Poesia, professor? : reações de estudantes da EJA à poesia lírica em aulas de Português durante a pandemia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | https://repositorio.unb.br/handle/10482/41516 |
Resumo: | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2021. |
id |
UNB_13cd13c45d8bd7a288eea276dc3780da |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/41516 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Poesia, professor? : reações de estudantes da EJA à poesia lírica em aulas de Português durante a pandemiaFreire, Paulo, 1921-1997 - crítica e interpretaçãoPedagogia do oprimidoEducação de jovens e adultosCovid-19EpidemiasLíngua portuguesa - estudo e ensinoDissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2021.Neste trabalho apresentam-se as reações de dois estudantes de uma escola da periferia de Brasília/DF a uma experiência pedagógica de identificação do universo temático mínimo concebido por Paulo Freire em Pedagogia do Oprimido. Inspirado pela dialogicidade do modelo freiriano, o estudo relata parte do processo e dos resultados da concretização da proposta empírica, empreendida no segundo semestre de 2020 por este professor-pesquisador e uma turma do terceiro segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Devido as circunstâncias impostas pela pandemia de Covid-19, a experiência foi mediada em plataforma de ensino remoto e referenciada e nas metodologias ativas de ensino de língua portuguesa de Ormezinda Ribeiro, sala de aula virtual e escrita criativa. Os dados colhidos serão apresentados sob uma perspectiva fenomenologica, interessada nos traços autobiográficos revelados pe os sujeitos na interação com temas geradores propostos em poemas líricos produzidos por poetas da periferia de Brasília.This work presents how students of a public school located on an impovenshed area on the outskirts of Brasília / DF reacted to a pedagogical experience of identifying their thematic universe as defined by Paulo Freire in Pedagogy of the Oppressed. Inspired by Freire's concept of dialogicity the study reports part of the process and results of the empirical project I carried out as researcher and teacher of a High School-level class in Youth and Adult Education (EJA). Due to the circumstances imposed by the Covid-19 pandemic the experience was mediated through a remote-teachmg platform and referenced in Ornezinda Ribeiros active methodologies of virtual classroom and Creative writing. The collected data are presented from a phenomenological perspective interested in the autobiographical traits revealed by this study's subjects in interaction with generating themes proposed in lync poems written by poets from Brasília's impovenshed suburbs.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado ProfissionalRibeiro, Ormezinda Mariamailto:montenegro.unb@gmail.comMontenegro, Manuel Carlos2021-07-28T14:02:26Z2021-07-28T14:02:26Z2021-07-282021-05-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMONTENEGRO, Manuel Carlos. Poesia, professor?: reações de estudantes da EJA à poesia lírica em aulas de Português durante a pandemia. 2021. 81 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.https://repositorio.unb.br/handle/10482/41516A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-12-12T16:55:55Zoai:repositorio.unb.br:10482/41516Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-12-12T16:55:55Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Poesia, professor? : reações de estudantes da EJA à poesia lírica em aulas de Português durante a pandemia |
title |
Poesia, professor? : reações de estudantes da EJA à poesia lírica em aulas de Português durante a pandemia |
spellingShingle |
Poesia, professor? : reações de estudantes da EJA à poesia lírica em aulas de Português durante a pandemia Montenegro, Manuel Carlos Freire, Paulo, 1921-1997 - crítica e interpretação Pedagogia do oprimido Educação de jovens e adultos Covid-19 Epidemias Língua portuguesa - estudo e ensino |
title_short |
Poesia, professor? : reações de estudantes da EJA à poesia lírica em aulas de Português durante a pandemia |
title_full |
Poesia, professor? : reações de estudantes da EJA à poesia lírica em aulas de Português durante a pandemia |
title_fullStr |
Poesia, professor? : reações de estudantes da EJA à poesia lírica em aulas de Português durante a pandemia |
title_full_unstemmed |
Poesia, professor? : reações de estudantes da EJA à poesia lírica em aulas de Português durante a pandemia |
title_sort |
Poesia, professor? : reações de estudantes da EJA à poesia lírica em aulas de Português durante a pandemia |
author |
Montenegro, Manuel Carlos |
author_facet |
Montenegro, Manuel Carlos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ribeiro, Ormezinda Maria mailto:montenegro.unb@gmail.com |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Montenegro, Manuel Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Freire, Paulo, 1921-1997 - crítica e interpretação Pedagogia do oprimido Educação de jovens e adultos Covid-19 Epidemias Língua portuguesa - estudo e ensino |
topic |
Freire, Paulo, 1921-1997 - crítica e interpretação Pedagogia do oprimido Educação de jovens e adultos Covid-19 Epidemias Língua portuguesa - estudo e ensino |
description |
Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2021. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-28T14:02:26Z 2021-07-28T14:02:26Z 2021-07-28 2021-05-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MONTENEGRO, Manuel Carlos. Poesia, professor?: reações de estudantes da EJA à poesia lírica em aulas de Português durante a pandemia. 2021. 81 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. https://repositorio.unb.br/handle/10482/41516 |
identifier_str_mv |
MONTENEGRO, Manuel Carlos. Poesia, professor?: reações de estudantes da EJA à poesia lírica em aulas de Português durante a pandemia. 2021. 81 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
url |
https://repositorio.unb.br/handle/10482/41516 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508293161222144 |