Percepções dos alunos egressos sobre a formação no curso de Educação Física modalidade a distância da Universidade de Brasília

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Jitone Leônidas
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/22146
http://dx.doi.org/10.26512/2016.07.D.22146
Resumo: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2016.
id UNB_16d91ad0350086e3c6c1aa5b1e249721
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/22146
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Percepções dos alunos egressos sobre a formação no curso de Educação Física modalidade a distância da Universidade de BrasíliaEducação física - formação profissionalEducação física - currículosEnsino a distância - ensino superiorEnsino a distância - Universidade de BrasíliaDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2016.Esta dissertação tem como objetivo identificar, analisar e apresentar as percepções dos alunos egressos sobre a formação recebida no curso de licenciatura em Educação Física modalidade a distância do programa Pró Licenciatura da Universidade de Brasília. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, compreendendo uma amostra de 61 alunos egressos dos polos do Pró Licenciatura, localizados no Distrito Federal - DF, Rondônia - RO e Macapá – AP, sendo estes vinculados a Universidade de Brasília, Universidade Federal de Rondônia e Universidade Federal do Amapá respectivamente. O instrumento de coleta de dados foi desenvolvido a partir das teorias do modelo de medição denominado escala SERVPERF criada por Cronin e Taylor (1992), originada a partir da escala SERVQUAL proposta por Parasuraman et al. (1985). Abrange 29 itens organizados em 5 dimensões, sendo elas: confiabilidade, presteza, segurança, empatia e aspectos tangíveis que questionam os egressos em relação aos aspectos sócio demográficos, expectativas anteriores a entrada dos alunos egressos no curso, aspectos relativos à formação durante os estudos no curso e aspectos relativos as intervenções na área após a formação e saída do aluno do curso. Conclui-se que as percepções com maior incidência foram de egressos satisfeitos e muito satisfeitos com o curso, sendo que os identificados como pouco satisfeitos foram mais incidentes em questões sobre os encontros presenciais e interações com a coordenação, equipes administrativa e tecnológica do curso. Registros sobre pontos fortes e fracos em relação ao curso também foram evidentes, sendo que há egressos que hoje trabalham em outros locais após a formação, inclusive fora do espaço escolar para o qual foram formados, com intervenções em academias e em programas de prática de exercícios físicos. Portanto, observou-se que a oferta do curso ocorreu em consonância com resolução n° 7, de 31 de março de 2004, resolução CNE/CP 2, de 19 de fevereiro de 2002, resolução CNE/CP 1, de 18 de fevereiro de 2002 sendo que alguns aspectos poderão ser melhorados para idealização de outros cursos de Educação Física modalidade a distância.This paper aims to identify, analyze and present the perceptions of students who received training over the course of degree in Physical Education the distance mode of the program Pró Licenciatura from the University of Brasília. The methodology used was the case study, comprising a sample of 61 students graduating from the Pró Licenciatura poles, located in the Distrito Federal - DF, Rondônia - RO and Macapá - AP, which are linked to the University of Brasília, Federal University of Rondônia and Federal University of Amapá respectively. The data collection instrument was developed from the theories of SERVPERF measurement called scale model created by Cronin and Taylor (1992), originated from the SERVQUAL proposed by Parasuraman et al. (1985). It covers 29 items organized in five dimensions, which are: reliability, responsiveness, security, empathy and tangible aspects that question the graduates in relation to sociodemographic, previous expectations entry of students who in the course, aspects of training during the studies in course and aspects of interventions in the area after the formation and departure of the student's course. We conclude that the perceptions with the highest incidence were satisfied graduates and very satisfied with the course, and those identified as least satisfied were more incidents on the issues of face meetings and interactions with the coordination, management teams and technology course. Records on strengths and weaknesses in relation to the course were also evident, and there are graduates who now work elsewhere after training, including outside school for which they were formed, with interventions in gyms and practice exercise programs physicists. Therefore, it was observed that the offer of the course took place in accordance with resolution n° 7, de 31 de março de 2004, resolution CNE/CP 2, de 19 de fevereiro de 2002, resolution CNE/CP 1, de 18 de fevereiro de 2002 and some aspects could be improved to idealization of other physical education courses distance mode.Faculdade de Educação Física (FEF)Programa de Pós-Graduação em Educação FísicaLazzarotti Filho, AriSoares, Jitone Leônidas2017-01-10T19:42:39Z2017-01-10T19:42:39Z2017-01-102016-07-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOARES, Jitone Leônidas. Percepções dos alunos egressos sobre a formação no curso de Educação Física modalidade a distância da Universidade de Brasília. 2016. xv, 133 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2016.http://repositorio.unb.br/handle/10482/22146http://dx.doi.org/10.26512/2016.07.D.22146A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-08T19:32:23Zoai:repositorio.unb.br:10482/22146Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-08T19:32:23Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepções dos alunos egressos sobre a formação no curso de Educação Física modalidade a distância da Universidade de Brasília
title Percepções dos alunos egressos sobre a formação no curso de Educação Física modalidade a distância da Universidade de Brasília
spellingShingle Percepções dos alunos egressos sobre a formação no curso de Educação Física modalidade a distância da Universidade de Brasília
Soares, Jitone Leônidas
Educação física - formação profissional
Educação física - currículos
Ensino a distância - ensino superior
Ensino a distância - Universidade de Brasília
title_short Percepções dos alunos egressos sobre a formação no curso de Educação Física modalidade a distância da Universidade de Brasília
title_full Percepções dos alunos egressos sobre a formação no curso de Educação Física modalidade a distância da Universidade de Brasília
title_fullStr Percepções dos alunos egressos sobre a formação no curso de Educação Física modalidade a distância da Universidade de Brasília
title_full_unstemmed Percepções dos alunos egressos sobre a formação no curso de Educação Física modalidade a distância da Universidade de Brasília
title_sort Percepções dos alunos egressos sobre a formação no curso de Educação Física modalidade a distância da Universidade de Brasília
author Soares, Jitone Leônidas
author_facet Soares, Jitone Leônidas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lazzarotti Filho, Ari
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Jitone Leônidas
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física - formação profissional
Educação física - currículos
Ensino a distância - ensino superior
Ensino a distância - Universidade de Brasília
topic Educação física - formação profissional
Educação física - currículos
Ensino a distância - ensino superior
Ensino a distância - Universidade de Brasília
description Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2016.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-27
2017-01-10T19:42:39Z
2017-01-10T19:42:39Z
2017-01-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOARES, Jitone Leônidas. Percepções dos alunos egressos sobre a formação no curso de Educação Física modalidade a distância da Universidade de Brasília. 2016. xv, 133 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/22146
http://dx.doi.org/10.26512/2016.07.D.22146
identifier_str_mv SOARES, Jitone Leônidas. Percepções dos alunos egressos sobre a formação no curso de Educação Física modalidade a distância da Universidade de Brasília. 2016. xv, 133 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/22146
http://dx.doi.org/10.26512/2016.07.D.22146
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580778550034432