:26Z
2021-07-28
2021-05-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MONTENEGRO, Manuel Carlos. Poesia, professor?: reações de estudantes da EJA à poesia lírica em aulas de Português durante a pandemia. 2021. 81 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/41516
identifier_str_mv MONTENEGRO, Manuel Carlos. Poesia, professor?: reações de estudantes da EJA à poesia lírica em aulas de Português durante a pandemia. 2021. 81 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/41516
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508293161222144