A experiência audiovisual nos espaços educativos : possíveis interseções entre educação e comunicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Eloiza Gurgel
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/27878
https://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022010000100006
Resumo: O presente trabalho relaciona os campos da comunicação e da educação a partir de uma reflexão sobre a experiência audiovisual no contexto dos espaços educativos. Aponta-se a transversalidade das mídias audiovisuais como um desafio importante para a escola, considerando-se a complexidade do momento histórico em que vivemos e seus processos de construção de subjetividades decorrentes dos novos modos de ler, ver, pensar e aprender. Procuramos encontrar, nas práticas atuais dos espaços de sala de aula, elementos que pudessem fornecer subsídios para aprofundar algumas questões relacionadas ao discurso áudio-imagético dentro de uma perspectiva histórico-cultural, recolocando a questão das poéticas tecnológicas, inserindo a técnica no universo da cultura. Nossa preocupação com relação às referências teóricas para este estudo foi a de não limitar as questões problematizadas nesta investigação a determinados guetos teóricos, sem que, para isso, o objeto de pesquisa sofresse diluições. Assim, trabalhamos com autores que nos ajudaram a transitar por diferentes campos do conhecimento e saberes. Estabelecemos diálogos com o pensamento bakhtiniano; com pesquisadores que estão refletindo sobre as produções audiovisuais contemporâneas; e com autores como José Luiz Braga e Regina Calazans; Martin-Barbero; e David Buckingham que nos permitiram uma visão ampliada sobre a contemporaneidade e as questões significativas dos campos da educação e da comunicação, especialmente as questões relacionadas aos estudos de educação para as mídias.
id UNB_14e141d37794a737428d49f341104e07
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/27878
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Pires, Eloiza Gurgel2017-12-07T04:54:38Z2017-12-07T04:54:38Z2010PIRES, Eloiza Gurgel. A experiência audiovisual nos espaços educativos: possíveis interseções entre educação e comunicação. Educação e Pesquisa, v. 36, n. 1, p. 281-295, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022010000100006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/w7hTMM4d6gsYgDRtjscDNVp/?lang=pt#. Acesso em: 6 jun. 2022.http://repositorio.unb.br/handle/10482/27878https://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022010000100006O presente trabalho relaciona os campos da comunicação e da educação a partir de uma reflexão sobre a experiência audiovisual no contexto dos espaços educativos. Aponta-se a transversalidade das mídias audiovisuais como um desafio importante para a escola, considerando-se a complexidade do momento histórico em que vivemos e seus processos de construção de subjetividades decorrentes dos novos modos de ler, ver, pensar e aprender. Procuramos encontrar, nas práticas atuais dos espaços de sala de aula, elementos que pudessem fornecer subsídios para aprofundar algumas questões relacionadas ao discurso áudio-imagético dentro de uma perspectiva histórico-cultural, recolocando a questão das poéticas tecnológicas, inserindo a técnica no universo da cultura. Nossa preocupação com relação às referências teóricas para este estudo foi a de não limitar as questões problematizadas nesta investigação a determinados guetos teóricos, sem que, para isso, o objeto de pesquisa sofresse diluições. Assim, trabalhamos com autores que nos ajudaram a transitar por diferentes campos do conhecimento e saberes. Estabelecemos diálogos com o pensamento bakhtiniano; com pesquisadores que estão refletindo sobre as produções audiovisuais contemporâneas; e com autores como José Luiz Braga e Regina Calazans; Martin-Barbero; e David Buckingham que nos permitiram uma visão ampliada sobre a contemporaneidade e as questões significativas dos campos da educação e da comunicação, especialmente as questões relacionadas aos estudos de educação para as mídias.This work draws relations between the fields of communication and education based on a reflection about the audiovisual experience within the context of educational spaces. The transversal character of the audiovisual media is pointed out as an important challenge for the school, considering the complexity of the historical moment in which we live, and its processes of construction of subjectivities attending new ways of reading, seeing, thinking and learning. We try to find within the current practices in classrooms aspects that could give us elements to examine some of the questions concerning the audio-image discourse under a cultural-historical perspective, repositioning the issue of technological poetics, and inserting technique into the universe of culture. Special care was taken with respect to the theoretical background for this study to avoid limiting the issues problematized in the investigation to certain theoretical ghettos, without, nevertheless, allowing the object of research to become diluted. We have, therefore, worked with authors that helped us to traverse different knowledges and fields of knowledge. We established dialogues with the Bakhtinian thought, with researchers that are reflecting on contemporary audiovisual productions, and with authors such as José Luiz Braga and Regina Calazans, Martin-Barbero and David Buckingham, who gave us a wider view of contemporaneity and of the significant issues in the fields of education and communication, particularly of the questions related to the education studies for the media.