O Proeja no Cefet-PA : o currículo prescrito, concebido e percebido na perspectiva da integração

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Manoel Antonio Quaresma
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/4285
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Gestão da Educação Profissional e Tecnológica, 2009.
id UNB_14991f0cb9436b32c5d2bad222e70c9d
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/4285
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling O Proeja no Cefet-PA : o currículo prescrito, concebido e percebido na perspectiva da integraçãoThe Proeja at Cefet-PA : the prescribed, conceived resume which is perceived in the perspective of integrationCurrículosEnsino profissionalAbordagem interdisciplinar do conhecimentoTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Gestão da Educação Profissional e Tecnológica, 2009.A presente dissertação tem como tema o Proeja no Cefet-PA: o currículo prescrito, concebido e percebido na perspectiva da integração. A pesquisa visou analisar a relação entre o que está prescrito nos documentos oficiais que orientam o Proeja, o que está sendo desenvolvido na instituição, no caso o currículo concebido no Cefet-PA e se esta integração está sendo percebida pelos professores e estudantes do Proeja, que são os sujeitos diretamente envolvidos na resultante. Esta análise serviu para identificar, desvelar e compreender este processo. É um estudo de caso realizado dentro de uma abordagem metodológica qualitativa e envolveu uma pesquisa bibliográfica dos autores que fundamentaram a concepção curricular integrada, além de um estudo documental da legislação educacional vigente referente à Educação Profissional e Educação Básica, bem como do Projeto Pedagógico do Curso de Mecânica do Cefet-PA para o Proeja, seguido de entrevistas semi-estruturadas concedidas por gestores participantes do processo de implementação do Proeja no Cefet-PA. Captaram-se as percepções de professores e estudantes por intermédio de entrevistas semi-estruturadas e grupo focal respectivamente, para complementar a compreensão acerca do objeto pesquisado. A pesquisa revelou que o Projeto Pedagógico seguiu as orientações nacionais prescritas para o currículo do Proeja, e sua elaboração no Cefet-PA não perdeu de vista essas bases. Porém, em essência, desde a prescrição, o conceito de integração curricular entre a educação profissional e a educação básica não estava devidamente esclarecido. Essa integração vem sendo compreendida de várias maneiras, podendo ser a causa da diversidade de interpretações e, conseqüentemente, de práticas, assim como foi captado na percepção tanto dos professores quanto dos estudantes. Conclui-se que o posicionamento conceitual a respeito da integração curricular e o amplo debate em torno do seu significado e práticas podem ser o caminho para a sua concretização. ______________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe theme of this dissertation is Proeja at Cefet-Pará: the prescribed, and conceived resume which is perceived in the perspective of integration. The research was done in order to analyze the relation between what it is prescribed in the official documents which orient Proeja, what is being developed in the institution, in this case the resume conceived at Cefet-Pará and if this integration is being perceived by the teachers and students of Proeja, who are citizens directly involved in the resultant. This analysis served to identify, uncover and to understand this process. It is a study of case carried through inside a qualitative and methodological approach and it involved a bibliographical research of the authors who had based the integrated curricular conception, beyond a documentary study of the referring effective educational legislation that refers to the Professional and Basic Education, as well as of the Pedagogical Project of the Course of Mechanics at Cefet-Pará for Proeja, followed by half-structuralized interviews granted by the participant managers of the process of implementation of Proeja at Cefet-Pará. The perceptions of teachers and students were captured through semi-structuralized interviews and focal group respectively, to complement the understanding concerning the searched object. The research revealed that the Pedagogical Project followed the prescribed national orientations for the resume of the Proeja, and its elaboration at Cefet-Pará took all these bases into consideration. However, in essence, since its prescription, the concept of curricular integration between the professional education and the basic education was not clarified as it should be. This integration has been understood in many ways and consequently is the cause for the many different interpretations, what makes it difficult to be put into practice. This difficulty was caught by both teachers and students as well .We can conclude that the conceptual positioning regarding the curricular integration and the ample debate around its meaning and practices can be the right way for its concretion.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado ProfissionalBorges, Lívia Freitas FonsecaRodrigues, Manoel Antonio Quaresma2010-04-19T18:55:19Z2010-04-19T18:55:19Z2009-03-132009-03-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRODRIGUES, Manoel Antonio Quaresma. O Proeja no Cefet-PA: o currículo prescrito, concebido e percebido na perspectiva da integração. 2009. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.http://repositorio.unb.br/handle/10482/4285info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-09T18:00:16Zoai:repositorio.unb.br:10482/4285Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-09T18:00:16Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O Proeja no Cefet-PA : o currículo prescrito, concebido e percebido na perspectiva da integração
The Proeja at Cefet-PA : the prescribed, conceived resume which is perceived in the perspective of integration
title O Proeja no Cefet-PA : o currículo prescrito, concebido e percebido na perspectiva da integração
spellingShingle O Proeja no Cefet-PA : o currículo prescrito, concebido e percebido na perspectiva da integração
Rodrigues, Manoel Antonio Quaresma
Currículos
Ensino profissional
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
title_short O Proeja no Cefet-PA : o currículo prescrito, concebido e percebido na perspectiva da integração
title_full O Proeja no Cefet-PA : o currículo prescrito, concebido e percebido na perspectiva da integração
title_fullStr O Proeja no Cefet-PA : o currículo prescrito, concebido e percebido na perspectiva da integração
title_full_unstemmed O Proeja no Cefet-PA : o currículo prescrito, concebido e percebido na perspectiva da integração
title_sort O Proeja no Cefet-PA : o currículo prescrito, concebido e percebido na perspectiva da integração
author Rodrigues, Manoel Antonio Quaresma
author_facet Rodrigues, Manoel Antonio Quaresma
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Borges, Lívia Freitas Fonseca
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Manoel Antonio Quaresma
dc.subject.por.fl_str_mv Currículos
Ensino profissional
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
topic Currículos
Ensino profissional
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
description Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Gestão da Educação Profissional e Tecnológica, 2009.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-03-13
2009-03-13
2010-04-19T18:55:19Z
2010-04-19T18:55:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RODRIGUES, Manoel Antonio Quaresma. O Proeja no Cefet-PA: o currículo prescrito, concebido e percebido na perspectiva da integração. 2009. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/4285
identifier_str_mv RODRIGUES, Manoel Antonio Quaresma. O Proeja no Cefet-PA: o currículo prescrito, concebido e percebido na perspectiva da integração. 2009. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/4285
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508180759117824