O bestiário medieval na gravura de Gilvan Samico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Fabio
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/10529
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2011.
id UNB_150c22f459bf350e56e89091b4241807
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/10529
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Fonseca, FabioRibeiro, Maria Eurydice de Barros2012-05-23T11:30:20Z2012-05-23T11:30:20Z2012-05-232011-12-19FONSECA, Fabio. O bestiário medieval na gravura de Gilvan Samico. 2011. 168 f., il. Dissertação(Mestrado em Artes Visuais)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.http://repositorio.unb.br/handle/10482/10529Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2011.O objetivo desse texto é investigar a continuidade de temas medievais nas gravuras do artista Gilvan Samico, por meio da memória coletiva, segundo o conceito de Maurice Halbwachs. Estuda-se a obra de Samico nos processos sociais pelos quais o artista passou, de modo a inserir suas gravuras em um contexto antropológico, espacial e temporal. Os entendimentos referentes à cultura popular e erudita e os trânsitos do artista entre ambas são meios para a compreensão dos processos de hibridação geradores de sua obra. Na perspectiva de entender as gravuras de Samico voltadas para a formulação de uma identidade, é observada a manifestação de uma identidade regional alinhada com as idéias de deslocamento identitário da pós-modernidade. A abordagem de suas gravuras por uma investigação sobre a sobrevivência das imagens, segundo Warburg, releva as questões de repetição e transformação das formas. Os deslocamentos temporais são pontos que contribuem com o entendimento das incorporações das imagens e dos conteúdos pelo artista. A obra de Samico permite estabelecer um diálogo, encontrado na contemporaneidade, entre arte e religião, e a condução desses pontos por meio da memória coletiva. Procura-se demonstrar como os processos de memorização desenvolvidos na Antiguidade e na Idade Média contribuíram com a construção de formas e conteúdos. Como a memória coletiva atuou em um sentido de transmissão de imagens e temas que são manifestos na obra do artista. Temas sagrados e profanos presentes em suas gravuras tiveram como elemento condutor a literatura bíblica e oral. Investiga-se a transmissão de temas hagiográficos e épicos considerando as questões de continuidade e mobilidade sobre esses temas. ______________________________________________________________________________ RÉSUMÉL‟objectif de ce texte est d'étudier la continuité des thèmes médiévaux dans les gravures de l'artiste Gilvan Samico, au travers de la mémoire collective, selon Maurice Halbwachs. Cette étude présente le travail de Samico afin d‟intégrer ses gravures dans un contexte anthropologique, spatial et temporelle, processus sociaux traversés par lui. La compréhension de la culture populaire et érudite et les allées-venues de l‟artiste entre elles sont des moyens pour comprendre les processus d'hybridation générateurs de son travail. Dans la perspective de comprendre les gravures de Samico visant à formuler une identité, on observe la manifestation d'une identité régionale résultant du glissement d'identité du à la postmodernité. L'approche de ses gravures par une investigation des survivances, selon Warburg, des images met en évidence les questions relatives à la répétition et la transformation des formes. Les glissements temporels sont des abordages qui contribuent à la compréhension de l'incorporation des images et des contenus par l'artiste. La gravure de Samico permet d'établir un dialogue, dans la contemporanéité, entre l‟art et religion, et la survivance de ces aspects dans la mémoire collective. La recherche démontre comment les processus de mémorisation développée dans l'Antiquité et le Moyen Age ont contribué à la construction de formes et de contenus. la transmission d'images et de thèmes dans l'œuvre de l'artiste est étudié sous le regard de la mémoire collective. Les thèmes sacrés et profanes présents dans ses gravures ont comme élément conducteur la littérature biblique et orale. La transmission des thèmes épiques et hagiographiques sont analysés par le biais de la continuité et de la mobilité de ceux-ci.Instituto de Artes (IdA)Departamento de Artes Visuais (IdA VIS)Programa de Pós-Graduação em Artes VisuaisO bestiário medieval na gravura de Gilvan Samicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSamico, Gilvan, 1928 - crítica e interpretaçãoGravuraXilogravuraArte - históriainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2011_FabioFonseca.pdf2011_FabioFonseca.pdfapplication/pdf6501963http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/10529/1/2011_FabioFonseca.pdf000dd52cd078b3a42c38c97838b2d295MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain772http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/10529/2/license.txtf321a820c6aaf7166ad39463eb12c1acMD52open access10482/105292024-02-02 13:54:14.324open accessoai:repositorio2.unb.br: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Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2024-02-02T16:54:14Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv O bestiário medieval na gravura de Gilvan Samico
title O bestiário medieval na gravura de Gilvan Samico
spellingShingle O bestiário medieval na gravura de Gilvan Samico
Fonseca, Fabio
Samico, Gilvan, 1928 - crítica e interpretação
Gravura
Xilogravura
Arte - história
title_short O bestiário medieval na gravura de Gilvan Samico
title_full O bestiário medieval na gravura de Gilvan Samico
title_fullStr O bestiário medieval na gravura de Gilvan Samico
title_full_unstemmed O bestiário medieval na gravura de Gilvan Samico
title_sort O bestiário medieval na gravura de Gilvan Samico
author Fonseca, Fabio
author_facet Fonseca, Fabio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Fabio
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ribeiro, Maria Eurydice de Barros
contributor_str_mv Ribeiro, Maria Eurydice de Barros
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Samico, Gilvan, 1928 - crítica e interpretação
Gravura
Xilogravura
Arte - história
topic Samico, Gilvan, 1928 - crítica e interpretação
Gravura
Xilogravura
Arte - história
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2011.
publishDate 2011
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2011-12-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-05-23T11:30:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-05-23T11:30:20Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-05-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FONSECA, Fabio. O bestiário medieval na gravura de Gilvan Samico. 2011. 168 f., il. Dissertação(Mestrado em Artes Visuais)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/10529
identifier_str_mv FONSECA, Fabio. O bestiário medieval na gravura de Gilvan Samico. 2011. 168 f., il. Dissertação(Mestrado em Artes Visuais)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/10529
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/10529/1/2011_FabioFonseca.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/10529/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 000dd52cd078b3a42c38c97838b2d295
f321a820c6aaf7166ad39463eb12c1ac
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803573368306270208