Do Araguaia ao Planalto : uma auto-análise da gestão de políticas públicas em educação escolar indígena
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/13250 |
Resumo: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, 2012. |
id |
UNB_13dfad7ecd62ac53963285dcb2cf63d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/13250 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Do Araguaia ao Planalto : uma auto-análise da gestão de políticas públicas em educação escolar indígenaDesenvolvimento sustentávelMeio ambiente e desenvolvimento sustentávelÍndios da América do Sul - BrasilEducaçãoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, 2012.Este trabalho apresenta um relato autoetnográfico sobre a minha experiência na gestão de políticas públicas, no contexto da educação escolar indígena. Relato o processo da minha formação e inserção no indigenismo, tendo como foco a reflexão sobre a minha prática profissional na educação escolar indígena, ao longo de uma década. Busco compreender como se estabeleceu a política nacional de educação escolar indígena, analisando criticamente as conquistas, tensões e retrocessos que marcaram a história recente dessa política pública. Realizo esse exercício sob o ponto de vista de quem participou ativamente desse processo (ou seja como insider), exigindo uma atenção permanente e um esforço de crítica e autocrítica.This paper presents a self-ethnographic narrative about my experience in managing public policies, in the context of indigenous education. The work is based on my learning process and my introduction to the indigenous culture, or “indigenismo”, focusing on reflections about my professional work in the indigenous education for over a decade. I sought to understand how a national policy for indigenous education was established, critically analyzing achievements, setbacks and tension relationships that have market the recent implementation of such policy. The work was elaborated from an insider point of view, a person who has been actively participating in the process, which required a permanent attention and effort of criticism and self-criticism.Centro de Desenvolvimento SustentávelPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento SustentávelNogueira, Mônica Celeida RabeloFialho, Maria Helena Sousa da Silva2013-06-05T12:25:51Z2013-06-05T12:25:51Z2013-06-052012-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFIALHO, Maria Helena Sousa da Silva. Do Araguaia ao Planalto: uma auto-análise da gestão de políticas públicas em educação escolar indígena. 2012. 131 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Desenvolvimento Sustentável)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.http://repositorio.unb.br/handle/10482/13250A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-11T00:51:43Zoai:repositorio.unb.br:10482/13250Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-11T00:51:43Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Do Araguaia ao Planalto : uma auto-análise da gestão de políticas públicas em educação escolar indígena |
title |
Do Araguaia ao Planalto : uma auto-análise da gestão de políticas públicas em educação escolar indígena |
spellingShingle |
Do Araguaia ao Planalto : uma auto-análise da gestão de políticas públicas em educação escolar indígena Fialho, Maria Helena Sousa da Silva Desenvolvimento sustentável Meio ambiente e desenvolvimento sustentável Índios da América do Sul - Brasil Educação |
title_short |
Do Araguaia ao Planalto : uma auto-análise da gestão de políticas públicas em educação escolar indígena |
title_full |
Do Araguaia ao Planalto : uma auto-análise da gestão de políticas públicas em educação escolar indígena |
title_fullStr |
Do Araguaia ao Planalto : uma auto-análise da gestão de políticas públicas em educação escolar indígena |
title_full_unstemmed |
Do Araguaia ao Planalto : uma auto-análise da gestão de políticas públicas em educação escolar indígena |
title_sort |
Do Araguaia ao Planalto : uma auto-análise da gestão de políticas públicas em educação escolar indígena |
author |
Fialho, Maria Helena Sousa da Silva |
author_facet |
Fialho, Maria Helena Sousa da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nogueira, Mônica Celeida Rabelo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fialho, Maria Helena Sousa da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento sustentável Meio ambiente e desenvolvimento sustentável Índios da América do Sul - Brasil Educação |
topic |
Desenvolvimento sustentável Meio ambiente e desenvolvimento sustentável Índios da América do Sul - Brasil Educação |
description |
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, 2012. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12 2013-06-05T12:25:51Z 2013-06-05T12:25:51Z 2013-06-05 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FIALHO, Maria Helena Sousa da Silva. Do Araguaia ao Planalto: uma auto-análise da gestão de políticas públicas em educação escolar indígena. 2012. 131 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Desenvolvimento Sustentável)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. http://repositorio.unb.br/handle/10482/13250 |
identifier_str_mv |
FIALHO, Maria Helena Sousa da Silva. Do Araguaia ao Planalto: uma auto-análise da gestão de políticas públicas em educação escolar indígena. 2012. 131 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Desenvolvimento Sustentável)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/13250 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508319862161408 |