Café e valores de consumo dos brasileiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camelo, Caeverton de Oliveira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/24007
http://dx.doi.org/10.26512/2017.02.D.24007
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Programa de Pós-Graduação em Agronegócios, 2017.
id UNB_14481a61441fd7dcb40c8155403071bd
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/24007
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Café e valores de consumo dos brasileirosComportamento do consumidor - caféCafé - consumoComportamento do consumidorDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Programa de Pós-Graduação em Agronegócios, 2017.No cenário competitivo contemporâneo, o consumidor surge como um elo primordial para o agronegócio, logo o comportamento do consumidor vem sendo cada vez mais investigado. O valor percebido pelo consumidor tem um papel essencial no comportamento dos indivíduos em relação às suas decisões de compras. Portanto, o objetivo desse estudo foi analisar o valor percebido do consumidor no consumo de café. Por meio de uma coleta de dados com as respostas de 417 consumidores brasileiros de café, em um primeiro momento levantou-se o perfil da amostra, para depois realizar a Análise Fatorial Exploratória que serviu de subsidio para a Análise Fatorial Confirmatória que foi realizada para examinar a confiabilidade e validade do modelo de medição construído através da Modelagem de Equações Estruturais. Os resultados mostraram que as dimensões do valor funcional qualidade, valor funcional preço, valor social e valor individual apresentaram itens de grande significância, sendo assim, os resultados sugerem que todos os itens estudados obtiveram correlação com suas dimensões, o que faz com que o modelo proposto seja validado para consumo de café. Além disso, foi analisada a correlação entre as dimensões.In the contemporary competitive scenario, the consumer appear as a key link for the agribusiness, so the consumer behavior has been increasingly investigated. The consumer perceived value has an essential role in the behavior of the individuals in relation to their purchasing decisions. Therefore, the aim of this study was to analyze the consumer’s value perceived in coffee consumption. By means of a data collection with the answers of 417 brazilian coffee consumers, initially the profile of the sample was lifted, later an Exploratory Factor Analysis was carried out, which served as a subsidy for the Confirmatory Factor Analysis that was performed to examine the reliability and validation of the measurement model constructed through the Modeling of Structural Equations. The analytical results showed that the dimensions of social, individual, functional quality and functional price values featured item with high significance, thus, the results suggest that all the items have studied their correlation with their dimensions, which makes that proposed model is validated for coffee consumption.. In addition, a correlation between dimensions was analyzed.Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV)Programa de Pós-Graduação em AgronegóciosJunqueira, Ana Maria ResendeCamelo, Caeverton de Oliveira2017-08-03T18:51:30Z2017-08-03T18:51:30Z2017-08-032017-02-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCAMELO, Caeverton de Oliveira. Café e valores de consumo dos brasileiros. 2017. 80 f., il. Dissertação (Mestrado em Agronegócios)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.http://repositorio.unb.br/handle/10482/24007http://dx.doi.org/10.26512/2017.02.D.24007A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-14T18:21:07Zoai:repositorio.unb.br:10482/24007Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-14T18:21:07Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Café e valores de consumo dos brasileiros
title Café e valores de consumo dos brasileiros
spellingShingle Café e valores de consumo dos brasileiros
Camelo, Caeverton de Oliveira
Comportamento do consumidor - café
Café - consumo
Comportamento do consumidor
title_short Café e valores de consumo dos brasileiros
title_full Café e valores de consumo dos brasileiros
title_fullStr Café e valores de consumo dos brasileiros
title_full_unstemmed Café e valores de consumo dos brasileiros
title_sort Café e valores de consumo dos brasileiros
author Camelo, Caeverton de Oliveira
author_facet Camelo, Caeverton de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Junqueira, Ana Maria Resende
dc.contributor.author.fl_str_mv Camelo, Caeverton de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do consumidor - café
Café - consumo
Comportamento do consumidor
topic Comportamento do consumidor - café
Café - consumo
Comportamento do consumidor
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Programa de Pós-Graduação em Agronegócios, 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-03T18:51:30Z
2017-08-03T18:51:30Z
2017-08-03
2017-02-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CAMELO, Caeverton de Oliveira. Café e valores de consumo dos brasileiros. 2017. 80 f., il. Dissertação (Mestrado em Agronegócios)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/24007
http://dx.doi.org/10.26512/2017.02.D.24007
identifier_str_mv CAMELO, Caeverton de Oliveira. Café e valores de consumo dos brasileiros. 2017. 80 f., il. Dissertação (Mestrado em Agronegócios)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/24007
http://dx.doi.org/10.26512/2017.02.D.24007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508360100216832