O processo inicial de implementação do curso de licenciatura em Música da Universidade do Estado do Amapá : uma abordagem à luz do conceito de habitus conservatorial
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/31457 |
Resumo: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2017. |
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O processo inicial de implementação do curso de licenciatura em Música da Universidade do Estado do Amapá : uma abordagem à luz do conceito de habitus conservatorialMúsica - instrução e estudoEnsino superiorProjetos - educaçãoLicenciatura em MúsicaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2017.Este estudo investiga o processo inicial de implementação do curso de licenciatura em música da universidade do estado do Amapá. Buscou-se, como objetivo geral, mapear as influências do habitus conservatorial no processo de implementação desta licenciatura utilizando os conceitos de Habitus (BOURDIEU, 1983) e Habitus Conservatorial (PEREIRA, 2012) como ferramentas analíticas. Delineou-se como objetivos específicos: contextualizar a criação deste curso no movimento histórico da Educação Musical no Estado do Amapá; conhecer as trajetórias pessoal e profissional na área da música dos agentes participantes na elaboração da primeira proposta de Projeto Pedagógico do Curso (PPC); desvelar quais concepções curriculares nortearam a elaboração deste projeto, bem como outras estratégias de implementação desta licenciatura. Nesta perspectiva, a pesquisa se apresenta com uma abordagem metodológica de natureza qualitativa, de cunho exploratório e descritivo, na forma de estudo de caso, caracterizada a partir das proposições de Gil (2002), Yin (2001), Chizzotti (2006) e, Bogdan e Biklen (1994), com utilização da pesquisa documental e entrevista semiestruturada como técnicas de coletas de dados, seguidas da análise documental e análise de conteúdo. Na pesquisa documental foram levantados os principais documentos que integraram este processo de implementação, tais como: PDI, PPI, PPC, edital do concurso, PPC (reformulado) e edital de vestibular, para conhecimento da história da UEAP e para a obtenção de informações sobre o processo de constituição do curso de Licenciatura em Música. As entrevistas foram utilizadas para ouvir os sujeitos participantes na elaboração do PPC, dados que após levantados, passaram por análise documental e análise de conteúdo. A análise esteve pautada na principal referência para análise de conteúdo, Bardin (1977) e pelo mapeamento de influências do habitus conservatorial no processo de implementação, ou seja, pela busca de traços da tradição dos conservatórios que, muitas vezes, tornam-se problemáticos na formação de professores. Os resultados das entrevistas mostraram que 4 (quatro) professores elaboradores da proposta tiveram contato com a instituição tradicional de ensino da música, o conservatório, ou com práticas ligadas a ele. O currículo demonstrou a reprodução das disciplinas historicamente estudadas nesta instituição, confirmando a hipótese inicial para o estudo: de que o habitus conservatorial está presente no campo universitário, atualizando-se no subcampo da Licenciatura em Música e que este habitus influenciou o processo de implementação da Licenciatura em Música da UEAP. Houveram tentativas de rompimento com a tradição conservatorial, por meio da atenção dada à música popular, música folclórica e à educação básica. Contudo, a presença da tradição é muito intensa na estrutura do currículo desta licenciatura, o que acabou refletindo no perfil do professor, nos temas das provas, bibliografia e prova prática no edital do concurso, produzindo uma estrutura semelhante à dos conservatórios. Espera-se que o estudo contribua com a formação de professores de música no Estado do Amapá e, por conseguinte, para a escrita de uma história do ensino de música nas escolas de educação básica deste estado, evitando que os problemas advindos das práticas conservatoriais descontextualizadas possam prejudicar estes processos.This study investigates the initial process of implementation of the graduation course in music of the University of the State of Amapá. As a general objective, we sought to map the influences of the conservatorial habitus in the process of implementing this degree using the concepts of Habitus (BOURDIEU, 1983) and Habitus Conservatorial (PEREIRA, 2012) as analytical tools. It was outlined as specific objectives: to contextualize the creation of this course in the historical movement of music education in the State of Amapá; to know the personal and professional trajectories in the area of music of the agents participating in the elaboration of the first proposal of the Pedagogical Project of the Course (PPC); to unveil which curricular conceptions guided the elaboration of this project, as well as other strategies of implementation of this degree. In this perspective, the research presents a methodological approach of a qualitative nature with an exploratory and descriptive character, in the form of a case study, characterized by the propositions of Gil (2002), Yin (2001), Chizzotti (2006) and Bogdan e Biklen (1994), with the use of documentary research and interview as techniques of data collection, followed by documentary analysis and content analysis. In documentary research, the main documents that integrated this process of implementation, such as: PDI, PPI, PPC, tender edict, PPC (reformulated) and edict of entrance examination were drawn up, to learn about UEAP's history and to obtain information about the process of constitution of the course of graduation in Music. The interviews were used to listen to the subjects involved in the preparation of the PPC, data that after being passed through documentary analysis and content analysis. The analysis was based on the main reference for content analysis, Bardin (1977) and the mapping of influences of the conservatorial habitus in the implementation process, that is, searching for traits of the tradition of conservatories that often become problematic in the teacher training. The results of the interviews showed that 4 (four) teachers of the proposal had contact with the traditional institution of music teaching, the conservatory, or with practices related to it. The curriculum demonstrated the reproduction of the disciplines historically studied in this institution, confirming the initial hypothesis for the study: that the conservatory habitus is present in the university field, updating itself in the subfield of the graduation in Music and that this habitus influenced the process of implementation of the Degree in Music from UEAP. There have been attempts to break with the conservative tradition, through the attention given to popular music, folk music, and basic education. However, the presence of tradition is very intense in the structure of the curriculum of this degree, which ended up reflecting in the profile of the teacher, in the subjects of the tests, bibliography and practical test in the edict of the contest, producing a structure similar to that of the conservatories. It is expected that this study will contribute to the training of music teachers in the State of Amapá and, consequently, to the writing of a history of music teaching in primary schools of this state, avoiding that the problems arising from decontextualized practices may jeopardize these processes.Instituto de Artes (IdA)Departamento de Música (IdA MUS)Programa de Pós-Graduação em MúsicaPereira, Marcus Vinícius MedeirosAmaral, Ana Paula Silva da Silva2018-03-15T17:43:14Z2018-03-15T17:43:14Z2018-03-152017-09-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfAMARAL, Ana Paula Silva da Silva. O processo inicial de implementação do curso de licenciatura em Música da Universidade do Estado do Amapá: uma abordagem à luz do conceito de habitus conservatorial. 2017. 144 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.http://repositorio.unb.br/handle/10482/31457A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-02T19:01:14Zoai:repositorio.unb.br:10482/31457Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-02T19:01:14Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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