Do Araguaia ao Planalto : uma auto-análise da gestão de políticas públicas em educação escolar indígena

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fialho, Maria Helena Sousa da Silva
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/13250
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, 2012.
id UNB_13dfad7ecd62ac53963285dcb2cf63d5
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/13250
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Do Araguaia ao Planalto : uma auto-análise da gestão de políticas públicas em educação escolar indígenaDesenvolvimento sustentávelMeio ambiente e desenvolvimento sustentávelÍndios da América do Sul - BrasilEducaçãoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, 2012.Este trabalho apresenta um relato autoetnográfico sobre a minha experiência na gestão de políticas públicas, no contexto da educação escolar indígena. Relato o processo da minha formação e inserção no indigenismo, tendo como foco a reflexão sobre a minha prática profissional na educação escolar indígena, ao longo de uma década. Busco compreender como se estabeleceu a política nacional de educação escolar indígena, analisando criticamente as conquistas, tensões e retrocessos que marcaram a história recente dessa política pública. Realizo esse exercício sob o ponto de vista de quem participou ativamente desse processo (ou seja como insider), exigindo uma atenção permanente e um esforço de crítica e autocrítica.This paper presents a self-ethnographic narrative about my experience in managing public policies, in the context of indigenous education. The work is based on my learning process and my introduction to the indigenous culture, or “indigenismo”, focusing on reflections about my professional work in the indigenous education for over a decade. I sought to understand how a national policy for indigenous education was established, critically analyzing achievements, setbacks and tension relationships that have market the recent implementation of such policy. The work was elaborated from an insider point of view, a person who has been actively participating in the process, which required a permanent attention and effort of criticism and self-criticism.Centro de Desenvolvimento SustentávelPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento SustentávelNogueira, Mônica Celeida RabeloFialho, Maria Helena Sousa da Silva2013-06-05T12:25:51Z2013-06-05T12:25:51Z2013-06-052012-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFIALHO, Maria Helena Sousa da Silva. Do Araguaia ao Planalto: uma auto-análise da gestão de políticas públicas em educação escolar indígena. 2012. 131 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Desenvolvimento Sustentável)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.http://repositorio.unb.br/handle/10482/13250A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-11T00:51:43Zoai:repositorio.unb.br:10482/13250Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-11T00:51:43Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Do Araguaia ao Planalto : uma auto-análise da gestão de políticas públicas em educação escolar indígena
title Do Araguaia ao Planalto : uma auto-análise da gestão de políticas públicas em educação escolar indígena
spellingShingle Do Araguaia ao Planalto : uma auto-análise da gestão de políticas públicas em educação escolar indígena
Fialho, Maria Helena Sousa da Silva
Desenvolvimento sustentável
Meio ambiente e desenvolvimento sustentável
Índios da América do Sul - Brasil
Educação
title_short Do Araguaia ao Planalto : uma auto-análise da gestão de políticas públicas em educação escolar indígena
title_full Do Araguaia ao Planalto : uma auto-análise da gestão de políticas públicas em educação escolar indígena
title_fullStr Do Araguaia ao Planalto : uma auto-análise da gestão de políticas públicas em educação escolar indígena
title_full_unstemmed Do Araguaia ao Planalto : uma auto-análise da gestão de políticas públicas em educação escolar indígena
title_sort Do Araguaia ao Planalto : uma auto-análise da gestão de políticas públicas em educação escolar indígena
author Fialho, Maria Helena Sousa da Silva
author_facet Fialho, Maria Helena Sousa da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nogueira, Mônica Celeida Rabelo
dc.contributor.author.fl_str_mv Fialho, Maria Helena Sousa da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento sustentável
Meio ambiente e desenvolvimento sustentável
Índios da América do Sul - Brasil
Educação
topic Desenvolvimento sustentável
Meio ambiente e desenvolvimento sustentável
Índios da América do Sul - Brasil
Educação
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, 2012.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12
2013-06-05T12:25:51Z
2013-06-05T12:25:51Z
2013-06-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FIALHO, Maria Helena Sousa da Silva. Do Araguaia ao Planalto: uma auto-análise da gestão de políticas públicas em educação escolar indígena. 2012. 131 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Desenvolvimento Sustentável)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/13250
identifier_str_mv FIALHO, Maria Helena Sousa da Silva. Do Araguaia ao Planalto: uma auto-análise da gestão de políticas públicas em educação escolar indígena. 2012. 131 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Desenvolvimento Sustentável)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/13250
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580834628927488