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoFaculdade de Educação da Universidade de São PauloEducação e Pesquisa - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC BY NC). Fonte: https://www.scielo.br/j/ep/a/w7hTMM4d6gsYgDRtjscDNVp/?lang=pt#. Acesso em: 6 jun. 2022.info:eu-repo/semantics/openAccessA experiência audiovisual nos espaços educativos : possíveis interseções entre educação e comunicaçãoThe audiovisual experience in educational spaces : possible intersections between education and communicationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleEducaçãoComunicaçãoAudiovisualContemporaneidadeporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_ExperienciaAudiovisualEspacos.pdfARTIGO_ExperienciaAudiovisualEspacos.pdfapplication/pdf218931http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/27878/1/ARTIGO_ExperienciaAudiovisualEspacos.pdfa56321b6fdaedebc0b4d65f9ee031f3fMD51open access10482/278782023-08-01 00:26:59.796open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/27878Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-08-01T03:26:59Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A experiência audiovisual nos espaços educativos : possíveis interseções entre educação e comunicação
dc.title.alternative.none.fl_str_mv The audiovisual experience in educational spaces : possible intersections between education and communication
title A experiência audiovisual nos espaços educativos : possíveis interseções entre educação e comunicação
spellingShingle A experiência audiovisual nos espaços educativos : possíveis interseções entre educação e comunicação
Pires, Eloiza Gurgel
Educação
Comunicação
Audiovisual
Contemporaneidade
title_short A experiência audiovisual nos espaços educativos : possíveis interseções entre educação e comunicação
title_full A experiência audiovisual nos espaços educativos : possíveis interseções entre educação e comunicação
title_fullStr A experiência audiovisual nos espaços educativos : possíveis interseções entre educação e comunicação
title_full_unstemmed A experiência audiovisual nos espaços educativos : possíveis interseções entre educação e comunicação
title_sort A experiência audiovisual nos espaços educativos : possíveis interseções entre educação e comunicação
author Pires, Eloiza Gurgel
author_facet Pires, Eloiza Gurgel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Eloiza Gurgel
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Educação
Comunicação
Audiovisual
Contemporaneidade
topic Educação
Comunicação
Audiovisual
Contemporaneidade
description O presente trabalho relaciona os campos da comunicação e da educação a partir de uma reflexão sobre a experiência audiovisual no contexto dos espaços educativos. Aponta-se a transversalidade das mídias audiovisuais como um desafio importante para a escola, considerando-se a complexidade do momento histórico em que vivemos e seus processos de construção de subjetividades decorrentes dos novos modos de ler, ver, pensar e aprender. Procuramos encontrar, nas práticas atuais dos espaços de sala de aula, elementos que pudessem fornecer subsídios para aprofundar algumas questões relacionadas ao discurso áudio-imagético dentro de uma perspectiva histórico-cultural, recolocando a questão das poéticas tecnológicas, inserindo a técnica no universo da cultura. Nossa preocupação com relação às referências teóricas para este estudo foi a de não limitar as questões problematizadas nesta investigação a determinados guetos teóricos, sem que, para isso, o objeto de pesquisa sofresse diluições. Assim, trabalhamos com autores que nos ajudaram a transitar por diferentes campos do conhecimento e saberes. Estabelecemos diálogos com o pensamento bakhtiniano; com pesquisadores que estão refletindo sobre as produções audiovisuais contemporâneas; e com autores como José Luiz Braga e Regina Calazans; Martin-Barbero; e David Buckingham que nos permitiram uma visão ampliada sobre a contemporaneidade e as questões significativas dos campos da educação e da comunicação, especialmente as questões relacionadas aos estudos de educação para as mídias.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-12-07T04:54:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-12-07T04:54:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PIRES, Eloiza Gurgel. A experiência audiovisual nos espaços educativos: possíveis interseções entre educação e comunicação. Educação e Pesquisa, v. 36, n. 1, p. 281-295, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022010000100006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/w7hTMM4d6gsYgDRtjscDNVp/?lang=pt#. Acesso em: 6 jun. 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/27878
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022010000100006
identifier_str_mv PIRES, Eloiza Gurgel. A experiência audiovisual nos espaços educativos: possíveis interseções entre educação e comunicação. Educação e Pesquisa, v. 36, n. 1, p. 281-295, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022010000100006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/w7hTMM4d6gsYgDRtjscDNVp/?lang=pt#. Acesso em: 6 jun. 2022.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/27878
https://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022010000100006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/27878/1/ARTIGO_ExperienciaAudiovisualEspacos.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a56321b6fdaedebc0b4d65f9ee031f3f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803573639643136000